sexta-feira, 30 de setembro de 2011

SPJAM 2011 no Globo.com!

E o SPJAM 2011 tá pegando fogo!!


Todos mundo está falando da primeira maratona de criação de jogos de São Paulo e ontem foi a vez do site Globo.com!


Se você é uma das poucas pessoas que ainda não sabe, o SPJam é a maratona paulista de desenvolvimento de jogos, um evento que reune apaixonados em desenvolvimento de jogos, sejam eles videogames ou jogos de tabuleiro, card-games ou RPGs de mesa, para mostrarem o que podem fazer durante 48 horas!

Clique aqui e confira a matéria que o mega portal brasileiro publicou.

Ares Games Anuncia Sails of Glory

Por Hélio Greca do blog Rocky Raccoon

A novata Ares Games anunciou que lançará Sails of Glory, um jogo de tabuleiro baseado na mecânica do popular Wings of War.

Os direitos do jogo Wings of War foram recentemente adquiridos pela Ares, que relançou o jogo como Wings of Glory.

Criado por criado por Andrea Angiolino e Mainini Andrea, Sails of Glory é um jogo tático que recria a era das grandes navegações (1650-1815).


O jogo utiliza cartas de manobra, escolhidas previamente por todos os jogadores. As cartas são simultaneamente colocadas na frente de um navio na mesa (ou de um avião, em Wings of War). Todos os navios, em seguida, se movem de acordo com a imagem na carta.

Um dos autores do jogo explicou as diferenças entre Sails of Glory e Wings of Glory: "A personalidade distinta e comportamento de um grande navio é muito diferente em comparação com um avião do século 20 e nos permitiu reinventar o jogo através de ideias inovadoras, mas ainda mantendo-o consistente com a lógica e os princípios que inspiraram Wings of Glory."

De acordo com o anúncio, o primeiro conjunto de modelos de navios será lançado em 2012 e terá como tema a era napoleônica.


(fonte)

Wallenstein outra vez, finalmente!

Por firepigeon do blog Firepigeon

Para quem já desesperava a Queen Games anunciou que vai re-editar o Wallenstein, do autor Dirk Henn, na próxima Essen. Editado em 2002, o Wallenstein já estava esgotado à algum tempo, apesar do seu sucessor Shogun ter sido criado entretanto, os jogadores continuavam a clamar pelo original. O Wallenstein coloca os jogadores no ambiente da Guerra dos 20 Anos, na altura em que lideres politicos e militares como Albrecht von Wallenstein e Gottfried Heinrich Graf zu Pappenheim disputavam as terras da Europa Central palmo a palmo.

De grande apreço para muitos é o retorno da famosa torre de aleatorização (yap, podes adicionar esta palavra ao dicionário, e não te esqueças onde foi escrita pela primeira vez!!):


(fonte)

Dungeon Fighter vai ter versão em Inglês

Por firepigeon do blog Firepigeon


A Cranio Creations informou que o jogo Dungeon Fighter que vai apresentar nas feiras de Essen e Lucca, em conjunto com a Heidelberger Spierlverlag, vai ter depois uma versão em inglês para a qual já tem o PDF das regras disponiveis. Podes obter o rulebook aqui.

(fonte)

As missões dos famosos

Por firepigeon do blog Firepigeon


Foi lançado no Kickstarter o projeto para o jogo de cartas Famous Missions, da Championland, do autor Jason Tagmire, onde os jogadores colocam a Madre Teresa, Albert Einstein, Mr.T, Hulk Hogan, Steve Irwin, Donald Trump, Danny DeVito, ou mais uma catrefada de outros VIP’s, a executar as missões mais impossiveis que se podem imaginar.

(fonte)

Fantasy Flight Games Relança uma Série de Títulos Clássicos

Por Neoiconoclasta do blog Strategos

Mais uma vez a editora americana mostra que entende do mercado de jogos e relança uma lista que fazia falta nas prateleiras.


Enquanto os outros mercados da cultura pop lamentam a onda de remakes e reboots, na área dos jogos de tabuleiro os relançamentos de clássicos são motivos de comemoração.

Principalmente quando estes jogos tem grandes bases de fãs e continuam sendo jogados até hoje. Alguns deles estão fora de catálogos há anos e chegam a atingir mais de cem dólares nos leilões de sites como eBay.

Neste cenário a Fantasy Flight Games já é conhecida por resgatar jogos, mas este ano ela investiu pesado no mercado.

Começando por Wiz-War, um dungeon crawler simples criado por Tom Jolly (Cave Troll, Drakon e Maelstrom) em 1983. A nova versão promete trazer muitos extras como regras adicionais e esclarecimentos para tornar o jogo muito mais divertido e dinâmico.

O segundo relançamento é Kingdoms, do designer Reiner Knizia. É um jogo bastante estratégico é com uma curta duração de partida.


Reis rivais lutam para criar enormes quantidades de riqueza enquanto constroem tantos castelos quanto suas terras possam suportar. Construir nas regiões mais ricas pode ser arriscado, com a disseminação de dragões, trolls e outros perigos espalhados por todo o reino.

Um jogo que passou por muitas mudanças foi Descent. A segunda edição do jogo passou por uma formulação geral, principalmente para diminuir o tempo de jogo e simplificar as regras.

Saindo da temática medieval, a Fantasy Flight laçará a versão revisada de Cold War: CIA vs KGB. A nova edição vem num formato de caixa diferente da anterior e com arte totalmente renovada.


O jogo tem como tema a Guerra Fria. Nele os jogadores tentam influenciar países e acontecimentos históricos através de cartas numeradas (a mecânica é claramente baseada nas regras do jogo Black Jack) Há também as cartas de agentes que no final de cada rodada de influência ativam suas habilidades especiais.

Na área da ficção científica Rex: Final Days of an Empire é a versão da Fantasy Flight Games para o jogo Dune, criado originalmente por Bill Eberle, Jack Kittredge e Peter Olotka (mesma equipe de designers de Cosmic Encounter) e publicado pela Avalon Hill que foi repaginado e será ambientado no cenário de Twilight Imperium. O jogo envolve negociação, traição e guerra e pode ser jogado por 3 a 6 jogadores que tomarão controle de uma das grandes civilizações interestelares competindo domínio da fragmentada capital imperial da galáxia.

Mas, provavelmente o jogo mais aguardado da lista seja Nexus Ops, principalmente porque poucas informações foram liberadas sobre o jogo.

Nexus Ops é um jogo de tabuleiro com batalhas acirradas e fantásticas criaturas alienígenas em que 2 a 4 jogadores controlam facções de tropas corporativas e estranhas formas de vida em uma lua alienígena. Os jogadores designam as tropas de sua base para explorar o terreno, extrair recursos minerais, comprar tropas, vencer batalhas e cumprir as missões - tudo em uma tentativa de reunir energia suficiente para reivindicar a lua para si mesmos.


A nova edição deste clássico apresenta miniaturas detalhadas, nova arte, novo livro de regras, um conjunto completo de poderes alternativos de unidade e uma série de regras opcionais e variantes.


Com 160 miniaturas, 90 cards, 17 peças de tabuleiro hexagonais, Nexus Ops garante horas de diversão em uma só caixa.

(fonte)

Call of Cthulhu the card game: Screams from Within expansion pack

Por Vince Vader do blog Game Analyticz

Post rapidinho para mostrar uma expansão bem bacana para o Call of Cthulhu card game que eu adquiri. Sem muitas novidades, apenas algumas cartinhas que acrescentam dinâmicas novas para as histórias a serem jogadas.


Paguei a bagatela de 2 euros no pack e com certeza ganhei um novo leque de opções para brincar com o jogo mãe.

(fonte)

O difícil é escolher… (Parte I)

Por abruk do blog JogoEu

Com o boom das novas editoras de jogos um pouco por toda a Europa, a feira de Essen (maior mostra mundial de jogos de tabuleiro) assemelha-se cada vez mais a um labirinto onde é preciso ter tudo muito bem estudado antes de entrar!

Encontrar os melhores jogos na feira de Essen, para os poder comprar, é agora como encontrar uma agulha no palheiro, tantas são as ofertas. Para se ter uma noção das proporções, estima-se que este ano estejam em Essen mais de 700 novos jogos! Com este volume oferta é mesmo preciso selecionar com muito critério, ou então, ter um bolso muito fundo…

A pensar nisso vamos destacar alguns jogos que têm merecido destaque nas mais variadas listas de compras que se “acumulam” nas Geeklists (uma espécie de lista dos desejos) do BGG.

Boa viagem…

Tournay
Tournay é um jogo de cartas criado pelo trio que venceu este ano o prêmio JUG (Troyes), e o JdA do grupo SpielPortugal entre muitas outras distinções pelo mundo fora, daí que a expectativa relativamente a este novo trabalho seja grande.


Basicamente a pequena editora belga entrou no mundo da edição de jogos de tabuleiro pela porta grande, com Troyes, e agora tem uma prova de fogo com este novo jogo. Apostaram na máxima de “equipa que ganha não se mexe” e mesmo as ilustrações de Tournay obedeceram à velha máxima, tendo sido entregues ao mesmo ilustrador (Alexandre Roche).

Discworld: Ankh-Morph
Há designers de jogos que têm a reputação tão elevada entre a comunidade de jogadores que qualquer criação sua começa logo a corrida na cabeça do pelotão, é o caso de Martin Wallace. Este britânico tem criado uma obra lúdica assinalável, geralmente focada em jogos económicos, verdadeiramente “para adultos”. Jogo de complexidade elevada muito direcionada para jogadores regulares e experientes.


Este ano, entre vários projetos que apresentará em Essen, destaca-se Discworld: Ankh-Morph. O jogo conjuga dois ingredientes bombásticos, o primeiro é o génio criativo de Wallace e o outro é a obra admirável de Terry Pratchett assente na série Discworld, que tanta reputação trouxe ao segundo maior escritor inglês em volume de vendas.

O encontro entre os seguidores de Wallace e de Pratchett poderá ser a combinação perfeita para mais um sucesso de vendas da editora de Martin WallaceTreefrog Games.

Urban Sprawl
Este jogo da GMT Games será concerteza do agrado dos gamers mais “pesados”, que apreciam jogos mais densos e complexos. Da autoria de Chad Jensen, este jogo coloca-nos a desenvolver uma cidade “à la Sim City“. O conceito pode agradar de imediato aos fãs do jogo de computador, mas na verdade não partilha mais do que o conceito. O jogo coloca-nos nas mãos imensas tarefas relacionadas com a construção e gestão de uma cidade.


Um valor seguro mas tendencialmente vocacionado para um público mais experiente.

Santiago de Cuba
Mais um jogo para amantes de euros. Santiago de Cuba é um produto que parece saído de um livro de receitas: pega-se num autor da casa e com nome na praça (Michael Rieneck), povilha-se com um conceito de sucesso (Cuba e Havana) e no fim decora-se com as sempre maravilhosas ilustrações de Michael Menzel. Et voilá!


Um jogo que se inspira nas anteriores criações do autor, bebendo do mesmo tema e sendo servido pela mestria do traço de Menzel. Este é um projeto que certamente será consensual no reinos dos Euros e que por isso mesmo despertará muito interesse este ano em Essen.

A Eggertspiele parece ter encontrado aqui uma fórmula de sucesso e um filão ainda com muito minério por explorar…

Ora et Labora
Tal como Martin Wallace também Uwe Rosenberg tem a capacidade de vender só pela inscrição do seu nome numa caixa de cartão, ou pelo menos por induzir à sugestão de comprar… (coisa doentia!)


Este novo trabalho de Uwe esteve, ainda como protótipo, na última edição do LeiraCON, onde o autor foi convidado de honra, no entanto os ecos dos playtests que realizou em terras lusas, não foram muito expressivos. No entanto, conhecendo o trabalho do autor, só se pode esperar coisas boas dele.

O jogo coloca-nos no papel de diretor de um mosteiro medieval cuja missão é adquirir terrenos e construir edifícios em prol da ordem religiosa a que presidimos.

Os últimos jogos de Rosenberg são um excelente cartão de visita para este jogo “orelhudo”, recheado de estratégia e diversas formas de o vencer. Um jogo que merece a atenção de todos os que gostam de bons jogos.

(fonte)

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Seja "rábbido" com Jungle Speed!

A Asmodee e a Ubisoft anunciaram ontem que produzirão uma nova versão de Jungle Speed.


Em Jungle Speed: Rabbids, você descobrirá diversas cartas de armadilha com imagens dos estúpidos Rabbids

Para quem não conhece ainda estes coelhos loucos, eles foram criados em 1992 como parte do jogo Rayman de Playstation

Além do novo tema, o título possuirá novas cartas especiais, armadilhas e um totem branco


Com lançamento previsto para o próximo mês, Jungle Speed: Raving Rabbids será um jogo para 2 a 10 coelhos loucos e terá tempo médio de 15 minutos.

Ainda não conhece Jungle Speed? Venha jogá-lo na FunBox!

Assista também um vídeo do jogo em nosso canal do YouTube!




Fantasy Flight Games Anuncia Nova Edição de Nexus Ops

Por Helio Greca do blog Rocky Raccoon

A Fantasy Flight Games anunciou que lançará em novembro uma nova edição do board game de ficção científica Nexus Ops. No jogo os participantes devem levantar exércitos de bestas alienígenas e defender seus territórios das corporações rivais, que lutam pelo controle do precioso rubium.


Confira a apresentação de Nexus Ops:

Nexus Ops é um jogo de tabuleiro de ferozes batalhas sci-fi e fantásticas criaturas alienígenas em que 2 a 4 jogadores controlam facções de tropas corporativas e estranhas formas de vida em uma lua alienígena.

Os jogadores designam as tropas de sua base para explorar o terreno, extrair recursos minerais, comprar tropas, vencer batalhas e cumprir as missões - tudo em uma tentativa de reunir energia suficiente para reivindicar a lua para si mesmos.

A nova edição deste clássico apresenta miniaturas detalhadas, nova arte, novo livro de regras, um conjunto completo de poderes alternativos de unidade e uma série de regras opcionais e variantes.

Com 160 miniaturas, 90 cards, 17 peças de tabuleiro hexagonais, Nexus Ops garante horas de diversão em uma só caixa.


(fonte)

Memoir’44 Campaign Book Vol.2

Por firepigeon do blog Firepigeon


A Days of Wonder anunciou o lançamento para o inicio de dezembro do segundo volume da sua série de livros com cenários para o Memoir’44. O Memoir’44 Campaign Book Vol.2 conterá 11 campanhas com 46 cenários, divididos em 5 teatros de operações. O livro em capa dura de 128 páginas conterá ainda as regras Advanced Campaign Rules.

(fonte)

Glory To Rome – Black Box Edition – bate recordes

Por firepigeon do blog Firepigeon


A versão Black Box Edition do Glory to Rome bateu todos os recordes para projectos de jogos de mesa no Kickstarter. Lançado com um objectivo inicial de 21 mil dólares, o projecto conseguiu chegar ao fim angariando mais de 73 mil dólares.

(fonte)

International Gamers Award

Por Team Spiel do blog Spiel Portugal


Já são conhecidos os vencedores do International Gamers Award, na categoria melhor jogo de estratégia o vencedor foi sem surpresas 7 Wonders, o jogo de cartas mais popular do ano junta assim mais um prêmio ao tão desejado Spiel des Jahres.

Na categoria de jogo para dois jogadores o vencedor foi A Few Acres of Snow, Martin Wallace vê assim reconhecida a excelência do seu mais recente "deck building wargame" para dois jogadores.

Lista completa dos nomeados:

GENERAL STRATEGY - MULTI-PLAYER CATEGORY

  • 7 Wonders (Vencedor)
  • Airlines of Europe
  • Asara
  • Die Burgen von Burgund
  • Inca Empire
  • Dominant Species
  • Vinhos
  • K2
  • Troyes (Jogo do Ano Spiel Portugal)
  • London
  • Navegador


GENERAL STRATEGY - 2-PLAYER CATEGORY

  • A Few Acres of Snow (Vencedor)
  • Battles of Westeros
  • Earth Reborn
  • Famiglia
  • What's My Word?

(fonte)

Takenoko

Por Neoiconoclasta do blog Strategos

Asmodée pretende lançar mais este jogo em dezembro.


"Há muito tempo atrás, na corte imperial japonesa, o imperador da China ofereceu um panda gigante como símbolo de paz entre os dois reinos. Desde então, o imperador japonês encarregou alguns membros da corte de alimentar o animal."

Em Takenoko, os jogadores irão plantar, irrigar e cultivar três tipos de bambu (verde, amarelo e rosa) com a ajuda do jardineiro real. Tudo isso para aplacar a fome do animal.
Takenoko é o mais novo trabalho de Antoine Bauza (designer de 7 Wonders e Ghost Stories) que já tinha mostrado seu interesse por cultura oriental no jogo Hanabi & Ikebana. Nele dois a quatro jogadores, de oito anos ou mais, competem para alimentar um panda. Cada partida dura em média sessenta minutos. A arte é dos ilustradores Nicolas Fructus e Yuio.


O jogo utiliza as mecânicas de locação de trabalhadores e locação de pontos de ação. A cada turno, os jogadores analisam o clima e escolhem duas ações entre as disponíveis: escolher uma nova área de plantio ou canal de irrigação, fazer o bambo crescer, alimentar o panda ou comprar uma carta de objetivo. O jogo termina quando um jogador atingir 7 ou mais objetivos (dependendo do número de participantes). O jogador que tiver a melhor pontuação, somados os valores dos objetivos completados vence.

Promete bastante. Parece ser um daqueles jogos que agradam das crianças aos adultos e especialmente as mulheres.

Já está na minha lista de compras de natal.

Atualização: Takenoko é o nome dado aos brotos de bambu, muito utilizados na culinária japonesa.

(fonte)

Notinhas

Por Cacá do blog E Aí, Tem Jogo?

— A Days of Wonder anunciou uma nova expansão para o seu Memoir'44, trata-se do segundo volume do Campaign Book, dessa vez focado mais no Pacífico. Serão 11 novas campanhas e ele deve estar disponível em dezembro.


— Dois prêmios anunciaram seus grandes vencedores, e com era de se esperar o 7 Wonders está entre os contemplados. No JoTa ele levou os prêmios de Jogo Leve e Jogo de Cartas e no International Gamers Award levou o de melhor multi-player.


— Fechando as notinhas, a Queens Games divulgou imagens do novo Wallenstein, um dos seus clássicos que está sendo remodelado e será um dos grandes relançamentos programados para Essen esse ano.

(fonte)

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Ganhe o jogo Tinco!

E lembramos que encerra nesta sexta-feira a sua chance de ganhar uma cópia do jogo Tinco!


Você tem duas formas de ganhar na promoção que comemora 500 posts em nosso blog:

Clique e compartilhe no Facebook

Primeiro, clique no botão Curtir aí embaixo.



(Não está vendo o botão? Então acesse nossa página do Facebook aqui!)

Depois de curtir, compartilhe esta página com os amigos!

Importante: Só concorrerá quem curtir e compartilhar esta página.


Siga-nos no Twitter

Primeiro, clique no botão Follow aí embaixo!




Depois de seguir, clique aqui para participar da promoção no Twitter!

Importante: Só concorrerá quem seguir e se inscrever pela página.


Análise: Ghost Stories

Por Ricardo Stávale do blog REDOMANET

Foi um dos piores manuais de regras que li na vida. Confuso, nada detalhado, a editora não demonstrou nenhuma preocupação em escrever algo didático. Li 5 vezes, baixei a tradução do manual em português e só fui pegar a mecânica jogando.


Os pontos negativos param por aí.


Para a primeira partida, contei com a participação da Alexia. O jogo é cooperativo, ou seja, todos contra o tabuleiro, e a temática é sobrenatural.


Cada jogador assume o papel de monges taoístas, que possuem habilidades diferentes. Eles precisam combater a reencarnação de um antigo mago maligno. Porém não é só o espírito maligno que ataca uma pobre vila oriental no meio do nada.


Várias entidades sobrenaturais tentam encantar os moradores da vila, e os monges precisam realizar rituais de exorcismo para expulsá-los.


Depois de 1 rodada completa, a mecânica se mostra fácil. Algumas dúvidas surgem e o manual não é bom. No fim, as cartas e os tabuleiros possuem desenhos que explicam as ações. É decorar o que significa cada símbolo (não são muitos) e o jogo passa a ser de fácil entendimento.


É mais tranquilo aprender as regras com quem já sabe do que tentar ler o manual e sair jogando.

Mas o jogo compensa. O desafio em derrotar o tabuleiro é alto. Existem 4 níveis de dificuldade, e jogamos no Iniciação. E perdemos.


Os fantasmas cercam a vila e os moradores vão sendo enfeitiçados rapidamente.


A colocação dos monges e a escolha da ação é determinante para os próximos turnos. Joguei só uma vez e quero jogar novamente para testar estratégias.


Acredito que em mais pessoas (máximo de 4) o jogo se torne mais fácil. Também é possível jogar sozinho.


As cartas de seres sobrenaturais são bem desenhadas e sinistras. As miniaturas dos espíritos encantados são muito bem feitas.


As situações em que os fantasmas cercam a vila são angustiantes e passa aquela sensação de "caraca, não dá para ganhar!".


Ótimo jogo para quem gosta de desafios e cooperação, com temática atraente. Quero jogar novamente e ver se pego a "manha" de ganhar pelo menos no nível Iniciação!

Para aprender, recomendo jogar com quem já saiba as regras.

Ghost Stories
Nota
 Jogabilidade
7
 Ambientação
8
 Tabuleiro
8
 Componentes
8
 Diversão
9
 Nota Redomanet
8,00

(fonte)

Tschak: Dungeon Crawl com Cara de Eurogame

Por Helio Greca do blog Rocky Raccoon

Em Tschak um grupo de aventureiros adentra em sombrios dungeons para explorar, lutar contra monstros e depois voltar (ou não) com os bolsos repletos de ouro.

Se ao ler isso você imaginou conjuntos de dados, fichas de personagem e uma noite regrada a alimentos não saudáveis junto com seus amigos, errou.


Criado por Dominique Ehrhard, Tschak combina elementos dos eurogames ao clássico jogo de exploração de masmorras.

Em cada jogo os jogadores devem explorar quatro dungeons, cada um com três níveis. Para isto eles controlam três magos, três guerreiros, três anões e um artefato mágico com poderes especiais.


O jogo começa após todos os jogadores alocarem seus monstros e tesouros nos três andares do dungeon. As cartas que você está enfrentando são visíveis, assim você pode concentrar suas forças no dungeon que parecer mais rentável e iniciar a sua exploração.

Esta escolha deve ser feita cuidadosamente, pois enquanto a equipe mais poderosa recebe o tesouro do dungeon, a equipe mais fraca recebe o seu monstro.

Os monstros devem ser evitados pois reduzem os pontos do grupo de aventureiros no final da exploração. Tesouros valem 2-5 pontos, desde que não sejam amaldiçoados. O aventureiro que voltar para casa com o máximo de ouro é o vencedor.


  • Tschak: Um jogo de Dominique Ehrhard
  • Ilustrado por Vincent Dutrait
  • Editado por Gameworks
  • Distribuído por ASMODEE
  • Para 2-4 jogadores pelo menos 13 anos
  • Tempo médio anunciado: 30/40 minutos
  • Lançamento: Essen 2011 (Novembro)


(fonte)

Super Dungeon Explore

Por firepigeon do blog Firepigeon


A editora espanhola Edge Entertainment anunciou o lançamento do Super Dungeon Explore dos autores Chris Birkenhagen, John Cadice e Deke Stella. O Super Dungeon Explore é um jogo de exploração de masmorras inspirado nos RPG’s, com os jogadores a jogarem pelos heróis ou pelo senhor das catacumbas, que se vão enfrentar em batalhas tacticas, enquanto os heróis tentam recuperar os tesouros escondidos.

(fonte)

O Full Métal Planète renasce

Por firepigeon do blog Firepigeon


Pela mão da TF Verlag UG e do autor Rainer Habekost, o jogo TF22 a ser apresentado na feira de Essen é uma reimplementação do famoso jogo Full Métal Planète. E ao preço anunciado de 130 Euros, quase que se parece com uma cópia deste.

(fonte)