quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Libertalia

Por Vince Vader

Libertalia é um game bem legal e diferente que joguei na casa do amigo Torselli. A ambientação é feita com piratas (e tudo com piratas é legal) e a mecânica é de hand management com ação de revelação simultânea de cartas.


Em Libertalia cada jogador possui um deck de cartas; os decks são iguais e as cartas sorteadas também são as mesmas para todos os players. o desafio é gerenciar e montar estratégias tentando atravessar seus adversários (que teoricamente possuem os mesmos recursos que os seus).

A cada rodada você escolhe um personagem (e seus respectivos poderes) para jogar e tentar capturar o maior número de tesouros; a mecânica baseada em "iniciativa" é um ponto alto do game.


Um ponto interessante é que algumas cartas são ativadas de dia, outras de noite e outras no fim das rodadas. Existe um marcador de tempo que indica isso.


Foi, sem dúvida, um bem diferente em termos de mecanismos que eu joguei recentemente. Gostei e já entrou na wish list. Arte sensacional, componentes excelentes e imagens do BGG. Até o próximo post!

(fonte)

Vince Vader é jogador de board games, card games, war games, miniature games e videogames. Game designer, também é responsável pelo blog Game Analyticz. Se é game, estou jogando.

Dixit 3 – já disponível

Por Carlos Abrunhosa

A Libellud já colocou no mercado a expansão do jogo do ano 2010 – DIXIT.


A expansão não trás mais que 84 novas cartas que poderão ser jogadas por si só ou em combinação com as anteriores expansões.

Para se jogar esta nova expansão é necessário ter o jogo base ou Dixit: Odyssey.

Mais informações no site da editora:  AQUI.

Comprar o jogo na Amazon.de:  AQUI.

(fonte)

Carlos Abrunhosa reside em Aveiro, Portugal e é professor de profissão. Adora jogos de tabuleiro e para lá do JogoEu, é organizador de eventos como o Jigajoga e o RiaCON.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

O anel continua a exercer a sua força…

Por Carlos Abrunhosa


Se há coisa que os amantes de jogos de tabuleiro tentam adivinhar todos os anos, por altura da feira de Essen, é qual será o tema forte das novidades editoriais.

Relembro que o ano passado foi consagrado aos jogos ligados à temática do vinho, com os nossos autores portugueses Vital Lacerda e Gil d’Orey a contribuírem decisivamente para essa tendência com os jogos Vinhos e Vintage, respetivamente.


Este ano, aparentemente, o tema forte da feira de Essen será o romance de fantasia criado por J.R.R. Tolkien – O senhor dos anéis. São inúmeras as referências Tolkienescas nos novos jogos deste ano, às quais se junta agora mais uma, vinda do outro lado do Atlântico.


A editora americana WizKids anunciou para breve uma novidade, seguindo a linha do seu sucesso Quarriors, a editora irá lançar The Lord of the Rings Dice Building Game.

A WizKids avança que o lançamento do jogo estará para breve, reservando mais informações para o seu site oficial – AQUI.

(fonte e imagens)

Carlos Abrunhosa reside em Aveiro, Portugal e é professor de profissão. Adora jogos de tabuleiro e para lá do JogoEu, é organizador de eventos como o Jigajoga e o RiaCON.

Völuspá

Por Manuel Pombeiro


Völuspá é um dos vários jogos que a White Goblin Games vai levar a Essen 2012.O jogo desenhado por Caputo vai permitir 2 a 5 jogadores e terá uma duração média de 45 minutos.

(fonte)

Seguindo o tema "Ludo ergo sum" (Jogo, logo existo), Manuel Pombeiro é português, fã de jogos de tabuleiro, jogos de guerra, miniaturas e mantem o blog Firepigeon.

Outubro é mês de ESSEN!

Por Carlos Couto

Devagar quase parando nas jogatinas, o que me resta é ficar de olho no que vai pipocar em outubro na Spiel '13 que acontece todo ano em Essen.

Da minha listinha do ano passado consegui jogar todos e todos (exceto o Kingdom Builder) atenderam as expectativas de serem jogos muito bons.

Fotinha da feira em 2012 tirada pelos amigos da Spiel Portugal.

Esse ano meu "radar" está de olho em vários jogos, mas como sempre tenho feito vou dar destaque para 5 e falar um pouquinho deles:

Bora Bora: Esse tá encabeçando a lista por dois fatores, o primeiro é ser do Stefan Feld, que atualmente é o autor que eu mais gosto e que tem mecânicas mais interessantes. E o segundo motivo é ser o 15º volume das Big Box da Alea.


Goblins, Inc.: Saindo com o aval da CGE, a premissa do jogo são Goblins "engenheiros" atarefados em montar a melhor e mais eficiente arma de destruição em massa. O que tem saído de preview tem me deixado com mais expectativa.


Tzolkin: The Mayan Calendar : Outro que sai pela CGE e que tem um visual IRADO. Uma série de engrenagens formam o tabuleiro e são responsáveis pelo andamento do jogo. Com mecânica de work-placement e uma idéia diferente do habitual tem chamado atenção.


CO²: Do mesmo criador do Vinhos, o Vital Lacerda (já entrevistado pelo blog), esse tem boas referências vindas do pessoal que jogou os playtestes e está com um produção muito caprichada, fiquei com vontade de jogar esse.


Clash of Cultures: Esse eu fico "namorando" cada atualização da Z-Man. As regras eu já lí uma parte e parece ser um bom jogo de civilização com algumas diferenças interessantes em relação aos outros jogos do mercado, e por ser do mesmo cara do ótimo Merchants & Marauders (Christian Marcussen) eu fico mais animado.

Ainda estão prometidas expansões para Dungeon Lords, Carson City, Mage Kinight, Galaxy Trucker, Troyes, Eclipse e obviamente as muitas promos que são distribuídas (e que eu sempre imploro aos amigos que tragam alguma pra esse pobre gamer "durango kid").

Assim como ano passado, até o dia da feira e pelos eventos seguintes muita coisa ainda vai entrar no radar e outras vão acabar se tornando surpresas, o lance é contar os dias para a Spiel e ver como ela vai nos deixar mais pobres.

(fonte e imagens)

Carlos Couto é carioca, publicitário, Flamengo, curte rock'n'roll, cerveja e jogos de tabuleiro. Atualmente é responsável pelo blog E Aí, Tem Jogo? e está sempre junto nos eventos cariocas.



segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Arquipélago

Por Manuel Pombeiro


A Ludically vai lançar na Essen 2012 o jogo Archipelago, do autor Christophe Boelinger. Já enviado para a gráfica, é a altura de começarem a roer as unhas a ver se estará tudo pronto para a feira em Outubro.

(fonte)

Seguindo o tema "Ludo ergo sum" (Jogo, logo existo), Manuel Pombeiro é português, fã de jogos de tabuleiro, jogos de guerra, miniaturas e mantem o blog Firepigeon.

Lançamentos 2012: Aeroplanes: Aviation Ascendant

Por Ricardo Stávale


Aeroplanes: Aviation Ascendant explora o alvorecer da aviação comercial, uma nova era entre 1919 e 1939.

Os jogadores experimentam as dificuldades e triunfos de linhas aéreas comerciais, aeroportos e serviços pioneiros na Europa continental e em todo o mundo.


A aviação estimulou o crescimento de viagens intercontinentais, e as companhias aéreas se esforçaram para dominar as regiões do globo.


Os rápidos avanços tecnológicos em aviões desempenham um papel vital neste desenvolvimento com o jogador competindo para comprar novos aviões mais eficientes, construir aeroportos, e transportar passageiros ao redor do globo.


Ganhe bônus e prestígio por ser o primeiro a voar para América do Norte ou América do Sul, e vencer, mantendo a maioria dos aeroportos de todo o mundo e executando sua companhia aérea rentável.


O jogador deve equilibrar o investimento em aviões, atendimento ao cliente e rotas bem o suficiente para se tornar a companhia aérea premiada da época.


Jogo de Martin Wallace, publicado pela Mayfair Games, de 3 a 5 participantes.

(fonte)

Ricardo Stávale é caiçara de Itanhaém, arquiteto de sistemas, baixista e pai sem manual de instrução. Verdadeiro fã de jogos de tabuleiro e RPG, atualmente é responsável pelo blog Redomanet.

À la carte 2012

Por Carlos Abrunhosa


Desde 1991, que a revista alemã FAIRPLAY elege o melhor jogo de cartas do ano ao qual deu o nome de “À la carte”.

Este ano o vencedor foi Targi de Andreas Steiger.


Em seguida podem ver a classificação final dos prémios “À la Carte” 2012:

1. Andreas Steiger: Targi editado pela Kosmos

2. Carl Chudyk: Ruhm für Rom editado pela Lookout Games

3. Klaus-Jürgen Wrede: Rapa Nui editado pela Kosmos

4. Tom Lehmann: The City editado pela Amigo

5. Friedemann Friese: Freitag editado pela 2F-Spiele

6. Walter Schranz: Die Tore der Welt – Das Kartenspiel editado pela Kosmos

7. Frank Bebenroth: Drecksau editado pela Kosmos

8. Emely und Lukas Brand: Mogel Motte editado pela Drei Magier

9. Tanja Triminek: Kleine Fotosafari editado pela Abacusspiele

10. Wolfgang Kramer: Bullenparty editado pela Amigo


Site da revista Fairplay – AQUI.

(fonte)

Carlos Abrunhosa reside em Aveiro, Portugal e é professor de profissão. Adora jogos de tabuleiro e para lá do JogoEu, é organizador de eventos como o Jigajoga e o RiaCON.

domingo, 23 de setembro de 2012

Tohuwabohu

Por Vince Vader

Tohuwabohu é um party game de empilhar coisas. Ultimamente, devido ao corre do dia a dia, eu só ando jogando coisas casuais e este game se enquadrou nessa categoria.


Ele é bem rápido e possui um pack portentoso de componentes como blocos de madeira, pequenas tábuas e até um cronômetro pra marcar o tempo dos desafios.


Basicamente cada jogador tem um punhado de cartas com desafios divididos por níveis de dificuldade. A cada rodada os players devem observar as cartas e tentar montar o mais próximo possível do desenho para ganhar pontos. Em alguns desafios a cor das peças não importa e em outros é essencial.

Bem ok. Imagens do BGG.

(fonte)

Vince Vader é jogador de board games, card games, war games, miniature games e videogames. Game designer, também é responsável pelo blog Game Analyticz. Se é game, estou jogando.

sábado, 22 de setembro de 2012

Novo jogo de tabuleiro: Kemet

Por Hélio Greca


A Asmodee Editions vai lançar durante a Spiel deste ano Kemet, um jogo de tabuleiro com temática egípcia.

O jogo será lançado com a editora francesa Matagot e estará disponível para distribuição nos Estados Unidos no final deste ano.

Kemet é o nome que os antigos egípcios davam ao seu país. No jogo, os participantes lideram uma tribo de egípcios enquanto conquistam território e lutam contra os seus rivais. O jogadores poderão utilizar os poderes dos antigos deuses egípcios e recrutar criaturas míticas para reforçar seus exércitos.


Kemet foi projetado por Jacques Bariot e Guillaume Montiage, que também colaborou com o jogo de tabuleiro Nefertiti).


Kemet é uma combinação de pontos de ação e controle de área, com uma mecânica de combate orientada por cartas. Ainda não foram divulgados detalhes sobre os componentes do jogo, mas ele deve seguir o alto padrão de qualidade visto em outros produtos da Matagot, como Giants e Cyclades.

(fonte)

Hélio Greca é jogador inveterado e criador do site Rocky Raccoon. Coleciona moedas do Império Romano e aprecia incondicionalmente um bom livro, história, charutos e vinho. De preferência tudo junto.

A encomenda já chegou…

Por Carlos Abrunhosa

A Abacusspiele lança Hanabi de Antoine Bauza no mercado alemão. Matthias Wagner, responsável pela editora alemã em conjunto com o autor, dão uma entrevista muito interessante ao site alemão Cliquenabend - AQUI.


Para lá da entrevista a editora colocou uma imagem bem esclarecedora da chegada dos exemplares deste pequeno jogo de cartas!

(fonte)

Carlos Abrunhosa reside em Aveiro, Portugal e é professor de profissão. Adora jogos de tabuleiro e para lá do JogoEu, é organizador de eventos como o Jigajoga e o RiaCON.

Lançamentos 2012: Milestones

Por Ricardo Stávale


A colonização do país é o trabalho dos jogadores em seu papel como construtores nobres em Milestones.

Neste jogo, os jogadores trabalham juntos para construir estradas, criar mercados e erguer casas. Com cada etapa definida ao longo do caminho, os jogadores se movem ainda mais para dentro do país.


Mas enquanto eles constroem juntos, os materiais de construção, dinheiro e grãos de cada jogador é por conta própria.


Assim, o jogador deve desenvolver de forma inteligente e com cuidado sua própria rede de comércio de bens e materiais de colonização.


Quem também desenvolve um senso de tempo pode pegar os canteiros de obras mais valiosas e, no final, vencer.


Milestones é um jogo da Stronghold Games de 2 à 4 jogadores.

(fonte e imagens)

Ricardo Stávale é caiçara de Itanhaém, arquiteto de sistemas, baixista e pai sem manual de instrução. Verdadeiro fã de jogos de tabuleiro e RPG, atualmente é responsável pelo blog Redomanet.

InvictaCON 2012

Por Carlos Abrunhosa


A convenção de jogos de tabuleiro do Porto está aí a chegar!

(fonte)

Carlos Abrunhosa reside em Aveiro, Portugal e é professor de profissão. Adora jogos de tabuleiro e para lá do JogoEu, é organizador de eventos como o Jigajoga e o RiaCON.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Livro: Board Game Design

Por Ricardo Stávale



Board Games Design é o 5º livro de Julio Trois, é um guia prático de desenvolvimento de board games e card games modernos, que contempla desde a concepção da ideia do jogo até as diversas opções de publicação no mercado.

Julio Trois apresenta sua metodologia de desenvolvimento de board games, suas técnicas de playtests, de concepção de arte… tudo de forma simples e direta e, de aplicação em qualquer desenvolvimento de jogos!

(fonte)

Ricardo Stávale é caiçara de Itanhaém, arquiteto de sistemas, baixista e pai sem manual de instrução. Verdadeiro fã de jogos de tabuleiro e RPG, atualmente é responsável pelo blog Redomanet.

TableTop: Dixit

Por Jefferson Oliveira


Desta vez Wil Wheaton trouxe os amigos para jogar Dixit o preferido da Marcinha minha esposa e de todos os novatos, gamers, bêbados e outros que jogam por aqui.


Na minha opinião o jogo é indispensável em qualquer ludoteca, sempre vai ver mesa quando tiver muita gente no grupo, do jogador iniciante ao expert, do casual ao gamer, para quem ainda não tem o jogo indico o Dixit Odyssey e depois compre os outros se gostar do jogo e quiser mais diversidade, aqui em casa temos o Dixit 1, 2 e Odyssey, a vantagem do Odyssey é o tabuleiro que comporta até 12 jogadores com espaços numerados para colocar as cartas e as placas de votação bem melhores do que as antigas fichas da primeira versão que comportava no máximo 6 jogadores.


Ao contrário do que já ouvi falar, não acho que as cartas das últimas edições sejam mais difíceis de interpretar, pra mim todas estão no mesmo nível e você pode misturar todas elas em um grande baralho que vai estender a rejogabilidade do jogo por muitas e muitas partidas, por aqui já jogamos ele mais de 50 vezes e ainda tem carta que eu nunca utilizei em nenhuma partida.

(fonte e imagens)

Jefferson Oliveira é gaúcho, empresário, fã dos Simpsons desde sempre, fanático por jogos desde a infância, Magic player desde 1995 e boardgamer desde que conheceu The Settlers of Catan, responsável pelo blog Adoradores de Catan e pelas jogatinas do grupo.