E recentemente uma rede de TV holandesa colocou para download grátis um jogo no mínimo de muito mal gosto.
A VPRO disponibilizou para download em seu site o jogo The Settlers of the West Bank.
Este é nada menos que um spin-off de Colonizadores de Catan só que com tema anti-semita.
No jogo, os jogadores mineram diamantes e barro do Mar Morto e produzem artigos têxteis e bulldozers.
A polêmica é causada pelas cartas de desenvolvimento, como a “Anne Frank” que dá um ponto de vitória e a “Jewish stinginess” (ou traduzindo, "mesquinharia judia") que rouba cartas dos outros jogadores.
Cartas de ponto de vitória do jogo |
As instruções do jogo também descrevem o terrorismo como sendo um resultado dos povoados israelenses.
Imediatamente as organizações que combatem o anti-semitismo entraram em ação e pressionaram o governo holandês para que a rede de TV removesse o jogo do ar. E claro, que (para a alegria de todas as pessoas de bom senso) conseguiram.
Um representante da VPRO descreveu o jogo como sendo uma "sátira" e que, apesar de que ele poderia ter sido criado com um pouco mais de cuidado, o título não é anti-semita.
Cartas de desenvolvimento. |
Como bom mineiro, Wagner Rodrigues é viciado em pão de queijo. Respira jogos de tabuleiro, come tutu de dados com farinha de meeples no almoço e é um dos sócios da FunBox Ludolocadora, a primeira locadora de jogos de tabuleiro do país. |
Cara... que frangas fazem um jogo desse - plagiado - e ainda conseguem coloca-lo num programa de TV?!! Tá parecendo o Brasil dando audiência para o ridículo. Tsc tsc tsc...
ResponderExcluirUma vergonha mesmo, Leo! :P
Excluir