quinta-feira, 31 de maio de 2012

Among the Stars – Novo Jogo de Cartas

Por Hélio Greca

Among the Stars, um card game sci-fi da Artipia Games, inicirá seu financiamento coletivo no final deste mês no Indiegogo.

Com visual e temática lembrando a clássica série Babylon 5, o jogo deverá ser lançado na Spiel 2012.


Depois de uma guerra devastadora, a paz é declarada entre as principais raças da galáxia e uma aliança é criada.

Uma das primeiras decisões da Aliança recém-formada é a construção de maciças estações espaciais ao longo de toda a galáxia, a fim de promover o comércio entre as raças, reforçar as relações diplomáticas e ajudar a proteger a paz recém-criada.

Cada jogador assume o papel de uma dessas raças, tentando construir a melhor estação de espaço.

Os jogadores usam um mecanismo de compra para selecionar as cartas de locação que farão parte de sua estação. Os pontos de vitória são distribuídos de acordo com estas cartas. A construção dura 4 anos (turnos) e quem tiver mais pontos depois do 4º ano, vence o jogo.

(fonte)

Hélio Greca é jogador inveterado e criador do site Rocky Raccoon. Coleciona moedas do Império Romano e aprecia incondicionalmente um bom livro, história, charutos e vinho. De preferência tudo junto.

Alien Frontiers: Aurora disponível em Ulule

Por Carlos Abrunhosa

Alien Frontiers: Aurora, a edição international de Alien Frontiers, está disponível em Ulule.com.

O jogo de tabuleiro Alien Frontiers da Clever Mojo Games foi um dos primeiros jogos de tabuleiro financiados com sucesso no site Kickstarter. A primeira impressão de 1000 cópias esgotou em escassas semanas depois do seu lançamento em Outubro de 2010. A segunda impressão de 3000 cópias esgotou mal foi colocada à venda em Abril de 2011.


O jogo criado por Tory Niemann e ilustrado por Mark Maxwell foi muito bem recebido pelos jogadores de jogos de tabuleiro e pela crítica de todo o mundo e está atualmente classificado no TOP 100 dos melhores jogos de tabuleiro do mundo no site BoardGameGeek.com.

O jogo tinha lançamento agendado na Europa Ocidental pela mão de uma editora de renome, mas isso não chegou a acontecer. Agora, a polaca, LocWorks, está a chamar os fãs de jogos de tabuleiro de todo o mundo e a pedir-lhes que ajudem com o financiamento de Alien Frontiers: Aurora, a edição internacional do excelente jogo de tabuleiro de Tory Niemann. Se for financiado com sucesso, o jogo será totalmente localizado em checo, holandês, francês, alemão, italiano, polaco, português e espanhol, e será lançado em novembro de 2012.


A plataforma escolhida para esta iniciativa é Ulule.com. Com 861 projetos já financiados por utilizadores de 103 países, Ulule.com é um excelente centro para projetos multilingues, e também porque está disponível em inglês, francês, alemão, italiano, espanhol e português.

Podem encontrar mais informações do jogo AQUI.

(fonte)

Carlos Abrunhosa reside em Aveiro, Portugal e é professor de profissão. Adora jogos de tabuleiro e para lá do JogoEu, é organizador de eventos como o Jigajoga e o RiaCON.

Lançamentos 2012: Mice and Mystics

Por Ricardo Stávale

Em Mice and Mystics os jogadores assumem os papéis daqueles que ainda são leais ao rei -, mas para escapar das garras de Vanestra, eles foram transformados em ratos!


Jogue como astuciosos ratos do campo que devem competir através de um castelo agora vinte vezes maior do que antes. O castelo seria um lugar perigoso, com asseclas de Vanestra que está no controle, mas agora incontáveis ​​outros terrores também aguardam heróis que são do tamanho de figos.


Cada jogador terá um papel vital na busca para avisar o rei, e precisam de um planejamento cuidadoso para encontrar fraqueza em Vanestra e derrotá-la.


Mice and Mystics é um jogo de aventura cooperativa em que os jogadores trabalham juntos para salvar um reino em perigo. Eles irão enfrentar inúmeros adversários, tais como ratos, baratas e aranhas, e, claro, o maior de todos os horrores: o gato do castelo, Brodie.


Mice and Mystics é um jogo que coloca os jogadores em um ambiente interativo em constante mudança, e apresenta um enredo rico que os jogadores ajudam a criar enquanto avançam na estória.


(fonte)

Ricardo Stávale é caiçara de Itanhaém, arquiteto de sistemas, baixista e pai sem manual de instrução. Verdadeiro fã de jogos de tabuleiro e RPG, atualmente é responsável pelo blog Redomanet.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Strasbourg

Por Vince Vader

Gosto bastante dos jogos do Stefan Feld e este é mais um que agradou. Strasbourg se passa no século XV e temos uma temática de jogo de poder político presente na interface do game. O poder dos políticos, dos religiosos e das guildas de comércio são os pontos a serem conquistados para exercer domínio sob o território exibido no mapa da cidade.


O jogo possui dois mecanismos básicos: leilão e controle de área. Os players possuem um deck com cartas numeradas de 1 a 6 e a cada rodada escolhem quantas delas irão usar no leilão. Você pode usar quantas quiser, mas deve prever um número médio para poder participar de todos os leilões que irão ocorrer no jogo.


Uma vez que você conquista poder político, religioso ou comercial pode alocar seus trabalhadores pelas áreas do tabuleiro. Essa é uma parte importante pois o posicionamento deles tem a ver com objetivos secretos que cada um ganha no início da partida. Outro ponto legal do jogo: você recebe cinco objetivos no início da partida e pode arriscar ficar com todos se quiser, é questão de avaliar as chances e montar uma boa estratégia.


Achei bem disputado e divertido, principalmente porque você não pode comprar objetivos extras no meio da partida. Valeu a jogatina.

Imagens: BoardGameGeek

(fonte)

Vince Vader é jogador de board games, card games, war games, miniature games e videogames. Game designer, também é responsável pelo blog Game Analyticz. Se é game, estou jogando.

Lançamentos 2012: Disaster on Kangchenjunga

Por Ricardo Stávale

Disaster on Kangchenjunga (ou "K13") é o terceiro jogo de Tom Decker na série “Disaster”.


Um avião caiu no alto das encostas do Kangchenjunga, terceira montanha mais alta do mundo. Um dos passageiros estava carregando planos que contêm segredos que se expostos ou entregues em mãos erradas, poderia ameaçar a segurança mundial. É neste ponto que os jogadores entram.


Sua nação lhe enviou para participar de uma expedição para atingir o cume do Kangchenjunga (Kangch), mas você tem ordens diferentes. Você deve chegar ao acidente de avião, encontrar os planos secretos, e continuar a expedição como sendo apenas mais um da equipe. No entanto, há um espião entre vocês que tentarão sabotar seus esforços e roubar os planos. Também pode haver equipe de outra nação na montanha com interesses semelhantes. É uma corrida para a queda do avião!


O jogo começa à meia-noite no Alto Acampamento Kangch. Você vai controlar os movimentos de toda a sua equipe, a maioria dos quais estão a tentar chegar ao cume. No entanto, em algum momento no jogo, o espião será revelado, alterando as regras de forma drástica e forçá-lo a tomar decisões sobre quem irá encontrar e proteger os planos secretos, e quem vai tentar apenas sobreviver!


Um jogo de aventura e intriga da Victory Point Games de 1 a 2 jogadores.


(fonte)

Ricardo Stávale é caiçara de Itanhaém, arquiteto de sistemas, baixista e pai sem manual de instrução. Verdadeiro fã de jogos de tabuleiro e RPG, atualmente é responsável pelo blog Redomanet.

Agricola: All Creatures Big and Small

Por Hélio Greca

A Z-Man Games lançará em junho uma versão para dois jogadores de Agricola, o clássico jogo de administração de fazendas ambientado no século XVII (dezessete, caso você tenha faltado a aula dos algarismos romanos).


All Creatures Big and Small adapta Agricola para dois participantes, mantendo a essência do jogo e oferecendo uma forma mais direta e dinâmica de criar o seu gado e ver suas plantações crescerem.

O jogo é configurado em apenas alguns segundos e executado em cerca de 30-40 minutos. Os jogadores criam seus cavalos, vacas, ovelhas e porcos em suas prósperas pastagens, aumentando seu tabuleiro pessoal com mais terras ou novas infraestruturas para manter o ritmo demandado pela expansão dos rebanhos.

Agricola: All Creatures Big and Small contem mais de 140 peças de madeira, três tabuleiros de jogo, quatro extensões agrícolas e dezessete mapas.

(fonte)

Hélio Greca é jogador inveterado e criador do site Rocky Raccoon. Coleciona moedas do Império Romano e aprecia incondicionalmente um bom livro, história, charutos e vinho. De preferência tudo junto.

terça-feira, 29 de maio de 2012

1st & Goal: Southeast Division

Por Ricardo Stávale

Southeast Division é uma expansão que contém 28 dados formando 4 equipes personalizadas para o jogo 1st & Goal.


O Dice Football League (DFL) Divisão Sudeste inclui as seguintes equipes:

  • Columbia Crocodiles – Os Crocodilos possuem um dos times mais equilibrados da liga, não tendo destaque em nenhuma posição.
  • Raleigh Reapers – Seu foco é a defesa, fazendo os ataques adversários perderem várias jardas. Seu ataque não é produtivo, obrigando os Reapers a dependerem muito de turnovers.
  • Savannah Savages – time de ofensiva fraca e defesa muito forte.
  • Virginia Beach Valiants – Os Valiants possui o segundo melhor ataque de passe da liga. O jogo corrido e a defesa são medianos, fazendo o time ter uma ofensiva unidimensional.


(fonte)

Ricardo Stávale é caiçara de Itanhaém, arquiteto de sistemas, baixista e pai sem manual de instrução. Verdadeiro fã de jogos de tabuleiro e RPG, atualmente é responsável pelo blog Redomanet.

A Marabunta da Asmodee

Por Jefferson Oliveira

Foi anunciado pela editora francesa Asmodee um novo selo chamado Marabunta, com jogos de maior tempo de duração que prometem fritar o cérebro dos jogadores ávidos por jogos mais inteligentes.


O nome Marabunta vem de uma espécie de formiga que vive na América capaz de devorar tudo que encontra pela frente, inclusive carne de vertebrados como lagartos, serpentes e pássaros bem como animais de maior porte e seres humanos.

A proposta do selo Marabunta é de ser um estúdio de criação de jogos de tabuleiro temáticos para jogadores avançados (heavy gamers).

A produção de jogos da nova marca não será tão intensa como em sua linha principal, pretendem lançar no máximo um ou dois jogos por ano.

O primeiro jogo a ser lançado sob o novo selo se chamará Libertalia e será ambientado no universo pirata.


Até o momento foram disponibilizadas somente estas informações, aqueles que não querem perder o jogo de vista, podem acompanhar notícias do selo Marabunta e seus jogos através de sua página no Facebook clicando aqui.

(fonte)

Jefferson Oliveira é gaúcho, empresário, fã dos Simpsons desde sempre, fanático por jogos desde a infância, Magic player desde 1995 e boardgamer desde que conheceu The Settlers of Catan, responsável pelo blog Adoradores de Catan e pelas jogatinas do grupo.

Download Grátis: Tales of War

Por Hélio Greca

Tales of War é o primeiro título de uma linha de produtos criados em torno do sistema OpenD6 pela Keck Publishing.


Esta edição apresenta Nazi Fury, uma história pulp narrada pelo tenente Scott Morgan e a aventura The Road to Rouen, compatível com o sistema Mini Six.

The Road to Rouen leva os jogadores em uma missão para libertar um cientista francês das garras das forças nazistas na França ocupada, pouco antes do Dia D. O livro traz toneladas de estatísticas de armamentos, veículos e algumas regras adicionais.

Faça aqui o download de Tales of War (em inglês, requer cadastro).

(fonte)

Hélio Greca é jogador inveterado e criador do site Rocky Raccoon. Coleciona moedas do Império Romano e aprecia incondicionalmente um bom livro, história, charutos e vinho. De preferência tudo junto.

Resenha : Lords of Waterdeep

Por Carlos Couto


A Wizards of the Coast tem lançado uma linha de jogos de tabuleiro utilizando o universo de Dungeons & Dragons, e agora saiu o mais "euro" dessa linha, o Lords of Waterdeep.

Nele somos lordes (que são escolhidos secretamente no início do jogo) da cidade mais proeminente de Forgotten Realms e como todos os lordes temos como objetivo ser mais poderoso do que nossos adversários.

Tabuleiro central com todas as áreas que podem ser ativadas.
O jogo basicamente utiliza a mecânica de worker placement e captação de recursos para realizar as quests (que são a alma do jogo). Na sua rodada o jogador coloca uma das suas peças nas áreas do tabuleiro, realiza a ação e se possível completa um dos quests que ele pegou para sí.

Além das áreas fixas do tabuleiro ainda temos outros prédios que vão entrando durante o jogo e que se utilizados dão além do benefício indicado, uns bônus para os donos desses prédios.

Área de cada jogador, com as quests a serem realizadas e as já executadas.
Temos também cartas de intriga, que são basicamente beneficios para quem jogou e pernada nos outros jogadores. Existem uma série de cartas assim e são extremamente úteis.

No final de 8 rodadas, os jogadores revelam seus lordes para receber os devidos bônus e quem tiver mais pontos ganha o jogo.

O Lords of Waterdeep é rápido, fácil de jogar e com bastante intereção entre os jogadores. Dessa safra da Wizards na minha opinião foi o melhor lançamento.

(fonte)

Carlos Couto é carioca, publicitário, Flamengo, curte rock'n'roll, cerveja e jogos de tabuleiro. Atualmente é responsável pelo blog E Aí, Tem Jogo? e está sempre junto nos eventos cariocas.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Análise: San Juan

Por Ricardo Stávale

San Juan é um jogo de cartas baseado no jogo de tabuleiro Puerto Rico.


O baralho de 110 cartas consiste de edifícios de produção (índigo, açúcar, café, tabaco e prata) e alguns edifícios da cor violeta que concedem habilidades especiais para seu dono.

Cartas de Funções que ficam no centro da mesa

No início do jogo, cada jogador tem um limite de até sete cartas que pode guardar na mão. Estas cartas podem ser utilizadas como ouro, financiando a construção de edifícios.


Em cada rodada ou governo, cada jogador seleciona uma das cartas de funções disponíveis, provocando um evento que geralmente afeta todos os jogadores, tais como produção de bens ou construção. A pessoa que escolhe o papel fica um privilégio, como produzir mais bens ou a construção de mais barato.


Existe a carta de Governador que é repassada entre os jogadores e permite que seu dono escolha 1 carta de profissão a mais do que os outros.


Embora semelhante ao conceito de Puerto Rico, o jogo tem muitas mecânicas diferentes. Em particular, não há colonos; transporte de mercadorias, bens de produção e comércio são normalmente limitados a uma carta por fase; e comércios não podem ser bloqueados.


Pontos de vitória são ganhos exclusivamente por edifício, e o jogo termina assim que um jogador construir 12 edifícios.


Joguei San Juan contra o Wagner na FunBox e perdi de lavada. Fiz várias ações comuns a jogadores que ainda não pegaram o esquema do jogo.


San Juan demonstrou ser um ótimo jogo de cartas no estilo europeu, indicado também para jogadores principiantes e com duração de 40 minutos.

San Juan
Nota
 Jogabilidade
8
 Ambientação
8
 Tabuleiro
N/A
 Componentes
8
 Diversão
8
 Nota Redomanet
8,00

(fonte)

Ricardo Stávale é caiçara de Itanhaém, arquiteto de sistemas, baixista e pai sem manual de instrução. Verdadeiro fã de jogos de tabuleiro e RPG, atualmente é responsável pelo blog Redomanet.

Finalistas do SdJ 2012

Por Carlos Abrunhosa

E eis que se apresentam os finalistas ao prémio mais importante da indústria de jogos de tabuleiro – Spiel des Jahres 2012. E os finalistas são:

Categoria de Jogo do Ano

Eselsbrücke de Stefan Dorra e Ralf zur Linde, Editora: Schmidt



Kingdom Builder de Donald X. Vaccarino, Editora: Queen Games



Vegas de Rüdiger Dorn, Editora: Alea / Ravensburger.



Categoria de Jogo do Ano Infantil

Die kleinen Drachenritter de Marco Teubner, Editora: HUCH! & friends,



Schnappt Hubi! de Steffen Bogen Editora: Ravensburger



Spinnengift und Krötenschleim de Klaus Teuber Editora: Kosmos



Categoria de Jogo do Ano Expert

K2 de Adam Kaluza Editora: rebel.pl



Targi de Andreas Steiger Editora: Kosmos



Village de Inka e Markus Brand Editora: Eggertspiele/Pegasus



Anúncio dos vencedores – 11 de junho será revelado o jogo do ano infantil e no dia 9 de julho as outras duas categorias – Jogo do ano e Jogo do ano Expert.

(fonte)

Carlos Abrunhosa reside em Aveiro, Portugal e é professor de profissão. Adora jogos de tabuleiro e para lá do JogoEu, é organizador de eventos como o Jigajoga e o RiaCON.