Jogos de tabuleiro de todo o mundo são tema de oficina
Adriana Klisys, autora dos livros "Quer Jogar?" (Edições Sesc-SP) e "Ciência, Arte e Jogo" (Ed. Peirópolis) dá oficinas de jogos de tabuleiro.
O projeto, batizado de Tabuleiro-Mundi, propõe a cada encontro uma conversa sobre regras, história e soluções para a confecção de diferentes jogos.
Dia 30 é a vez de falar do Jogo da Onça e do Fan-Tan. A atividade é direcionada para profissionais da educação e interessados em jogos.
O Jogo da Onça tem origem entre alguns povos indígenas. No tabuleiro, 14 peças representam os cachorros e uma peça representa a onça. Os cachorros não podem "matar" a onça, apenas cercá-la. Já a onça pode "matar" um cachorro, se ele estiver sozinho. É uma brincadeira de estratégia.
Fan-Tan é uma forma de jogo de azar que já foi muito popular na China. Tem semelhanças com a roleta. É jogado por no mínimo duas pessoas e consiste em apostas sobre quantos peças estão escondidas sob um determinado recipiente.
Tabuleiro-Múndi
- QUANDO: dia 30 de abril (segunda-feira), das 19h às 22h
- ONDE: Espaço Crie Futuros (r. Dr. Cícero de Alencar, 69, Butantã;
- TELEFONE: (11) 3726-8592 / ( 11) 9659-6382
- QUANTO: R$ 50 (antecipado) e R$ 70 (no local do evento)
Para conhecer mais do trabalho de Adriana Klisys acesse o seu blog: Quer Jogar?
Postado originalmente no site da Folha.
Imagens: www.chinesecol.com.
(fonte)
Evaldo Vasconcelos é amazonense, empresário, produtor e gestor cultural. Tem divulgado os jogos de tabuleiro importados no Brasil desde 2009 através do evento Eurogames Manaus e do blog Strategos |
Nenhum comentário:
Postar um comentário