O World Boardgaming Championships (WBC) existe na sua forma atual desde 1999. Durante oito anos anteriores a isso, foi chamado Avaloncon. Em ambos os casos, WBC é uma convenção de jogo única que muitos consideram a melhor experiência boardgaming no planeta. Alguns dizem que é a Disney World do tabuleiro.
Don Greenwood, presidente da convenção, trabalhou 27 anos na empresa de jogos Avalon Hill como designer, desenvolvedor e editor. Ele acabou idealizando a primeira conferência anual de jogos de tabuleiro nos Estados Unidos em uma época em que era comum ver estes produtos nas prateleiras de lojas nacionais.
Don Greenwood, presidente do WBC |
Segundo Don Greenwood: “os tempos mudaram e com o surgimento da era do computador as fortunas das distribuidoras de jogos de tabuleiro diminuíram. Uma a uma, as grandes editoras caíram, revertendo o hobby de jogos de tabuleiro ao estatuto de nicho. Em 1991, após anos de tentativas, eu convenci a Avalon Hill que seus interesses seriam atendidos através de uma nova espécie de convenção de jogos onde a ênfase não era sobre a venda do produto, mas sim em jogar os jogos. Seminários, leilões, mercados e áreas de vendas seriam substituídos por torneios. E esses torneios seriam cobertos e registrados, com ranking e premiações.”
Patrocinadores |
O evento organizado pela Avalon Hill foi chamado de Avaloncon e durou até 1998. Os adeptos da Avaloncon suplicaram para Don Greenwood continuar a conferência de forma independente.
Consequentemente, a WBC nasceu no ano seguinte como a convenção de jogos anual da associação sem fins lucrativos Boardgames Players Association (BPA).
Maiores campeões de 2011 |
A WBC, diferente de seu antecessor, organizou torneios abertos de qualquer jogo de tabuleiro (jogos de cartas colecionáveis não sendo incluídos nesse evento), independentemente da editora. O foco foi mantido, limitando o torneio em 100 jogos de tabuleiro diferentes.
Os torneios são o forte da WBC. Quase todos os participantes do WBC reconhecem que seus torneios são muito superiores aos oferecidos em outros lugares.
A outra diferença é que esta convenção de jogos não é propriedade de um indivíduo ou editor. Cada participante é membro, e, como tal, um proprietário de parte dos direitos de voto na forma como ele é executado. Três membros são eleitos anualmente para mandatos de três anos em um Conselho de Administração não remunerado que rege a corporação.
Todos os fundos em excesso são reinvestidos na conferência ou reservada para situações de emergência ou de filantropia ao hobby, a critério da diretoria.
Os adeptos a esse tipo de conferência de jogos provaram ser imensamente leais. Retornam ano após ano, independentemente da distância.
E a atração está se espalhando para as famílias, como resultado da localização familiar em Lancaster, Pensilvânia, e o bem-sucedido programa "Junior", que oferece uma programação completa para a próxima geração de jogadores: aqueles que possuem 12 anos. Vários eventos são realizados para iniciantes, como treinamentos em regras de jogos diversos.
E para aqueles intimidados pela concorrência ou eventos organizados, há um grande espaço para jogos abertos dos títulos que estão nos torneios.
Um fator interessante na WBC é a presença dos cônjuges ou crianças espectadores. A família dos jogadores pode passar o tempo usando as piscinas do resort, campo de golfe, sala de jogos (ping pong ou mesas de bilhar), academia, quadras de vôlei, aluguel de bicicletas, local para caminhadas e algumas atrações locais como parques e museus. Tudo isso graças ao local escolhido pela WBC e que possui contrato até 2014 (Resort Lancaster, na Pensilvania).
Confira o vídeo sobre o WBC |
(fonte)
Ricardo Stávale é caiçara de Itanhaém, arquiteto de sistemas, baixista e pai sem manual de instrução. Verdadeiro fã de jogos de tabuleiro e RPG, atualmente é responsável pelo blog Redomanet. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário