Jogaço dos autores Stefan Dorra e Ralf zur Linde. Pergamon é um jogo sobre o museu de mesmo nome localizado em Berlin (Alemanha) que guarda pedaços inteiros das relíquias de Pergamon da Turquia. Tive a oportunidade de visitar este museu no ano de 2011 e foi uma experiência sensacional (as duas últimas fotos são minhas e foram tiradas no próprio museu).
Pergamon é um jogo excelente. É um set collection com worker placement bem dinâmico e que permite variadas combinações. O jogo é de 2011, mas foi uma excelente aquisição para a ludoteca que fiz esse ano. No game, cada jogador é um patrono das artes tentando montar as melhores exibições nos lugares mais privilegiados do museu.
A cada rodada os players deverão passar por variadas fases que consistem em: 1) escavar as relíquias tentando adquirir as melhores combinações para expor; 2) levantar fundos para realizar as escavações; 3) montar as exposições; 4) construir capital social e pontos.
A grande beleza do game é o sistema que deixa as exposições "menos interessantes" com o passar do tempo e que faz com que os players fiquem correndo atrás de melhores montagens.
Foi um dos grandes títulos do ano de 2012. O game ainda possui uma variante para dois jogadores que torna o game bem estratégico. A arte é bacana também.
Quero jogar mais! Imagens do BGG.
(fonte)
Vince Vader é jogador de board games, card games, war games, miniature games e videogames. Game designer, também é responsável pelo blog Game Analyticz. Se é game, estou jogando. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário