terça-feira, 19 de abril de 2011

Hobby Japan apresenta: Dominion: Touhou Shisoroku

E a empresa japonesa Hobby Japan lançou este ano uma versão de Dominion que não está disponível no resto do mundo.

Dominion: Touhou Shisoroku é uma mistura do nosso amado Dominion com o universo de Touhou Project.


Touhou Project nasceu em 1996 como uma série de jogos digitais e que, com o sucesso, se expandiu para outras mídias (como mangás).

Em Dominion: Touhou Shisoroku, um estranho evento está acontecendo em Gensokyo, um paraíso onde humanos, youkai, fantasmas, aliens e deuses batalham.


O jogo segue a mesma mecânica de Dominion e possui 485 cartas (baseadas em Dominion, Dominion: Intrigue e Dominion: Seaside) belissimamente ilustradas (por 28 artistas diferentes!).


Se você sabe ler japonês, o site do produto possui um mangá online ensinando a jogar este título!


E para saber mais sobre esta novidade, a FunBox entrevistou nada mais, nada menos que o próprio criador de Dominion: Donald Vaccarino!

Confira a matéria!

FunBox: Olá Donald! Você poderia nos contar um pouco mais como foi desenvolver a série Dominion? Quais foram as suas inspirações?
Donald Vaccarino: Pensei em Dominion como a solução de um problema de um outro título em que estava trabalhando. Nele, você tinha um baralho de cartas que era melhorado ao decorrer do jogo. Eu percebi que a matemática seria muito trabalhosa naquele jogo - para entender o que havia sido a sua mão, você precisava constantemente olhar entre a sua mão e as cartas em jogo, para ver o que cada uma de suas cartas fez e ainda lembrar o primeiro resultado ao olhar a segunda carta, e assim por diante. E isto isto era somente para decidir se você iria jogar algo ou não. Precisava que as cartas fossem mais simples - para que elas fizessem somente o que estava escrito nelas - mas ainda queria que minha mão ficasse melhor ao longo do jogo. A solução foi adicionar cartas ao baralho conforme o jogo progredia. Após pensar nisso, percebi que que poderia criar um jogo com este conceito - a construção de baralhos - e tomei algumas notas sobre isto antes de voltar ao trabalho do jogo original. Meses depois, eu ainda não havia terminado o jogo original, e eu queria um novo jogo para uma noite de jogatina. A idéia do jogo de construção de baralho não precisava de muito trabalho, então eu resolvi fazê-lo.

Outros aspectos de Dominion foram coisas fáceis baseadas na experiência em ter feito muitos outros jogos anteriomente. Normalmente, meus jogos possuem ataques atindingo todos os outros jogadores para minimizar a política e fiz isso em muitos jogos antes de Dominion. Dividia as coisas em Ações e Reações em diversos jogos, e assim por diante. Muito de Dominion veio naturalmente do conceito de colocar tudo no seu baralho. A parte mais difícil de Dominion foi como limitar quais cartas você poderia comprar. Inicialmente, planejei somente ter algumas disponíveis a princípio, mas não conseguia encontrar um jeito de fazer isso que eu gostasse. Não queria que isso fosse baseado em virar uma carta boa quando fosse o primeiro a comprá-la. Finalmente, desisti e coloquei todas as cartas disponíveis de uma vez. Acabamos adorando isso, e daí de onde surgiu a idéia.

FunBox: O que há de novo em Dominion: Touhou Shisoroku comparado com as edições anteriores de Dominion?
Donald Vaccarino: O jogo é uma versão de Dominion com um novo tema. Ele contém cartas de Dominion e suas expansões. Não há cartas novas, somente uma nova arte e um novo tema.

FunBox: Qual é o seu principal desafio ao criar um jogo?
Donald Vaccarino: Eu diria que é convencer a mim mesmo a testá-lo. Tenho muito mais idéias para jogos do que eu poderia jamais fazer, e uma vez que eu testo um jogo e o acho promissor, fica mais fácil trabalhar nele. Mas enquanto é somente uma idéia, aguardando o trabalho inicial, é fácil me convencer que ele não será bom o suficiente. E assim eu nunca o testo.

FunBox: Você pode nos falar um pouco sobre seus próximos títulos?
Donald Vaccarino: Há duas expansões de Dominion sendo lançadas este ano - uma pequena em maio e uma grande em Outubro. Tenho três outros jogos que podem sair este ano, mas enquanto as respectivas produtoras não os anunciar, ainda é cedo falar qualquer coisa.

FunBox: Muito obrigado Donald pela entrevista e aguardaremos ansiosos seus novos títulos!

Sobre Dominion: Neste ganhador do prêmio de Jogo do Ano de 2009, os jogadores tentam expandir e prosperar seu domínio de terras no reino. Baseado somente cartas, ele possui uma mecânica muito inovadora onde você contrói seu baralho ao longo do jogo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário