quinta-feira, 7 de abril de 2011

Riachuelo Games apresenta: Casa da Fama

A produtora nacional de jogos de tabuleiro Riachuelo Games lançará durante a ABRIN 2011 (o maior evento do Brasil no setor de brinquedos) mais um jogo que promete ser um sucesso: Casa da Fama.


Em Casa da Fama cada jogador participa de um reality show, onde o objetivo é eliminar seus oponentes é se tornar uma celebridade! Passado dentro de uma casa, cada um terá que ser inteligente o suficiente para escapar de intrigas, fofocas e ainda cair no gosto do público!

Mesmo que o jogador saia da casa a competição continua no mundo de fora em ventos artísticos, festas, baladas nas boates, shows televisivos!

Certeza de diversão garantida!

E para saber mais sobre esta super iniciativa, a FunBox entrevistou os criadores de Casa da Fama! Confira:


FunBox: De onde surgiu a idéia do jogo Casa da Fama? 
Antonio Marcelo: A idéia foi um desafio que eu e Flávio fizemos incentivado pelo dono da Toia, o Bruno. Ele nos perguntou se seria possível fazer um jogo de Reality show e que pudéssemos representar a maioria da mecânica dos programas ingleses, americanos e nacionais. Outra coisa é que o jogo não fosse somente uma cópia fiel dos existentes no tabuleiro. Parecia complicado fazer um jogo que retratasse isso, mas topamos o desafio. Inicialmente assistimos vídeos dos programas internacionais e nacionas, além de lermos as "regras" do jogo. Outra coisa é que o jogador, ao sair da casa da fama, continua jogando no mundo externo, participando de baladas, programas de TV, etc. Acho que quando estávamos perto da fase final, o jogo começou a deslanchar e ficar muito engraçado. É um party game com algumas pitadas de Euro, voltado para o pessoal que está querendo rir e se divertir. Além disso é possível que 10 pessoas possam jogar simultaneamente. A formula é essa divertimento e muitas risadas.

FunBox: E os personagens do jogo? Conte-nos mais sobre eles! Quais foram as inspirações? 
Marcelo: Os personagens tinham de ser caricaturados e bem diferentes uns dos outros. As características de cada um possuem uma função dentro da mitologia do jogo e precisavam serrepresentadas graficamente com fidelidade. É claro que pegamos referências de algumas pessoas já conhecidas de nosso dia a dia, mas queria que isto ficasse parecendo mais uma homenagem do que uma "xacota". 
Antonio Marcelo: Nossa ! Os personagens são realmente uma coisa muito importante neste jogo. Acho que teve de tudo um pouco, já que por exemplo estamos fazendo homenagens a artistas de cinema, pessoas conhecidas (a amigos nossos inclusive  e como o Marcelo falou bem, sem serem xacotas) e críticas a diversos tipos da mídia que vemos hoje em dia, e que são péssimos exemplos em alguns casos, para a juventude em geral. Esta crítica é uma maneira de mostrarmos a nossa visão bem humorada a estas pessoas que nada contribuem para melhorar o mundo a nossa volta e que no final acabam, no ostracismo e obscuridade. Neste processo eu e Flávio escolhemos a dedo cada um deles e confesso que foi uma das partes mais engraçadas do jogo. 

FunBox: Chegamos a ver um pouco da arte do jogo e ficou muito engraçada! Conte-nos um pouco a respeito dela. 
Marcelo: Utilizamos conceitos de personalidades já conhecidos com uma "pitada" de maldade pra realçar algumas características. Por exemplo: O Alex-Almirante é um estereótipo de "porte" e "fortão" mas foi impossível resistir à idéia de fazer ele com aquela "barriguinha" saliente.  Algo que está mais pra curioso do que engraçado é o detalhe do bottom do Glauco... vc vai reparar que ele é um afccionado por GALAXIA S.A.!  O Jamal é um nordestino que tentei dar uma sacada de Indiana Jones Brasileiro.Luisa "Banana" é uma mestiça de índios e acho que isto é legal e próximo do nosso dia a dia mesmo quando tratamos de mistura de raças. 
Antonio Marcelo: Acho que a arte do jogo é uma visão bem cartunesca e que o resultado foi alcançado pelo Marcelo de maneira genial. Foram muitas idas e vindas para chegarmos a este visual do Casa da Fama. Acho que a visão cômica do jogo, com uma linguagem gráfica bem leve e que remetesse ao cômico, mostram que o jogo tem seu estilo próprio. No mais acho que devemos deixar os leitores darem sua opinião. 

FunBox: Como foi criar Casa da Fama? Quais foram as maiores dificuldades que enfrentaram? 
Antonio Marcelo: Foi um tremendo desafio, muito grande que nós nos impussemos frente a uma demanda.  Desde que o produto nasceu na minha opinião, tinha cara de jogo voltado para muita diversão. Queríamos utilizar mecânicas que o tornassem desafiador e divertido e acho que chegamos lá. Outro ponto foi criar um jogo que até 10 pesosas jogassem. Era uma loucura para muitos amigos nossos, mas chegamos lá. Tivemos duas dificuldades inicias no desenvolvimento : manter todos jogando até o final (todo o reality show, tem caráter eliminatório) e as provas do chefe, que foram um problema. Conseguimos resolver as duas e logo depois surgiu um outro problema, o de simular menos jogadores numa partida. Esta etapa foi vencida também( o Flávio sugeriu uma idéia que foi utilizada), contudo não vamos revelar isso, senão estraga a surpresa !!! Acho que desenvolver o Casa da Fama foi acima de tudo uma enorme lição de game design. 

FunBox: Qual foi a maior diferença entre criar Casa da Fama e Galáxia S.A. (dois jogos totalmente diferentes)? 
Marcelo: No conceito gráfico e até nos processos foi tudo muito diferenciado. Foi mais rápido e desta vez não tínhamos referências pra igualar ou superar. Simplesmente tinha de ficar "bonito" e pronto. Trabalhar o tabuleiro foi o mais complexo pois tínhamos de representar a parte interna da casa e na mesma peça o meio externo mantendo o paradoxo em harmonia. 
Antonio Marcelo: São dois tipos de game design totalmente diferentes e públicos diferentes. Se você jogar o Galáxia e o Casa da Fama, vai ver que tema, arte e jogabilidade são totalmente diferentes. No caso da arte o Marcelo se mostrou extremamente "camaleônico", com dois estilos gráficos totalmente distintos. O Galáxia foi um projeto que eu e Flávio começamos de outra maneira e que teve um tempo de maturação maior, sendo uma parte muito forte de nosso caminho na área do game Design, já no Casa da Fama  estávamos já a todo o vapor em termos de produção e criatividade. Os resultados foram excelentes e o retorno o melhor possível. 

FunBox: Quando será lançado o jogo e quanto irá custar? 
Antônio Marcelo: O jogo será lançado na Abrin 2011 (em abril), juntamente com o Galáxia SA, e o preço ainda não temos, mas acreditamos que em breve estaremos divulgando o mesmo.

Confira em nosso canal do Youtube um vídeo explicando mais sobre este super jogo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário