terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Entrevista com o editor de Samurai no Brasil!

A FunBox entrevistou a empresa que publica o título alemão Samurai (de Reiner Knizia) aqui no Brasil!

Tiago Bueno é o fundador da Ceilikan Jogos, que além do Samurai, lançará outros super jogos este ano.

Confira a matéria!

FunBox: Qual é o seu jogo de tabuleiro preferido?
Thiago Bueno: Power Grid, pois ele mescla muitos elementos diferentes de uma maneira sutil, mas que todos mantém uma grande importância.

FunBox: Por que você escolheu Samurai para publicar ao invés dele?
Thiago Bueno: Podemos dizer que o grande motivo foi o fato do Reiner Knizia ser muito mais acessível do que o Fredmann Friese. As negociações foram rápidas e ágeis com o Dr. Knizia. O Samurai também tem a vantagem de não ter tantas expansões, o que permitiu o desenvolvimento de uma arte inteiramente nacional para o jogo, o que não aconteceria com o Power Grid caso quiséssemos mantê-lo compatível com os mapas e usinas lançadas sempre. Finalmente teve a questão de ser um jogo com o peso adequado para um primeiro lançamento, mostrando a todos que jogos de tabuleiro podem ser diferentes dos clássicos, mas sem ser uma coisa do outro mundo.



FunBox: De onde surgiu a idéia de criar uma editora de jogos?
Thiago Bueno: Esta idéia era muito antiga, de antes de eu ter um contato maior com o mundo dos jogos modernos, quando eu jogava apenas RPG já pensava em ter uma editora de jogos. Acho que era para que mais pessoas viessem a ter contato com este tipo de hobby, já que naquela época, apenas uma empresa nacional lidava tanto com RPGs como com jogos modernos. Para RPG, já fazem alguns anos que o mercado amadureceu e vimos surgir várias empresas fortes neste mercado, para os jogos modernos, espero que o pioneirismo da Ceilikan e outras editoras que surgiram na mesma época possam trazer muito destes jogos para o Brasil.



FunBox: Por que o nome Ceilikan? E porque um gato como logo? 
Thiago Bueno: Ceilikan é o nome de uma gatinha de estimação que eu tinha. Viu, duas respostas em uma! Ela adorava brincar e se divertia com qualquer novidade, então achamos que seria uma boa patrona para a editora.

FunBox: Você pode nos falar um pouco sobre os jogos da Ceilikan?
Thiago Bueno: Sim, posso.

Ah sim, você quer que eu fale. Vamos lançar dois jogos ainda no primeiro terço de 2011. O primeiro, Ouro de Tolo, que deve chegar as lojas em meados de março. É uma criação da dupla brasileira André Zatz e Sérgio Halaban, que já conseguiram ganhar prêmios internacionais com suas criações. Neste jogo de blefes, os jogadores são mineiros tentando conseguir fortuna do dia para a noite através da extração de gemas preciosas, porém, eles sempre podem contar com alguns recursos extras para conseguir as gemas mais preciosas.  O segundo jogo ainda está sem título definido, mas também é uma criação inédita de um designer nacional. Queremos apresentá-lo na ABRIN, infelizmente não tem muito o que se falar sobre o segundo jogo, já que seu projeto ainda está em uma fase de muitas mudanças. O que posso dizer é que será um jogo capaz de contentar jogadores descontraídos e jogadores mais devotados.



FunBox: Quais foram os maiores desafios para se publicar Samurai?
Thiago Bueno: O tabuleiro, o tabuleiro, o tabuleiro e também o tabuleiro. O projeto teve muitas dificuldades, mas nenhuma se comparou ao desafio de fazer um dos maiores tabuleiros cartonados em única peça que já vi. Outro item que foi complicado foram as peças de cartonadas, acertar o registro, corte, etc. E claro, teve os milhares de problemas pequenos que apareceram. O Samurai foi uma ótima escola para aprender a fazer jogos de tabuleiro, espero que nos próximos lançamentos, muitas das lições dele tenham sido aprendidas e que possamos continuar sempre evoluindo.




FunBox: Quais são os próximos títulos a serem publicados?
Thiago Bueno: Ouro de Tolo é o único que tem titulo definido, mas já temos um segundo jogo em desenvolvimento comercial e temos o plano de lançar outros dois jogos até o final do ano. Ou seja, pelo menos 4 novos lançamentos em 2011. Será um ano bem movimentado!


E não se esqueça da nossa super promoção do jogo Samurai! O valor da locação será revertido em desconto na compra!

Sobre Samurai: Do premiado autor Reiner Knizia, neste jogo cada jogador deverá utilizar sua estratégia para obter a maior influência no Japão medieval.


Sobre Power Grid: Considerado hoje o quinto melhor jogo de tabuleiro do mundo (de acordo com o site Boardgamegeek), Power Grid coloca os jogadores no papel de empresas de energia elétrica que precisam abastecer as diversas cidades do país.


Sobre Ouro de Tolo: Neste emocionante jogo, cada jogador testará a sua sorte minerando ouro e pedras preciosas! Mas cuidado com os ouros de tolo, pois eles poderão anular todas suas conquistas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário