terça-feira, 17 de maio de 2011

Uno & Verso apresenta: D-U-MARÃ

Conforme mostramos algumas fotos ontem, a FunBox participou neste último final de semana de uma super demonstração do jogo D-U-MARÃ.


Criado pela empresa Uno & Verso, D-U-MARÃ é um jogo criado para o ambiente corporativo e desenvolverá diversas habilidades como o trabalho em equipe, a interatividade entre departamentos, negociação e a visão de que as diversas partes são importantes para o sucesso da empresa.

O nome do título é inspirado na cultura indígena brasileira e é a junção das palavras D, U e MARÃ (do Tupi Guarani: "eu em guerra contra mim mesmo").


Com um tabuleiro gigantesco (por volta de 2m x 2m!!) e componentes de fazer qualquer um babar de inveja, o jogo suporta até 24 jogadores que estão divididos pelas 6 tribos indígenas. Cada tribo possui uma determinada quantia de taius (dinheiro) e de recursos. Recursos são pedras utilizadas para resolver problemas da sua tribo.

Cada turno é regido pelo tempo de duas ampulhetas (em torno de 8 minutos no total) onde as ações de todos os jogadores deverão ocorrer. No turno, sua tribo deverá promover recursos para o centro do tabuleiro (onde o bicho estará pegando) pelo preço de 1 taiu por recurso. Os jogadores podem também neste ponto realizar trocas e até mesmo fazer e desfazer alianças entre tribos.


A partir de então, rolam-se alguns dados para que os problemas das tribos apareçam aleatoriamente. Normalmente, ao ouvirem falar de dados, os gamers de plantão costumam ter arrepios e pesadelos. Mas a Uno & Verso soube trabalhar muito bem com esta ferramenta no jogo.

Uma vez que os problemas aparecem, cada tribo tentará resolvê-los com base nos recursos que possuem.


O jogo tem 12 turnos (representados por luas) sendo que há 2 momentos durante o jogo em que os jogadores deverão fazer uma pequena contabilidade. Sua tribo poderá ganhar taius de acordo com os problemas resolvidos ou ter que pagar se você não foi bem.

Um ponto muito interessante em D-U-MARÃ é curva de evolução dos jogadores. No começo, todos estão bem perdidos e é comum fazer muita coisa errada. Mas logo, logo, as pessoas já se engrenam e se começam a realmente pensar como resolver os problemas de sua própria tribo. Porém isso não é o suficiente. Por volta do meio do jogo, começa a se formar um espírito de união no grupo com um profundo trabalho em equipe. Todos se preocupam com as tribos de todos.

Se você ainda não teve a oportunidade de apresentar os benefícios dos jogos de tabuleiro para sua empresa, recomendamos D-U-MARÃ! Este jogo será um tiro certeiro e mostrará que melhor do que gastar milhares de reais em cursos sobre trabalho em equipe, negociação, etc, os funcionários podem ter todas as qualidades que citamos despertadas naturalmente em uma única partida deste incrível jogo!


Um comentário: