segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Board Game para dois, está servido?

Por Giba

Uma das perguntas mais recorrentes entre amigos, casais, iniciantes no Hobby e, até mesmo nas listas de discussões de fóruns nacionais e internacionais, é: quais são os melhores jogos de tabuleiro para duas pessoas? 

Carcassonne
Carcassonne

A pergunta é interessante, pois, nem sempre temos a possibilidade de ter um grupo maior para jogar e, pior, nem todos possuem a Funbox perto de casa! Sendo assim, por vezes, vale a pena negociar algumas partidas com a namorada, mãe, pai, irmão(ã) ou esposo(a) em troca de um favor, dois ou três! 

Ticket to Ride

O problema é escolher sabiamente num momento como esse. Uma escolha errada e você poderá ter que ir ao shopping 2 vezes no final de semana, arrumar o quarto do seu irmão três dias consecutivos etc. Contudo, a escolha correta do jogo pode, em alguns casos, instigar e aflorar o lado “Board Gamer” de seu/ sua companheiro(a) e, consequentemente, as partidas poderão apresentar preços mais atraentes, ou seja, faça o investimento correto nos recursos e, na sequência, ganhe a partida! Lembre-se você é um Board Gamer, logo, pense estrategicamente sempre!!! 

Lost Cities: Board Game

Assim, este singelo post tem por objetivo apresentar algumas dicas que, ao menos, funcionaram para mim e espero, sinceramente, que funcione para todos que querem jogar, mas nem sempre tem companhia.
 
Se você vai jogar com a namorada, irmão que prefere vídeo game, mãe viciada na novela das nove ou marinheiros de primeira viagem, a sugestão é começar “de leve”. Jogos “light” costumam agradar bastante; outro fator importante é o tempo da partida. Nestes casos prefira jogos rápidos de, no máximo, 30 – 45 minutos. Seguem alguns exemplos:

 
Depois os jogos podem ter duração um pouco maior e, além disso, possuir mais mecânicas agregadas, complexidade e estratégias como, por exemplo: 
Pandemic
Para a garotada também tem muita coisa boa! 
 
Não vou me atrever a citar uma lista para Gamers experientes, afinal, não quero ensinar a receita ao cozinheiro!
 
Obs: Os jogos marcados com * são exclusivamente para dois jogadores.
 
É evidente que esta lista é muito pequena e muitos excelente jogos não aparecem, ademais, muitos destes jogos são mais divertidos quando jogados em grupos maiores, mas quem se importa? Melhor jogar em dupla do que não jogar! Então, está servido? Se você não concordou com a lista ... QUE BOM!!! Deixe suas sugestões também!
 
Abraços e até a próxima!

Giba além de fã de Board Games, é musico e colecionador de moedas antigas. Fanático por Board Games aprecia, imensamente, os jogos dos autores: Alan Moon, Reiner Knizia, Klaus Teuber e Bruno Cathala.

4 comentários:

  1. Famiglia é um que gosto bastante e nem é porque eu sou fã do Friedemann Friese :)

    ResponderExcluir
  2. Eu adicionaria esses aqui exclusivos para 2 jogadores: Jambo e Settlers of Catan Card Game. Acho os 2 excelentes!

    ResponderExcluir
  3. Boa, Daniel! Eu adoro o Catan Card Game, sempre que eu posso, eu levo comigo.

    ResponderExcluir
  4. Um de uma linha mais pesada exclusivo para duas pessoas: Twilight Struggle. Esse é excelente!

    Acho que Power Grid poderia entrar na segunda lista também.

    Agora card game por card game, mande ver no Coloretto!

    Um abraço,
    Eduardo.

    ResponderExcluir