segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Lançamentos 2012: Mercurius

Por Ricardo Stávale


A Companhia da Índia Oriental cresce rapidamente através da entrega de recursos exóticos do Novo Mundo e do Extremo Oriente – mas para operar em escala tão grande, a companhia precisa de dinheiro, então o primeiro mercado de ações do mundo foi aberto em Amsterdã. Ricos cidadãos vêem a oportunidade de adquirir ainda mais riquezas, então passaram a investir no mercado de ações. Porém também querem tomar parte de mais oportunidades de fazer lucro. Assim, muitos produtos exóticos que são desejados podem ser comprados e vendidos para tentar um lucro maior.


Em Mercurius, os jogadores assumem o papel de ricos cidadãos na Holanda, no século 17. Eles investem dinheiro em ações de diferentes ramos na Companhia da Índia ou tentam ganhar um lucro maior através do arriscado comércio de bens exóticos.


Os Jogadores tem sua própria informação sobre atividades nas terras distantes e sobre eventos que podem influenciar preços no mercado, mas cada um deles vê apenas uma parte dessa pintura. Então eles tem que sempre ficar de olho no que os outros jogadores estão fazendo e que preços são influenciados por eles.


No começo do jogo, os jogadores recebem uma quantia inicial, assim como 5 cartas “Preços Mudando” e 4 cartas que os permitem tomar ações especiais durante o jogo. O Tabuleiro mostra o preço de ações de 6 mercados da Companhia da Índia Oriental e 6 recursos daqueles mercados, para o comércio.


No seu turno, o jogador pode realizar 3 compras ou vendas de ações ou recursos, como ele preferir. Então ele joga uma carta “Preços Mudando” de sua mão. Cada carta muda o preço 3 vezes, uma vez no turno que foi jogada e nos dois turnos seguintes. A carta também altera o valor dos recursos, porém 2 vezes mais que o valor das ações.


Portanto os jogadores podem ganhar mais no comércio de recursos – mas fazer isso é bem mais arriscado.


A disputa é grande para ver quem vai se tornar o cidadão mais rico da Holanda e ganhar o jogo.

O Jogo é de 3 a 5 jogadores com uma duração média de 60 minutos.


(fonte e imagens)

Ricardo Stávale é caiçara de Itanhaém, arquiteto de sistemas, baixista e pai sem manual de instrução. Verdadeiro fã de jogos de tabuleiro e RPG, atualmente é responsável pelo blog Redomanet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário