quarta-feira, 15 de junho de 2011

Kiumbes, O misterioso pacote do Kênia


Kiumbes (do suaíli Kiumbé, que significa "ser") é um jogo diferente e muito interessante. Ele conta a história dos seres mais antigos do mundo, que mantém o equilíbrio da natureza.

Este é um título para crianças de 7 a 11 anos e contém além do jogo uma HQ que conta a história destes seres que vieram dentro de um misterioso pacote dos correios.


Além de maravilhosos componentes, da excelente arte, do tema, e claro, da mecânica moderna, nada disso faz o jogo especial.

O grande diferencial de Kiumbes é o seu método de produção e seu propósito. Ele é artesanalmente criado pela humilde vila Tabaka no Kênia.

As peças são produzidas por um método tradicional que envolve esculpir em pedra-sabão de forma que elas caibam exatamente nas mãos de uma criança. São polidos e pintados com cores atóxicas.


Todo o lucro das vendas do jogo é revertido para a ONG ShineBean, que auxilia no desenvolvimento de trabalhos sociais no país africano.

O jogo foi desenvolvido por Radka Lomičková and Jakub Těšínský e atualmente está somente disponível para venda na Repúblic Checa (distribuído pela Czech Board Games, a mesma de Through The Ages).


De acordo com o site do projeto até o fim de março deste ano:
  • Foram vendidas 740 cópias do jogo
  • Já existem 14 lojas físicas e 6 lojas virtuais vendendo
  • 12 artesãos participam na produção de Kiumbes
  • As vendas já ajudaram a concretizar o Projeto Escola Aberta e ArtWorkshop

(fonte, fonte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário