quinta-feira, 23 de junho de 2011

Os Jogos de Tabuleiro Terão Novos Ares...

Ontem você ficou sabendo do lançamento de Pássaros durante a Primeira Board Game Con do Brasil.


Hoje, falaremos um pouco mais de outro super título que será lançado: AERO.


AERO é o primeiro lançamento da Hidra Games, e já nasce um verdadeiro clássico: um jogo de estratégia abstrato para dois jogadores, com informação completa, boa dinâmica de tática e estratégia e nenhum elemento de sorte.

Com partidas de 20 a 30 minutos em média, é um daqueles jogos que se leva dois minutos para aprender, mas uma vida inteira para dominar.

Os componentes são de alta qualidade e resistência, com argolas e fichas de PVC.

No jogo, cada jogador recebe um conjunto de argolas e fichas azuis ou vermelhas, e o objetivo de cada um é se livrar de todas as suas argolas ou de todas as suas fichas.

Os jogadores são estimulados a raciocinar em vários aspectos simultaneamente, e antes de cada jogada devem verificar no tabuleiro as linhas de fichas, linhas de argolas e altura das fichas dentro das argolas, tanto suas como de seus adversários.

O jogo possui imensa rejogabilidade, pois a posição inicial das argolas transparentes iniciais pode mudar a cada rodada, proporcionando partidas extremamente diferentes.

Aero possui uma mecânica diferente e muito elegante, reunindo com maestria elementos de colocação de peças, dominação de território, empilhamento, agrupamento e formação de linhas.

Sem dúvida um jogo no estilo euro game que não pode faltar na coleção de nenhum gamer.

A arte da capa é assinada por Marcelo Bissoli (Galáxia S.A.), que mais uma vez se supera na criação deste incrível jogo, e mostra porque é considerado um dos maiores ilustradores em arte e design para boardgames do país.

Com este primeiro lançamento, a Hidra Games assegura um título diferente e de excelente qualidade para o orgulho do mercado nacional, e promete um ano com muitos lançamentos, todos voltados para o público adulto.

E claro, que a FunBox Ludolocadora não podia deixar de fazer uma entrevista com a galera que está criando este super título! Confira!


FunBox: Fale-nos um pouquinho a respeito do jogo!
Gustavo: Este eu considero como uma das minhas melhores criações.
É o tipo de jogo que se aprende muito rápido, mas se leva muito tempo para dominá-lo.
Ele que envolve várias mecânicas diferentes: colocação de peças, dominação de território, empilhamento e onde é possível formar combos.
É um jogo rápido, e os jogadores pensam o jogo todo, da primeira até a última peça.
Ele permite várias linhas de estratégia, porque você pode ganhar colocando todas as suas argolas ou todas as suas fichas.
Isto proporciona resultados muito interessantes: basicamente se você concentrar as suas fichas, você irá vencer pelo término das suas argolas,ao passo que se você espalhá-las vai ganhar pelo término de suas fichas.
Além disso, com relação às argolas o tabuleiro vai diminuindo, mas com relação às fichas ele vai aumentando.
Tivemos bons resultados em playtestes, e acredito que ele terá uma boa avaliação.

FunBox: Como surgiu a idéia de Aero?
Gustavo: Eu havia lido em um site que os jogos abstratos são mais difíceis de se enjoar, e por isto acabam se tornando clássicos, e jogados através de vários séculos.
E isto é verdade, pois as pessoas jogam xadrez, gamão, go e outros jogos abstratos por muitos e muitos anos, e não enjoam nunca!
Ao contrário: escrevem livros sobre o assunto, formam grupos, associações, e etc.
Em contra-partida, tenho bons jogos com temas bastante interessantes, mas que são jogados apenas uma ou duas vezes e logo depois se perde o interesse completamente, e ficam parados na estante.
Vi a veracidade e a força deste racíocínio e a partir de então busquei criar um abstrato, e coloquei um desafio pessoal de criar algo que fosse diferente de tudo o que eu já tinha visto.
Queria um jogo que as pessoas tivessem que pensar em vários aspectos ao mesmo tempo e que propusesse dilemas ao jogador: uma solução adequada sob um ponto de vista é inadequado por outro, e assim por diante. Ao mesmo tempo ele precisava permitir várias reviravoltas entre os jogadores.
Foi um longo caminho, mas o resultado foi excelente. Eu gostei muito do resultado.

FunBox: A FunBox acompanhou de perto e sempre apoiou a realização deste título. Lembramos que ele passou por diversos nomes e temas. Chamou-se Alfa e Ômega, depois ainda virou um jogo japonês, depois celta até que chegou na sua versão final. Conte-nos suas experiências durante essa saga em busca do tema!
Marcelo: Olha (risos). Complicado sintetizar toda saga criativa em poucas palavras mas adianto aqui que tudo isto foi fruto de muito estudo, cuidado e carinho para que o jogo, a temática e a parte gráfica conversassem de forma harmoniosa.
Gustavo: O jogo passou por vários nomes, até porque muitos dos nomes que achamos interessantes já existiam no Boardgamegeek. Só chegamos em um consenso do AERO depois de uma capa maravilhosa que o Marcelo fez, e ouvir muitas pessoas. Aliás, quem sugeriu este nome foi o Wagner, da FunBox!.
Mas isso é normal: todo o processo de criação passa por várias etapas até chegar algo realmente interessante. A inspiração é apenas 10% os outros 90% são transpiração, com muito estudo, trabalho, playteste, e dedicação.
FunBox: O que tem a ver o tema (ar) com o jogo? E por que o tema grego?
Gustavo: No jogo um jogador assume as argolas e fichas azuis (que representam o frio) e o outro as argolas e fichas vermelhas (que representam o calor). As argolas transparentes representam o ar, que pode ficar quente ou frio ao longo do jogo. A capa mostra este momento de transição: ao olhar para ela, você não sabe ao certo se vai esquentar ou se vai esfriar.
Além disso, quando você consegue formar uma linha de 4 argolas ou de 4 fichas juntas, você faz uma "corrente de ar frio", ou uma "corrente de ar quente", e isto intensifica o frio ou o calor.
O ar está em constante movimento, e mesmo um local quente pode ficar frio a qualquer momento, e vice-versa.
Os filósofos gregos acreditavam que o ar, ao lado dos outros 3 elementos (terra, água e fogo) eram a base para tudo o que existe. Da mesma forma, um jogo abstrato possui mecânicas que são a base para todos os outros jogos.
Aproveitando este conceito, estou trabalhando na criação de jogos que envolvam os outros 3 elementos. A idéia é fechar toda a coleção, com jogos sobre a terra, ar, água e fogo, mas este é um projeto a longo prazo. Se o jogo agradar e tiver um boa saída, iremos trabalhar neste conceito.

FunBox: Conte-nos um pouco de como foi o processo de playteste até chegar na versão final das regras
Gustavo: Este processo foi trabalhoso: eu joguei centenas, talvez milhares de vezes, e muitas vezes sozinho. Passei por vários formatos, com tabuleiro hexagonal, quadriculado, 3D, 8x8, 8x7, 7x7, 7x6, 6x6, 5x5 até chegar à conclusão que deveria ser 6x6.
O mais complexo foi chegar em qual seria a condições de vitória, no número mais adequado de argolas e fichas para cada um e como se poderia fazer para deixar o jogo interessante e desafiador até o último lance.
Além disso, o jogo precisaria estar equilibrado para ambos os jogadores, a vantagem inicial foi minimizada e foi necessário adequação da quantidade de fichas.
Depois que cheguei no jogo ainda tiveram muitos outros playtestes. Mas eu só cheguei no formato final do tabuleiro e do jogo com a ajuda do Alessandro.
Ao longo de todo este processo fui me encantando com o jogo: fui decobrindo que ele possui potencial para grandes lances, e que os jogadores só vão perceber isso depois de algumas partidas.
Ao longo de todo este processo, eu percebi que quanto mais eu jogava, mais eu gostava do jogo: ao invés de enjoar eu achava ele mais interessante. É por isso que decidi lançá-lo primeiro - considero ele um grande jogo.

FunBox: Como foi o processo de criação da arte?
Marcelo: Basicamente fomos estudar o conceito de arte da maioria dos jogos abstratos que chamam a atenção no mercado e em seguida (após várias derrotas jogando AERO com o Gustavo) começamos a testar vários tipos de fundo junto com fontes e nomes. Mas o processo se repetiu várias vezes até que tudo tivesse uma ligação coerente. Veja bem... um tema "celta" pede um nome "celta", uma tipografia "celta" e por aí em diante. O mesmo ocorreu com o tema "grego" que viabilizou todo o conceito sem conflito algum. Foi algo demorado mas com justificativa! Afinal até o Wagner da FunBox fritou os miolos na busca de um nome marcante para o jogo ( risadas ).

FunBox: Quais foram as diferenças entre criar a arte de AERO e de Galáxia S.A.?
Marcelo: Uma delas foi o fato do AERO ser um jogo abstrato. Jogos abstratos pelo que percebi não possuem temática ( pouquíssimos possuem ) e tivemos de estudar o jogo profundamente até conseguir uma arte interessante que fosse à altura da mecânica do jogo. O tempo x trabalho é um diferencial importante pois enquanto o Galaxia já tinha tudo definido e exigia apenas um trabalho contínuo e foco. O AERO demandava muita análise e reflexão com uma execução até rápida de sua arte.


FunBox: Quais foram os maiores desafios no design e na arte?
Gustavo: O jogo nasceu de um desafio auto imposto: eu me desafiei a criar um jogo abstrato diferente, totalmente independente de linguagem, sem elemento sorte, interessante e intrigante até o final, com regras simples, com boa rejogabilidade, boa qualidade de componentes e que seja absolutamente apaixonante, um jogo que pessoas do mundo inteiro pudessem jogar e gostar. Queria que as pessoas gostassem de jogá-lo e que ele tivesse uma capa bonita. Eu gostei muito do resultado. Agora é ver se o público gostou deste jogo tanto quanto eu.
Marcelo: Dentro da parte gráfica foi o material a ser utilizado nas peças. Confuso né? O que o mateiral tem a ver com a arte ou o design? TUDO! O material utilizado deveria ser representado na capa. O Gustavo testou madeira, pedra sabão, metal e por fim plástico. Qualquer que fosse o material a ser utilizado já alterava a arte da capa e até mesmo a temática.

FunBox: Quando as pessoas poderão comprar este super título?
Gustavo: Vamos fazer o lançamento do jogo na Primeira BGcon do Brasil, onde os interessados poderão comprar e pegar os seus autógrafos dos criadores e do ilustrador. Lá, estaremos com outros lançamentos inéditos também.

FunBox: Quais são suas expectativas com relação ao jogo a partir de agora?
Gustavo: O Alessandro e eu fizemos tudo para fazer um jogo apaixonante. Acredito que conseguimos, mas isto é apenas a primeira parte do processo: agora, passaremos a um outro desafio, que é a divulgação e distribuição. Temos ainda muito trabalho pela frente. Eu ficaria feliz se o sucesso dele pudesse viabilizar a produção de outros títulos, não só meus como também de outros autores nacionais.
Marcelo: São boas! Eu joguei 10 minutos deste em minha primeira reunião com o Gustavo e fiquei impressionado com o jogo. Certamente a arte foi um desafio mas agora temos um maior ainda em divulgação e distribuição e esperamos vencer com bravura este e outros em paralelo.

FunBox: Vocês podem falar um pouco mais a respeito dos seus projetos futuros?
Gustavo: A Hidra é uma empresa que cria, desenvolve e publica jogos voltados para o público adulto.
Iremos lançar vários títulos com temáticas e mecânicas totalmente diferentes: teremos abstratos, jogos festivos, jogos de humor negro, negociação, cooperativos, enfim...toda uma gama de propostas para os mais variados gostos. Veremos os estilos que melhor caírem no gosto do público e vamos trabalhar em cima destes. Tenho vários jogos que desenvolvi que estão prestes a serem lançados, e vamos focar principalmente em material inédito de autores nacionais. O sucesso destes títulos irá alavancar os demais.
O Brasil tem o povo mais criativo do mundo. Queremos dar espaço para os autores nacionais para mostrar para o mundo que existe muita coisa boa por aqui.
Marcelo: Busco o enraizamento da Vectoria neste mundo maravilhoso de boardgames. Com tantas feras em game-design por aí vejo um futuro promissor. Trabalhar com eles é tranquilo e sempre construtivo por conta da sede de crescer e do foco que este pessoal possui. A criatividade existe vamos aplicá-la de forma exaustiva até desenvolver títulos cada vez mais marcantes aqui no Brasil e até fora.

FunBox: Muito obrigado Gustavo e Marcelo pela entrevista! A FunBox e nossos amigos desejamos muito sucesso ao AERO e estamos ansiosos para jogá-lo!


Enquanto isso confira o trailer de AERO no nosso canal do YouTube!


Você está doidinho pra jogar este super título da Hidra? Pois venha conhecê-lo na BGCon!

Sobre a BGCon:
  • O Que: A Primeira BGCon
  • Quando: 9 e 10 de Julho
  • Onde: Colégio Santa Amália, no Metrô Saúde (clique aqui para mais informações)
  • Quem: Você! Ou vai perder?
  • Por que: Porque gamer que é gamer não vai perder o maior evento de jogos de tabuleiro do ano!
  • Quanto: R$15,00 por dia (antecipado) e R$30,00 na hora (clique aqui para mais informações).


Nenhum comentário:

Postar um comentário