terça-feira, 15 de março de 2011

Lançamento Ceilikan Jogos: Ouro de Tolo

Para a alegria e felicidade geral da nação, nesta semana, foi anunciado mais um jogo da Ceilikan Jogos!


Após o grande sucesso de Samurai, o próximo título se chamará Ouro de Tolo!


Criado pelos mestres Sérgio Halaban e André Zatz (de Hart an der Grenze), neste divertido jogo, os jogadores serão mineiros em busca de riquezas!

Seguindo um estilo push-your-luck, no seu turno você tentará cavar ouro ou pedras preciosas na mina (representada por um saco). Se você tirar 2 ouros de tolo, que são pedras pretas (diga "pedras pretas" rápido 5 vezes!) no jogo, você não só perde a vez, mas tudo que conseguiu garimpar na rodada.
Você também poderá utilizar cartas de ação que poderão dar diversos benefícios, assim como atrapalhar seus oponentes.

Enquanto o jogo ainda está saindo do forno, a FunBox entrevistou Tiago Bueno (Ceilikan Jogos) e Sérgio Halaban para nos contar mais sobre Ouro de Tolo! Confira:

FunBox: O que é um ouro de tolo?
Tiago: Você tem certeza que vai perguntar isto para alguém da área de Química? Ouro de Tolo é Dissulfeto de Ferro que tem muitas caracteristicas similares ao Ouro. Ele também é amarelo metalico e sua presença é comum próximo dos veios de Ouro. Seu nome popular é Pirita e é muito difícil distingui-lo do Ouro verdadeiro sem equipamentos de análise. A principal diferença entre os dois é a dureza. Ouro é maleável e a Pirita não é, daí vem o costume de se morder uma peça de Ouro para saber se é real ou falsa.


FunBox: Como foi trabalhar em Ouro de Tolo?
Sérgio: O processo de criação de um jogo, para nós, é sempre repleto de altos e baixos. Com Ouro de Tolo não foi diferente. Desde o início queríamos criar um “chicken game”. O jogo passou por vários formatos e temas até que encontrou a sua forma final. Talvez por isso esse tenha sido um dos nossos jogos para o qual fizemos mais playtestes. Nesse processo, o jogo acabou contando com a contribuição de muita gente. Para você ter uma idéia, o tema e nome do jogo foram definidos pelo Tiago quando ele jogou o nosso último protótipo.

Tiago: Foi um trabalho bem diferente da produção do Samurai. Tive que correr mais atrás de fornecedores externos, pois, diferente do Samurai, neste jogo temos peças que não são produzidos pela Ceilikan. No final, o grande trabalho será juntar tudo dos diversos produtores dentro da caixa do jogo; esta, feita pela Ceilikan.


FunBox: Conte-nos um pouco sobre a evolução do jogo desde seus conceitos iniciais até a versão final!
Sérgio: O André tinha uma idéia para um “chicken game” inspirada na roleta russa. Como o André estava com uma viagem marcada para a Alemanha, corremos para preparar um protótipo. O jogo agradou porém o tema não. Na volta do André retrabalhamos o tema e isso levou a modificações na mecânica. O jogo passou por João e o Pé de Feijão, pelas mil e uma noites - com o Gênio guardião de um tesouro, pelo velho oeste - com um bando de ladrões dividindo o fruto de um roubo e no final se transformou em Ouro de Tolo. A cada mudança de tema, surgiam inevitáveis mudanças na mecânica e ajustes nas regras. O lado bom é que o jogo foi sendo depurado aos poucos. Foi ficando cada vez mais interessante e elegante. Ao todo esse processo se estendeu por 3 anos. Estamos muito contentes com o resultado final.

Tiago: Bem, o André Zatz e o Sérgio Halaban são autores a muitos anos, então o jogo estava praticamente pronto. Como ele nunca havia sido publicado, teve algumas mudanças. Uma delas foi o tema, que era de uma
gang de bandidos dividindo o produto de um roubo e acabou virando este tema de mineradores atrás de riquezas. Teve também uma carta que foi adicionada porque uma das cartas de ataque não tinha uma contra-carta e então acrescentamos ela ao jogo, mas ambas as mudanças foram feitas com a anuência do André e do Sérgio.


FunBox: O lançamento será em 1o. de Abril (dia da mentira)? Por que escolheram esta data?
Sérgio: Confesso que esta data surgiu meio por acaso, uma série de problemas de agenda nos levou a esta data. Quando eu apresentei esta data com a única possível para o André, ele imediatamente disse: “Lançamento do Ouro de Tolo no 1º de Abril! Não poderíamos escolher uma data melhor?”

Tiago: Foi coincidência, mas é claro que no final das contas, dá para aproveitar alguma coisa, afinal de contas, 1° de Abril também é conhecido como o Dia dos Tolos em algumas partes do mundo.


FunBox: Esta é para o Tiago. Como foi trabalhar com grandes designers como Sergio Halaban e André Zatz?
Tiago: Foi ótimo, o André e o Sérgio já haviam demonstrado o interesse na publicação de um jogo deles pela Ceilikan ainda na época do lançamento do Samurai, então quando houve a reestruturação da empresa, foi natural procurar os dois, que foram muito atenciosos e prestativos. No total, eles chegaram a nos oferecer quatro titulos para trabalho entre jogos inéditos, caso do Ouro de Tolo, e relançamentos. Eu espero em
breve poder contar novamente com eles para novos jogos da Ceilikan.


FunBox: Agora para você, Sérgio. Como foi trabalhar com a Ceilikan Jogos?
Sérgio: A Ceilikan está de parabéns! O Tiago está com um projeto muito legal. O trabalho “pioneiro” dele e de muitos outros que estão começando a ganhar cada vez mais espaço está criando pela primeira vez um espaço “real” para autores de jogos no Brasil. Estamos muito contentes com a possibilidade de lançar Ouro de Tolo no Brasil, antes mesmo de ter um contrato na Europa. Quando criamos este jogo, estávamos pensando no mercado europeu, pois no Brasil é muito difícil publicar um jogo que não esteja vinculado a uma licença.

FunBox: Agora nos conte, quais os próximos lançamentos que podemos esperar em breve?
Sérgio: Além da nova edição do Jogo dos Conquistadores, com algumas mudanças nas regras e uma produção bem mais caprichada, que a Estrela lançou no final do ano passado. Neste primeiro semestre deve sair nosso primeiro jogo publicado pela Algazarra, o Caça Fantasmas – um jogo para crianças a partir de 6 anos com uma mecânica baseada em memória e Onde Vivem os Animais, também para crianças a partir de 6 anos, pela Ludens Spririt. Ainda no terreno dos jogos infantis, o nosso maior sucesso de vendas até hoje, o Floresta Encantada da Grow vai ter um novo design que ficou bem legal. E se tudo correr bem teremos mais duas novidades para o segundo semestre de 2011.

Tiago: Pela Ceilikan, será um jogo de um autor estreante no mercado profissional, mas que já tem algum nome entre as pessoas que estão no "meio" como designer hobbista, o Marcos Macri. Pássaros é um jogo de montar coleções no qual os jogadores são fotografos tentando obter as melhores fotos de diversos pássaros, tendo como cenário a rica natureza brasileira. No cronograma, deverá ser lançado ainda no primerio semestre.

FunBox: Muito obrigado, Tiago e Sérgio! Tanto nós da FunBox quanto nossos amigos desejamos muito sucesso para este título! Aguardamos ansiosos para tê-lo aqui em nosso espaço!

Sobre Samurai: Do premiado autor Reiner Knizia, neste jogo cada jogador deverá utilizar sua estratégia para obter a maior influência no Japão medieval.


Sobre Hart an der Grenze: Neste divertidíssimo jogo indicado ao prêmio de Jogo do Ano em 2006, um dos jogadores será um policial inspecionando a bagagem dos demais adversários em busca de muamba. Suborno, negociação e muitas gargalhadas são componentes essenciais de Hart an der Grenze!


(Fonte: Ceilikan Jogos, Sérgio Halaban, André Zatz)

Um comentário:

  1. poxa, legal!
    lembra um pouco o "pass the pigs"
    http://boardgamegeek.com/boardgame/2593/pass-the-pigs

    ResponderExcluir