sexta-feira, 25 de março de 2011

Bico de Lacre apresenta: Afluentes

A editora nacional Bico de Lacre disponibilizou este mês na FunBox o jogo Afluentes!


Criado por Luish Moraes Coelho, neste jogo você competirá para preservar as águas enquanto seus oponentes tentarão impedi-lo com os mais diversos obstáculos e poluentes.

E para celebrar a chegada deste ótimo jogo, a FunBox fez uma entrevista com o próprio designer do título! Confira:

FunBox: Qual é o seu jogo de tabuleiro preferido?
Luish: Primeiro, quero agradecer pela entrevista, e parabenizar pelo espaço que a Funbox está proporcionando a esta geração fascinante de jogos de tabuleiro que as crianças e jovens do Brasil ainda não tiveram a oportunidade de conhecer. Geralmente, gosto mais do jogo que está na mesa, no momento. Dos mais conhecidos, acho Caylus um jogo fortíssimo muito bem elaborado.

FunBox: Conte-nos um pouco sobre você e sua história com jogos de tabuleiro!
Luish: Minha formação acadêmica é em design na ESDI (RJ), tenho mestrado e faço doutorado em Artes, na UFMG. Joguei minha infancia inteira, muito jogo de botão, muito Petrópolis, muito Cartel, muito Diplomacia, muito War. O primo de um
amigo costumava fazer pistas de corrida para um jogo de Formula 1 que ele tinha inventado, achei fantástico, comecei a desenhar os carrinhos para usar nas pistas dele. Passava varias camadas de durex e depois cortava com tesoura de unha. hahaha Mega artesanato, conhecia os modelos dos carros, o BT-49 do Piquet, por exemplo, a pintura exata, essas coisas.

FunBox: De onde surgiu a inspiração de criar Afluentes?
Luish: Afluentes veio em bloco. Numa tarde de sábado, pensei na estrutura das cartas, o tema veio imediatamente, cortei papel, escrevi a caneta, chamei o cunhado que estava por perto e começamos a jogar. Um ano depois de aprimoramentos, o jogo está sendo lançado.

FunBox: Quais foram os desafios para se criar e publicar o jogo?
Luish: Os desafios de criar nada tem a ver com os de lançar um produto, claro. Embora muitos comparem o meio editorial de livros a um jogo, onde voce tem que apostar em diversos títulos. Produzir jogos é mais restritivo do que produzir livros, por causa dos componentes, do tabuleiro, que são materiais gráficos que exigem muito cuidado, técnica e bons fornecedores. Este me parece ser o maior gargalo da produção nacional, bons fornecedores. É incrível a dificuldade que se tem para fazer um bom baralho no Brasil. A opção de papel é muito pequena, o corte irregular, se quiser algo proximo dos jogos estrangeiros, o orçamento estoura, porque ou se produz milhares e milhares (e isso implica em ter grande estoque, esquema de vendas, risco, prejuizo, etc.) ou a conta não fecha. É bem dificil ser artesanal, mas se o produto for bom e bem cuidado, creio ser possível.

FunBox: Fale um pouco sobre os próximos títulos que estão saindo do forno!
Luish: O proximo produto, na verdade, é um produto anterior. O Recicle - Tempos de Crise é um jogo de tabuleiro mais longo e pesado do que o Afluentes. Fiz uma tiragem artesanal bem pequena que obteve otima receptividade, tanto no Brasil quanto na Europa, para onde enviei seis unidades e uma delas chegou, mais por sorte do que por estratégia, nas páginas da revista alemã Spielbox, especializada em boardgames, que fez uma resenha critica muito boa. Parece-me que foi o primeiro jogo brasileiro a ser comentado na revista. Uma feliz surpresa e agora será lançado em tiragem maior pela editora Galápagos Jogos, que está construindo um belo cardápio de opções em jogos para o público brasileiro, lançou o Brasilis, o Máfia e tem o Convocados saindo do forno, possivelmente será lançado junto com o Recicle.

FunBox: Luish, muito obrigado! Todos nós da FunBox desejamos vida longa e muito sucesso para este super título nacional!

Curioso para jogar Afluente? Pois venha conhecê-lo aqui na FunBox!

Enquanto isso, você pode clicar aqui para baixar as regras do jogo diretamente do site da Bico de Lacre.

Sobre Afluentes: Neste jogo de cartas, você precisará juntar cursos d'água e criar afluentes. Mas cuidado com seus oponentes que tentarão interromper seu curso através de diversos problemas ambientais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário