sexta-feira, 4 de março de 2011

Entrevista com o editor da revista Ludo Brasil Magazine

Em menos de 1 semana será lançada mais uma grande iniciativa no mercado nacional: a revista Ludo Brasil Magazine!

O periódico, 100% em formato eletrônico, trará aos gamers tupiniquins entrevistas, resenhas, jogos print & play, dicas, tutoriais e muito mais!

Enquanto a primeira edição está saindo do forno, a FunBox entrevistou Julio Trois, o desbravador neste grande marco na história dos jogos de tabuleiro no país. Confira!


FunBox: De onde surgiu a idéia de criar uma revista sobre jogos de tabuleiro? 
Julio Trois: Tudo surgiu muito inesperadamente, depois de uns 2 anos fora do cenário lúdico, sem participar de fóruns ou sites, comecei a participar novamente da comunidade, eu então estava lendo alguns posts antigos da Ilha do Tabuleiro e me deparei com um tópico sobre a criação de uma revista, do início de 2010, o tópico não evoluiu, havia algumas mensagens pró e outras contra, imediatamente fui tomado por uma motivação de levar aquela idéia da teoria a prática, e comecei a contactar as pessoas, e a receptividade foi ótima, recebi muito incentivo do Antônio Marcelo da Riachuelo Games, que era o editor da Strategos (revista que eu adorava) e várias pessoas se prontificaram em ajudar, assim saímos da teoria e fomos a prática. O engraçado é que no início eu pensava em fazer apenas uma edição piloto para testes, mas depois dos primeiros dias de trabalho, decidi que o projeto era de longo prazo, que seria a 1ª edição, de muitas edições!

FunBox: Fale-nos um pouco mais sobre o que iremos encontrar na primeira edição da revista! 
Julio Trois: Confesso que está bem mais "recheada" do que eu imaginava, hehehehe, fiquei muito feliz com várias pessoas empenhadas em contribuir. Nesta 1ª edição teremos alguns reviews de jogos, alguns novos, alguns mais "desconhecidos", uma mescla de tipos de jogos, teremos reviews de livros ligados ao mundo lúdico, algumas entrevistas bem legais, dicas de home made, e um jogo print & play anexado. É importante ressaltam que a Ludo Brasil também pretende estar presente na vida dos nossos irmãos de Portugal, o idioma facilita as coisas, por isto temos também contribuições vindas do outro lado do Atlântico! Na realidade não pretendemos "re-inventar a roda", pretendemos seguir as trilhas já percorrida pelos pioneiros, criando uma revista baseada neles, mas com a nossa "cara". Eu fui um leitor assíduo das revistas Strategos e Ludo espanhola, então obviamente estes excelentes trabalhos tem grande influência na Ludo Brasil, seja no estilo de diagramação ou no estilo de conteúdo.

FunBox: Quanto custará uma edição da Ludo Brasil Magazine? Qual será a periodicidade? 
Julio Trois: A Ludo Brasil Magazine será virtual, terá versões em PDF e Flash, não será impressa, acredito que ainda não temos meios de fazer uma revista impressa sobre jogos no Brasil, a distribuição é muito complexa para uma revista independente, nosso conteúdo é de nicho, automaticamente, não teria apelo ao leitor comum, que compra revistas na banca de jornal ou na livraria, além disto, os custos de impressão são proibitivos, principalmente sem patrocínios ou um nº elevado de anunciantes. Apesar de não ser do ramo de revistas, eu acompanho o "movimento" das mídias no exterior, cada vez mais jornais e revistas deixam de ser impressos, e todos estão sendo substituídos por versões digitais, então novamente vem a questão: Vou re-inventar a roda? Obviamente que no futuro novos fatores podem ser levados em conta e uma revista impressa surja, mas até lá, seremos apenas virtuais. A Ludo Brasil será gratuíta, não terá custo de assinatura, não terá conteúdo privado de assinantes, nada, será 100% free, queremos que os membros do mundo lúdico tenham acesso ao nosso trabalho e possam usufruir dele, sem ter que pagar! Quanto a periodicidade o objeitvo é ser mensal, todo o dia 10 uma nova edição, claro que imprevistos podem ocorrer, principalmente porque dependemos da contribuição de colunistas entusiastas, que coloboram com a revista como doação, então as vezes algo pode atrasar, mas se tudo der certo, todo o dia 10 teremos uma nova edição.

FunBox: Acompanhamos a contagem regressiva pelo Twitter de vocês. Como está o friozinho na barriga para o lançamento? 
Julio Trois: Hehehehe, como tudo que é novo, sentimos a pressão, sei que os leitores são exigentes, estavam acostumados com conteúdo de qualidade das revistas Strategos e Ludo Espanhola, então seremos muito cobrados por isto. A tensão está no ar, sabemos que poderemos fazer um bom trabalho e receber bons retornos, como podemos fazer algo ruin e, sermos duramente criticados, mas o importante é coletar as informações importantes e sempre melhorar. Mas confesso que cada dia que passa mais ancioso fico.

FunBox: Quantas pessoas estão colaborando na publicação da revista? E como está sendo trabalhar com elas? 
Julio Trois: São mais de 20 pessoas, contribuindo com matérias, material gráfico, e muita orientação, como não sou do ramo de revistas, muitas coisas são novidades para mim, então todos os conselhos são maravilhosos. Tudo é feito virtualmente, são pessoas do Sul, do Sudeste, do Nordeste, de todas as regiões do país, o trabalho tem sido fantástico, eu passei a eles minha idéia de revista e cada um está fazendo a sua parte, se surge uma dúvida, conversamos, todos tem sido muito comprometidos, eu estipulei datas e todos cumpriram, e isto é o mais importante, para que uma publicação mensal ocorra, é preciso que todas as peças do mecanismo funcionem, assim a máquina flui dentro do esperado.

FunBox: Para finalizar, qual é o seu jogo de tabuleiro preferido e por que? 
Julio Trois: Acredito que a principal qualidade de um jogo de tabuleiro é a de agregar as pessoas, por isto até o logotipo da revista faz analogia a isto, relembra um tabuleiro de Ludo representado por "pessoas" interconectadas pela mente, ou seja, todas convergindo em um só momento, uma partida de jogo de tabuleiro. Os jogos para mim hoje tem sua qualidade relacionada as pessoas que estão comigo jogando, quando vou jogar com meu filho de 6 anos, não existe jogo melhor que o Escadas e Escorregadores ou o Pictureka, são simples e divertidos, já quando vou jogar com a minha esposa, preferimos jogos leves mas onde precisa-se pensar, nossos favoritos são o Thurn & Taxi e o Carcassonne. Agora se os companheiros são mais gamers, então adoro uma partida de Axis & Allies, Fury of Dracula, dentre outros. Por isto não posso dizer que há apenas 1 jogo, na verdade há pessoas e situações que combinam com determinados jogos.

Aproveito a oportunidade para agradecer o espaço concedido no Blog da FunBox para apresentarmos nosso trabalho, espero que os leitores apreciem nossa revista, estamos abertos a novas idéias e críticas, queremos fazer uma revista que o leitor sinta prazer em ler, esperamos vocês no próximo dia 10/03/2011 no lançamento virtual da revista, e fiquem ligados no nosso Facebook e Twitter, pretendemos fazer promoções durante o ano com nossos leitores.



A FunBox deseja longa vida à revista e parabenizamos esta grande iniciativa!


Blog da Ludo Brasil Magazine: http://ludobrasilmagazine.blogspot.com/
Twitter: @Ludo_Brasil
Facebook: http://www.facebook.com/pages/Ludo-Brasil-Magazine/194547910564901

Nenhum comentário:

Postar um comentário