sábado, 14 de abril de 2012

Tabuleiro-Mundi

Por Evaldo Vasconcelos

Jogos de tabuleiro de todo o mundo são tema de oficina

Adriana Klisys, autora dos livros "Quer Jogar?" (Edições Sesc-SP) e "Ciência, Arte e Jogo" (Ed. Peirópolis) dá oficinas de jogos de tabuleiro.

O projeto, batizado de Tabuleiro-Mundi, propõe a cada encontro uma conversa sobre regras, história e soluções para a confecção de diferentes jogos.

Dia 30 é a vez de falar do Jogo da Onça e do Fan-Tan. A atividade é direcionada para profissionais da educação e interessados em jogos.



O Jogo da Onça tem origem entre alguns povos indígenas. No tabuleiro, 14 peças representam os cachorros e uma peça representa a onça. Os cachorros não podem "matar" a onça, apenas cercá-la. Já a onça pode "matar" um cachorro, se ele estiver sozinho. É uma brincadeira de estratégia.

Fan-Tan é uma forma de jogo de azar que já foi muito popular na China. Tem semelhanças com a roleta. É jogado por no mínimo duas pessoas e consiste em apostas sobre quantos peças estão escondidas sob um determinado recipiente.

Tabuleiro-Múndi

  • QUANDO: dia 30 de abril (segunda-feira), das 19h às 22h
  • ONDE: Espaço Crie Futuros (r. Dr. Cícero de Alencar, 69, Butantã;
  • TELEFONE: (11) 3726-8592 / ( 11) 9659-6382
  • QUANTO: R$ 50 (antecipado) e R$ 70 (no local do evento)

Para conhecer mais do trabalho de Adriana Klisys acesse o seu blog: Quer Jogar?

Postado originalmente no site da Folha.

Imagens: www.chinesecol.com.

(fonte)

Evaldo Vasconcelos é amazonense, empresário, produtor e gestor cultural. Tem divulgado os jogos de tabuleiro importados no Brasil desde 2009 através do evento Eurogames Manaus e do blog Strategos

Nenhum comentário:

Postar um comentário