quinta-feira, 14 de julho de 2011

Racing

Por abruk do blog JogoEu


Sinopse
Racing é um jogo de cartas que nos coloca no papel de manager de uma escuderia de fórmula 1. Para ter uma equipa pronta para competir cada jogador precisa de ter pelo menos um piloto, um chassi e um motor. Entretanto a equipa pode ser melhorada com novos pilotos e sponsors.

Como se joga
No início do jogo é necessário lápis e papel para anotar os 20 milhões de dólares com que cada jogador inicia o jogo. Para lá do dinheiro cada jogador recebe também 5 cartas do baralho. Entretanto no seu turno cada jogador começa por biscar de 1 a 3 cartas em função daquilo que deseja gastar:

→ 1 carta – grátis;
→ 2 cartas – 1 milhão
→ 3 cartas – 2 milhões

De seguida passa-se à segunda fase do turno do jogador, que é o leilão de cartas.

Na fase do leilão o jogador pode colocar em leilão quantas cartas quiser (da sua mão para a mesa), mas apenas uma de cada vez pode ser leiloada, ou seja, leiloa-se uma carta de cada vez, embora o jogador possam colocar mais que uma carta a leilão no início do seu turno.

O turno passa para o jogador à esquerda do jogador ativo, depois deste decidir que não quer leiloar mais carta nenhuma e de se ter verificado que não tem mais de 5 cartas na mão. Pode acontecer que algumas das suas cartas inicialmente colocadas a leilão não sejam vendidas, nesse caso as cartas ficam na mesa (mercado) disponíveis para serem compradas noutra ocasião.

Depois de todos os jogadores terem feito o seu turno (conclusão de uma ronda), o jogador que inicia a segunda ronda verifica se ainda tem cartas suas no mercado e, se assim for, descarta-as para o monte de descarte, colocando de seguida novas cartas da sua mão no mercado.

As cartas que existem no jogo são as seguintes:

Cartas de piloto, chassi e motor
Estas cartas estão numeradas de 1 a 6 e só tendo pelo menos uma de cada se poderá competir numa corrida de fórmula 1. No caso das cartas de piloto o jogador pode comprar duas, mas nas de chassi e motor, o jogador só pode ter uma visível à sua frente, logo, quando adquire uma nova (para melhorar o valor da carta que tem) tem de descartar o chassi ou motor que deseja substituir.

As cartas adquiridas em leilão são sempre colocadas à frente do comprador e visíveis para todos os restantes jogadores.

Cartas sponsors
As cartas sponsors atribuem um valor em dólares que é creditado no valor total do dinheiro do jogador que a joga, no momento em que ele o faz e sempre que termina uma corrida. Estas cartas não passam pelo processo de leilão como as cartas anteriores, ou seja, são jogadas diretamente da mão do jogador para a sua área de jogo. Atenção, cada jogador só pode jogar uma carta de sponsor por turno, num total de dois sponsors durante toda a partida.

É proíbido substituir sponsors depois de jogados,exceto se usar os poderes de uma carta especial.

Cartas especiais
As cartas especiais também não são jogadas para o mercado, isto é, os jogadores que desejem jogá-las podem fazê-lo diretamente da mão para o monte de descarte, efetuando imediatamente o benefício que ela indicar.

Cartas circuito
As cartas circuito são as cartas que permitem desencadear a realização de uma corrida. Quando um jogador decide jogar uma carta circuito da sua mão dá-se início a uma corrida.

Para participar numa corrida, os jogadores tem de ter pelo menos 1 carta de motor, 1 carta de chassi e 1 carta de piloto. Se reunirem estas condições vão à corrida.

Para saberem as sua classificação final, cada jogador soma o valor das três cartas e o total é comparado com os totais dos outros jogadores. O total maior é o vencedor da corrida e os restantes ordenam-se decrescentemente.

Depois consultam a tabela que acompanha o jogo e recebem os respetivos pontos pela sua classificação.

Se o jogador possuir duas cartas de piloto, equivale a correr com dois carros, para isso obtém dois totais, ou seja, soma o valor do motor+chassi+piloto1 e obtém um total, e depois soma o valor do motor+chassi+piloto2 e obtém um segundo total; estes valor permitir-lhe-ão duas classificações na corrida!

No fim de realizar uma corrida os jogadores recebem o valor do(s) seu(s) sponsor(s). Mesmo que tenha dois pilotos só recebe o valor do(s) sponsor(s) uma vez depois de cada corrida.

O fim do jogo acontece quando se termina a sexta corrida. Nessa altura verifica-se que obteve mais pontos no total das seis corridas e é esse o grande vencedor.

Avaliação
Racing é um pequeno jogo de cartas muito apelativo, sobretudo para quem gosta do circo da fórmula 1. O mecanismo do leilão não me é muito caro todavia é bastante tolerável neste jogo.

Penso que vale a pena experimentar para ver se gostam antes de comprar, mas o seu reduzido preço é seguramente um fator a seu favor para uma compra impulsiva, que certamente não frustrará em nada o comprador, pois estamos em presença de um pequeno jogo bem inteligente. Penso que as cartas especiais são muito poderosas e de certa forma criam um efeito de aleatoriedade que nem sempre agrada, sobretudo àqueles que tem sempre de ter tudo “controlado”!

Sendo um jogo autoeditado não será muito fácil encontrá-lo em todo o lado, mas poderão seguir o link de compra que vos sugiro em baixo.

Vruuum… Vruummm….


Ligações:
Site do Racing -> AQUI
Cartas traduzidas para PT -> AQUI
Registo de pontuação -> AQUI
Vídeo -> AQUI

Comprar:
Philibert -> AQUI

(fonte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário