terça-feira, 12 de julho de 2011

Uno & Verso leva a magia do D-U-MARÃ a BGCon 2011

Por Clodoaldo Moreira do blog do D-U-MARÃ.

A presença da UNO & VERSO apresentando o D-U-MARÃ na BGCon 2011 atraiu a atenção dos gamers presentes, despertando grande interesse sobre o jogo. O D-U-MARÃ foi apresentado pelo facilitador e um de seus criadores, José Ricardo Grilo e pelo também facilitador, Clodoaldo Moreira, que aproveitaram a oportunidade para falar sobre ludicidade e em como ajustar jogos de tabuleiros para as organizações, uma das propostas do simpósio.

José Ricardo Grilo, um dos criadores e também facilitador do D-U-MARÃ,
ao lado de Wagner Rodrigues, um dos organizadores do BGCon
A BGCon é uma convenção de Jogos de Tabuleiro que aconteceu dentro do RPGCon 2011, e que reuniu praticantes de RPG, jogos de tabuleiro, cardgames, literatura fantástica, MMORPG e colecionadores de miniaturas. O evento aconteceu em São Paulo no último final de semana, entre os dias 9 e 10 de julho no Colégio Santa Amália, ao lado do metrô Saúde.


Público compareceu vestido a caráter ao evento.

De forma bem descontraída e informal, o tabuleiro do D-U-MARÃ foi estendido na sala com todas as suas peças, e como era de se esperar, a sua magia tomou conta do espaço. Era impossível não perceber a reação de admiração, comentários ao pé do ouvido e curiosidade estampada no olhar de cada um dos participantes diante do tabuleiro de 2m x 2m. O que eles mais queriam saber, era como um jogo como aquele funcionava. Como era conduzido? Porque um tabuleiro daquele tamanho?

Tabuleiro do D-U-MARÃ sendo apresentado aos "gamers"

Na medida em que as respostas eram dadas, mais perguntas surgiam e o desejo de jogar o D-U-MARÃ estava estampado no rosto de cada gamer. Infelizmente esse desejo não pode ser atendido, não naquele momento, uma vez que o D-U-MARÃ requer de 4 a 6 horas de jogo, e o objetivo era apenas apresentá-lo como ferramenta lúdica para as organizações.

Ao final da apresentação, como era de se esperar, metade da sala permaneceu em busca de mais respostas que pudessem saciar o fascínio que o D-U-MARÃ exerceu sobre cada um dos presentes. Foi difícil desmontar o tabuleiro e recolher suas peças!

A sensação final foi a de que o D-U-MARÃ cumpriu sua missão, apresentando um jeito único de proporcionar prazer e conhecimento ao mesmo tempo, dentro de uma metodologia lúdica. Para os presentes, ficou claro que jogos de tabuleiro podem ser muito mais que um simples hobby, mas sim, uma fantástica ferramenta de desenvolvimento de competências comportamentais, e o D-U-MARÃ está ai para provar isto.

(fonte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário