quinta-feira, 14 de julho de 2011

A Game of Thrones

Por Vince Vader, do blog Game Analyticz

Game of Thrones, sem dúvida nenhuma, foi o fenômeno das séries televisivas desse ano. O sucesso da série é baseada na saga épica homônima de livros criada pelo autor americano George R. R. Martin. O board game é antigo, mas no embalo do seriado nos reunimos pra jogar em um grupo de cinco pessoas este bom título.


Em Game of Thrones cada jogador comanda uma família em um reino medieval que lembra uma Europa onde os invernos podem durar anos. Os players devem fortalecer seus exércitos de guerreiros, cavaleiros e navios para conquistar a maioria de territórios no mapa e assim ganhar a partida. Logicamente, cada família segue um perfil comportamental que influencia nos poderes dentro da arena de combate (é um pretexto para cada um jogar com seus characters favoritos). Eu joguei com os Lannisters, um bando de filhos da p*** de carteirinha.


O jogo usa um pouco de mecânica do Diplomacy onde todos revelam suas ações simultaneamente e seguem uma ordem de benefícios baseada em diferentes iniciativas. O fator estratégia é alto e conta com pouca sorte (não há dice rolling). Há um sistema interessante de uso de três decks de cartas para geração de eventos randomizados (ataques de selvagens, melhoria de exércitos, etc.)


A dinâmica é boa e recria o clima da série de uma maneira bem legal. Achei que a partida foi um pouco longa e há um elemento que é o "raid" que anula muitas ações e trava um pouco as possibilidades de ataques aos territórios adjacentes.


A arte é bem legal e retrata os personagens muito bem. Tks pro amigo Tola que nos apresentou mais um bom game. Pra finalizar (e pra quem não conhece) um pouquinho da série de TV:


(fonte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário