terça-feira, 4 de setembro de 2012

Backgammon

Por Vince Vader

Em algum momento da minha infância eu joguei bastante backgammon (e provavelmente com as regras erradas), mas recentemente na viagem que fiz pra Istambul adquiri um tabuleiro bem legal de madeira nobre e madrepérola no Grand Bazar da cidade. Agora, com o tabuleiro mais legal, dá vontade de jogar de novo. Olhem a foto do bonitão nas imagens abaixo:
Backgammon é um game abstrato que tem elementos de controle de área. Vou citar algumas informações do site Ladbrokes a seguir:

Backgammon é um jogo de tabuleiro muito simples, para duas pessoas, jogado com pedras e dados. Acredita-se que é original da Mesopotâmia e que tem mais de 4.000 anos, tornando-se assim um dos mais antigos jogos da humanidade.

Um tabuleiro de backgammon é composto por 24 triângulos, que se alternam em cor, chamados ’points’. Os ‘points’ são distribuídos em quatro grupos de 6, sendo que cada jogador tem um tabuleiro interior e um tabuleiro exterior, separados pela barra.

Em poucas palavras, o backgammon é simplesmente uma corrida de obstáculos entre dois jogadores, com elementos de habilidade, estratégia e sorte. Cada jogador começa o jogo com 15 pedras (chequers) e o primeiro jogador a remover todas as suas pedras do tabuleiro (procedimento chamado de ’bearing off’) é o vencedor.

E a seguir, segue um mini tutorial em vídeo deste clássico dos board games:


(Fonte)

Vince Vader é jogador de board games, card games, war games, miniature games e videogames. Game designer, também é responsável pelo blog Game Analyticz. Se é game, estou jogando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário