domingo, 24 de junho de 2012

Análise: David & Goliath

Por Carlos Abrunhosa


Sinopse:
Jogo de vazas bastante engenhoso em que quem jogo a vaza mais baixa leva a vaza mais alta e quem joga a mais alta leva as vazas todas.

Como se joga:
Em função do número de jogadores distribuem-se 15 cartas pelos jogadores, jogam os seguintes sets de cartas:

a 3 jogadores – cartas de 1 a 9 (45 ao todo)
a 4 jogadores – cartas de 1 a 12 (60 ao todo)
a 5 jogadores – cartas de 1 a 15 (75 ao todo)
a 6 jogadores – as cartas todas (90 ao todo)
A forma de jogar David & Goliath é ridiculamente fácil! Joga-se por turnos, o jogador inicial joga uma carta e, no sentido dos ponteiros do relógios, todos os outros vão assistindo à cor jogada pelo jogador inicial, só no caso de não se ter a referida cor é que se pode jogar carta de cor diferente à jogada pelo jogador inicial.


Depois de todos terem jogado um carta, verifica-se quem colocou a carta com o valor mais baixo, e esse jogador recebe como bónus a carta de valor mais alto que esteja na mesa, que coloca à sua frente de forma a formar uma coluna com cartas da mesma cor. Entretanto, o jogador que jogou a carta de valor mais elevado terá de ficar com todas as outras cartas que foram jogadas, e passa a ser ele o jogador inicial na ronda seguinte.


Vão-se jogando todas as 15 cartas desta forma até todos os jogadores acabarem sem cartas na mão, nessa altura faz a contagem dos pontos.

Na contagem dos pontos as cores são contabilizadas em separado. No caso de um jogador ter 1 ou 2 cartas de uma determinada cor, ele ganhará o valor da carta (ou da soma das duas) em pontos de vitória (PV). No caso de ter mais de duas cartas de uma determinada cor, o jogador ganhará 1 PV por cada carta que tenha, não importando o valor representado na face da carta.

O jogo tem tantas rondas quanto o número de jogadores. No fim de cada ronda anotam-se as pontuações e no fim do jogo vence o jogador com mais pontos!

Avaliação:
Reinhard Staupe é um dos maiores criadores de jogos infantis alemães, e por isso pouco conhecido entre a maioria dos jogadores adultos, mas a sua obra é muitíssimo rica entre o público mais jovem. No entanto, este David & Goliath não é um jogo infantil, é um jogo de cartas muito simples, e entusiasmante que preenche os gostos lúdicos de um vasto leque de jogadores.


A edição ensaiada é da Pegasus Spiele e vem numa elegante e prática caixa metálica, o que valoriza ainda mais este pequeno jogo.

Sem grandes pretensões, David & Goliath é um excelente jogo para começar e/ou acabar uma boa noite de jogos.

Ligações: 
Site da Pegasus Spiele-> AQUI

Ficha BGG -> AQUI

Vídeo -> AQUI

Outros jogos Pegasus SpieleCircus Maximus; Strasbourg; Mondo; Die Speicherstadt; Revolution!

Comprar: Philibert -> AQUI

(Fonte)

Carlos Abrunhosa reside em Aveiro, Portugal e é professor de profissão. Adora jogos de tabuleiro e para lá do JogoEu, é organizador de eventos como o Jigajoga e o RiaCON.

Nenhum comentário:

Postar um comentário