terça-feira, 5 de junho de 2012

Resenha: Kippit

Por Carlos Abrunhosa


Sinopse:
Kippit usa a gravidade para nos propôr um jogo que alia a destreza ao pensamento tático com o simples objetivo de nos vermos livres dos nossos cubos!

Como se joga:
No início do jogo coloca-se a balança entre os dois jogadores de forma a que cada um deles tenha um dos braços da balança virado para si, depois distribuem-se os cubos em igual número pelos dois jogadores:

4 Cubos vermelhos
5 Cubos azuis
6 Cubos amarelos
7 Cubos verdes

Na sua vez de jogar, o jogador tem de colocar um dos seus cubos no braço da balança que estiver levantado, mesmo que esse braço esteja virado para o seu adversário. O jogador vai colocando cubos até que aconteça uma de duas coisas:

Ao colocar um cubo, algum ou alguns cubos caem do braço da balança, sem que este se mexa;
Ao colocar um cubo na balança, o braço da balança vira.
Quando acontece a situação 2, verifica-se se caem cubos. No caso de caírem cubos, esses cubos vão para o adversário, no caso dos cubos caírem sem que o braço da balança se mexa, esses cubos voltam para o jogador que os estava a colocar.

O vencedor é o jogador que consiga livrar-se primeiro de todos os seus cubos.

Avaliação:
Este é daquele maravilhoso grupo de jogos abstratos que são tão simples que nem dá para acreditar como é que ainda ninguém se tinha lembrado de o inventar! Kippit tem um ingrediente aditivo enorme e é impossível ficar por uma partida sem se pedir a desforra logo a seguir!

Os componentes são muito bons compostos totalmente por madeira. Menos positivo é a caixa que embala o jogo, feita de um cartão frágil e pouco resistente, que depois de algum uso fica com muito mau aspeto, merecia uma caixa mais resistente.

Este jogo tem ainda o condão de ser muito apreciado pelas crianças reunindo muito apropriadamente pais e filhos, pois não se torna maçador para os adultos, caraterística de que padecem alguns jogos infantis. Altamente recomendado!


Links:

Site da Franjos -> AQUI
Ficha BGG -> AQUI
Vídeo em alemão -> AQUI
Outros jogos Franjo – Can´t Stop

Comprar:

Franjos Shop -> AQUI

(Fonte)


Carlos Abrunhosa reside em Aveiro, Portugal e é professor de profissão. Adora jogos de tabuleiro e para lá do JogoEu, é organizador de eventos como o Jigajoga e o RiaCON.

Nenhum comentário:

Postar um comentário