sexta-feira, 27 de julho de 2012

Lançamentos 2012: CO2

Por Ricardo Stávale


Na década de 1970, os governos do mundo enfrentaram uma demanda sem precedentes para a energia, e usinas poluentes foram construídas em todos os lugares, a fim de atender a essa demanda. Ano após ano, a poluição aumentou, e ninguém fez nada para reduzi-la. Agora, o impacto desta poluição tornou-se grande demais, e a humanidade está começando a perceber que temos de atender às demandas de nossa energia através de fontes limpas.


Empresas com especialização em energia limpa e sustentável são chamadas para propor projetos que irão fornecer a energia necessária sem poluir o meio ambiente. Os governos regionais estão ansiosos para financiar esses projetos, e para investir em sua implementação.


Se a poluição não for interrompida, é game over para todos nós.

No jogo de CO ₂, cada jogador é o CEO de uma empresa de energia que precisa responder às solicitações do governo para novas usinas verdes. O objetivo é deter o aumento da poluição, enquanto atende a crescente demanda por energia sustentável - e, claro, lucrar com isso. O jogador vai precisar de bastante perícia, dinheiro e recursos para construir essas usinas limpas.


Em CO ₂, cada região começa com um determinado número de licenças de emissão de carbono (CEPs) à sua disposição. Esses CEPs são concedidos pelas Nações Unidas, e que deve ser gasto sempre que a região precisar instalar a infraestrutura de energia para um projeto, ou para construir uma usina de energia fóssil combustível. O CEP pode ser comprado e vendido num mercado, e seu preço flutua ao longo do jogo. O jogador precisa manter o controle sobre os CEPs.


Os pontos de vitória vêm com o dinheiro acumulado, CEPS, Usinas Verdes construídas, Metas da ONU concluídas, e experiência ganha, que representam a reputação da sua empresa - e ter a melhor reputação é o objetivo do jogo... além de salvar o planeta, é claro.

Jogo da Stronghold Games para 1 à 5 participantes, com duração de 120 minutos.

(Fonte)

Ricardo Stávale é caiçara de Itanhaém, arquiteto de sistemas, baixista e pai sem manual de instrução. Verdadeiro fã de jogos de tabuleiro e RPG, atualmente é responsável pelo blog Redomanet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário