terça-feira, 31 de julho de 2012

Análise: Step by Step

Por Carlos Abrunhosa


Sinopse:

Em Step by Step temos de fazer subir os nossos peões em 5 colunas diferentes usando o respetivo número de dados da coluna que escolhemos e alcançar as posições mais elevadas dessas colunas em ordem a conseguir as melhores pontuações.

Como se joga:

O tabuleiro de jogo é colocado no centro da mesa, os jogadores recebem os 5 marcadores cilíndricos da sua cor, depois colocam um em cada uma das colunas do tabuleiro na casa “-5″. Os dados e o marcador branco são colocados ao lado do tabuleiro.

Na sua vez, cada jogador escolhe a coluna em que quer fazer subir o seu marcador, em seguida, recebe o número de dados correspondente a essa coluna (vai de 2 a 6 dados)e lança-os.

Depois de ter lançado os dados o jogador aposta: subir/igualar ou baixar/igualar um dos dados que acabou de lançar. Alternativamente, o jogador pode apostar em 2 ou mais dados, nesse caso a aposta será a mesma mas relativamente ao total dos dados que escolhe relançar.


Depois de escolher o(s) dado(s), o jogador relança-o(s) e verifica-se se consegue ou não cumprir a sua aposta (subir/igualar ou baixar/igualar). Se não conseguir, o seu turno acaba e passa a ser a vez ao jogador da esquerda. Se conseguir, o jogador pode optar por continuar a sua aposta, escolhendo de novo entre todos os dados que tem à sua frente [mesmo o(s) dado(s) que lançou anteriormente], no entanto a sua aposta será sempre igual durante o seu turno, ou seja, se escolher subir/igualar terá de ser sempre subir/igualar durante o presente turno.

Quando se acerta na aposta o marcador branco sobe para a casa imediatamente a seguir que esteja desocupada, ou seja, na eventualidade da casa a seguir ao marcador branco estar ocupada com um marcador de outra cor, este terá de ser colocado na casa imediatamente a seguir que esteja desocupada. Quando o jogador decide parar, o marcador branco é substituído pelo da sua cor nessa coluna.


Em cada uma das cinco colunas há uma “barreira” que as separa em dois conjuntos.


Para os jogadores passarem essa barreira têm de ter pelo menos três dos seus marcadores fora da casa de partida “-5″.

Sempre que um jogador chega a uma casa com um disco branco, pode ganhá-lo se decidir parar nessa casa. No caso de querer continuar a apostar, e passar a casa que tem esse disco branco, perde a hipótese de o conquistar.

O fim do jogo acontece assim que um disco de qualquer jogador ultrapasse a barreira de cada uma das cinco colunas. Se isso acontecer, procede-se à contagem dos pontos da seguinte forma:

1º – Somam-se os pontos relativos à posição dos cinco marcadores do jogador (valores ao lado de cada casa, nas laterais do tabuleiro);
2º – Subtraem-se os pontos negativos (se houver) dos marcadores na casa inicial “-5″;
3º – Somam-se ou subtraem-se os pontos relativos ao número de discos brancos (conf. tabela no tabuleiro).


O vencedor será o jogador que conseguir mais pontos! Em caso de empate ganha quer tiver mais discos brancos, se ainda assim houver empate há vários vencedores.

Avaliação:


Step by Step pode ser comparado ao mítico Can’t Stop pois usa a mesma dinâmica desse célebre jogo de Sid Sackson, mas com uns novos condimentos que o tornam mais desafiante.

Embora goste do jogo, e mantendo-nos numa perspetiva comparativa com Can’t Stop, este Step by Step perde claramente a nível da limpeza do conceito, isto é, em Step by Step há várias outras pequenas coisas a acontecer durante o jogo, como sejam o controle dos discos brancos, a pontuação dos nossos marcadores em oposição à dos marcadores dos nossos adversários e as oportunidades de avançarmos várias casas em determinadas colunas, em função da posição dos nossos marcadores relativamente aos dos nossos adversários.

Para quem acha que Can’t Spot ganharia muito em ser mais elaborado, este Step by Step é uma opção evidente, para os amantes da clareza de mecanismos Step by Step poderá ter “rendas” a mais.

Em resumo, posso dizer que gostei bastante deste novo membro da família EasyPlay, entrosando-se entre os melhores da gama (ainda não destronou o Big Points). Recomendo um partida antes de optarem pela compra, sendo certo que é daqueles jogos que merecem o investimento quando se fala em relação preço-ludicidade. Um filler bem interessante!


Links:


Site da Schmidt Spiele
Ficha BGG

Vídeo (em alemão)




Comprar: Amazon.de 

(Fonte)

Carlos Abrunhosa reside em Aveiro, Portugal e é professor de profissão. Adora jogos de tabuleiro e para lá do JogoEu, é organizador de eventos como o Jigajoga e o RiaCON.

Nenhum comentário:

Postar um comentário