terça-feira, 6 de novembro de 2012

Entrevista: Antoine Bauza

Por Carlos Couto

Vamos começar a semana conhecendo um pouco do trabalho desse autor que já tem no currículo dois jogos super aclamados, o Ghost Stories e o 7 Wonders. Agora com vocês um pouco do Antoine Bauza.

Antoine Bauza e seu primeiro grande sucesso. Foto BGG.

Primeiro um pouco de você, quando começou o interesse pela criação de jogos e quais as suas principais influências no início da carreira?

Antoine Bauza: Eu comecei a fazer meus jogos na adolescência. Depois das minhas primeiras tentativas passei muito do meu tempo jogando video games e RPG. Eu redescobri os jogos de tabuleiro no final da faculdade por volta de 2003. Meu primeiro jogo publicado foi o Chabyrinthe em 2007. As minhas influências são muitas, eu pego as idéias para jogos de muitas fontes : livros, filmes, viagens, cenas do dia-a-dia...

Primeiro jogo publicado, Chabyrinthe. Foto BGG.

Depois do Ghost Stories seu nome se tornou mais conhecido entre os gamers, no que isso te ajudou?


O excelente Ghost Stories. Foto BGG.

AB: Eu não tenho certeza se o Ghost Stories me ajudou entre os gamers e as publicadoras jogos. O jogo foi uma grande experiência de design e eu aprendi muito com o desenvolvimento dele. Então isso foi um grande passo para minha carreira.

Atualmente o 7 Wonders é considerado um dos card-games mais criativos do mercado e as expansões só tem ajudado a crescer o número de fãs, o que podemos esperar para além dos Líderes e das Cidades?

7 Wonders com suas duas expansões. Foto BGG.

AB: Eu estou trabalhando na terceira expansão (possivelmente chamada : Armada). Ainda tem muito trabalho a ser feito, mas estou bastante contente com a resposta que os primeiros jogadores tem dado. Então, eu acredito que essa seja publicada mais para o futuro. Depois disso, bem, vamos ver (hehehe).

Para esse ano em Essen, o lançamento do Tokaido. Foto BGG.

Atualmente em fase de playtestes, como está o andamento do Rampage e o que podemos esperar desse jogo?

AB: Os playtestes estão terminados para o Rampage. Nossa primeira expectativa era que ele fosse apresentado em Essen '12, mas a publicadora teve alguns problemas de produção e o jogo só será lançado em 2013. Ele vai ser um jogo especial com componentes em 3D e uma jogabilidade única : Você é um grande monstro destruindo tudo pela cidade, comendo meeples aos montes e lutando contra outros monstros, bem ao estilo Godzilla (hehehehe).

As primeiras imagens do Rampage. Foto BGG.

(fonte)

Carlos Couto é carioca, publicitário, Flamengo, curte rock'n'roll, cerveja e jogos de tabuleiro. Atualmente é responsável pelo blog E Aí, Tem Jogo? e está sempre junto nos eventos cariocas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário