quinta-feira, 29 de novembro de 2012

The Cave: novo board game

Por Hélio Greca


The Cave (A Caverna) é um board game onde os jogadores assumem o papel de espeleólogos explorando uma caverna recém-descoberta. Os jogadores iniciam sua jornada a partir de uma base e exploram túnel após túnel da caverna, construindo o mapa de jogo com as peças do tabuleiro e superando descidas íngremes, lagos subterrâneos e passagens estreitas.

Para transpor estes desafios com sucesso, os jogadores devem escolher cuidadosamente seu equipamento, como cordas, oxigênio e baterias. Será necessário retornar a base muitas vezes para planejar os próximos movimentos e repor os recursos. Quando uma caverna é totalmente explorada, o jogador que desempenhou o maior esforço e da maneira mais espetacular, vence.

A cada turno os jogadores recebem cinco pontos de ação, que podem ser usados para mover-se, descobrir novas peças de tabuleiro, explorar e voltar para a base de partida. Equipamentos variados são utilizados durante a exploração, como cordas para descidas, oxigênio para explorações subaquáticas e câmeras para fotografar as maravilhas subterrâneas.


Planejar o que levar durante as explorações é uma das partes mais importantes no jogo. A cada turno passado fora da base de partida, os jogadores devem usar (ou seja, descartar) um dos suprimentos básicos de suas mochilas.

Este custo, juntamente com outras despesas necessárias durante a exploração, obrigam os jogadores a voltar para a base de partida com frequência. Para que não haja necessidade de carregar todo o equipamento cada vez que isto ocorre, os jogadores podem levantar um acampamento provisório e armazenar equipamentos em determinados locais nos túneis.


O tabuleiro modular garante uma caverna diferente a cada partida. Os jogadores ganham pontos ao explorar peças diferentes no mapa: locais submersos, fendas, etc - mas para vencer é necessário adquirir pontos extras por explorar a maioria das peças de tabuleiro de cada tipo. Isto torna mais complexa a tomada de decisões durante as expedições.

Quando a caverna é totalmente explorada, o jogador que fez o maior esforço da maneira mais espetacular ganha o jogo.

Fabricante: Rebel.pl Publishing

Ano de Lançamento: 2012;
Jogadores: 2 - 5;
Tempo de Jogo: 60 minutos ou mais;
Idade: Acima de 10 anos.

(fonte e imagens)

Hélio Greca é jogador inveterado e criador do site Rocky Raccoon. Coleciona moedas do Império Romano e aprecia incondicionalmente um bom livro, história, charutos e vinho. De preferência tudo junto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário