quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Análise: Caylus

Por Ricardo Stávale


Em Caylus, os jogadores desempenham um papel de construtores com seis trabalhadores à sua disposição, alguns recursos e dinheiro (denários). Os trabalhadores podem ser alocados na cidade ou no castelo. O objetivo do jogo é ser o jogador com o maior número de Pontos de Prestígio (PP) ao terminar de construir o castelo.


A cidade inicia com construções básicas, e os jogadores serão os responsáveis de expandi-la já que necessitarão dos recursos para construir o castelo. Porém o dinheiro é limitado. Cada vez que se envia um trabalhador a uma obra, o jogador deve pagá-lo. E se o jogador utilizar a construção de outro jogador, o dono do edifício receberá prestígio.


O tabuleiro é bonito, com símbolos que ajudam os jogadores a entender o que cada construção oferece. Os componentes que representam as construções são grossos e resistentes.


E para os fãs de cubos de madeira, este é o jogo! Os cubos representam os recursos: comida, madeira, pedra, roupa e ouro. Existem outras peças de madeira muito bem feitas que são os trabalhadores e as casas.


À medida que o jogo avança, os edifícios velhos se tornam obsoletos a menos que o advogado os transforme em residências, que fornece uma renda adicional. Os arquitetos podem produzir edifícios de prestigio como catedrais e estátuas que fornecem pontos consideráveis para ganhar o jogo.


Em Caylus, existem duas peças-chave que são o Governador e o Prefeito. Estas peças andam pelo caminho desde a ponte até a saída. Quando o Governador atinge o último quadrado do caminho, o jogo termina e aquele com mais pontos de prestígio é o vencedor.


O Prefeito define com sua posição no caminho quais edifícios são ativados no turno. Mas pode ser subornado para favorecer com sua visita a um edifício, ou prejudicar os demais com seu retrocesso.

O Governador, ao contrário, está interessado somente na construção do castelo, por isso que sempre avançará, obrigando os construtores a construir mais rápido.


O castelo é composto por 3 seções: calabouço, muros e torres. A posição do Governador no caminho determina o avanço dos trabalhos no castelo, e a mudança de uma seção para outra. Ao avançar na construção do castelo, os jogadores ganham Pontos de Prestigio e Favores do Rei.


Para a primeira partida de Caylus, estavam presentes o Marcelo, Gordi, Jefferson e eu. As explicações foram feitas em 20 minutos e o jogo durou 3 horas.

A partida foi muito interessante, e o jogo dá várias opções de escolha no turno. No fim, as construções de prestígio fizeram a diferença e o Gordi consagrou-se vencedor.


Caylus

Nota
 Jogabilidade
10
 Ambientação
7
 Tabuleiro
9
 Componentes
8
 Diversão
9
 Nota
8,60

Caylus é um jogo no estilo europeu bom de jogar, que apesar da duração, não é cansativo. Exige muita estratégia, e o fator sorte é nulo. Altamente recomendado!

(fonte e imagens)

Ricardo Stávale é caiçara de Itanhaém, arquiteto de sistemas, baixista e pai sem manual de instrução. Verdadeiro fã de jogos de tabuleiro e RPG, atualmente é responsável pelo blog Redomanet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário