quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Lançamentos 2012: Metro 2033 (English Edition)

Por Ricardo Stávale


Metro 2033 é baseado no livro Metro 2033 (que eu sou fã), em um universo criado pelo escritor e jornalista russo Dmitry Glukhovsky. Após o ataque nuclear, milhares de sobreviventes encontraram refúgio no metrô de Moscou – o maior abrigo do mundo. Nas estações e túneis abaixo da superfície uma nova civilização emerge. Cada jogador é líder de uma das muitas facções de pós-nuclear subterrâneo. Para ganhar, uma facção tem de atingir 10 pontos de vitória. Cada estação sob o controle da facção dá um ponto de vitória; missões diferentes também trazem pontos de vitória quando concluídas. A outra maneira de ganhar é capturar todas as quatro estações do Polis – o coração cultural e político do Metro.


Cada facção tem um herói à sua disposição. Heróis podem viajar pelos subterrâneos, cumprir missões, ganhar equipamentos que aumentam suas habilidades, lutar contra heróis oponentes, atacar estações, e assim por diante. O exército de uma facção também pode atacar estações e, normalmente, com mais chances de vencer, mas pode atingir apenas as estações adjacentes. As estações das facções precisam produzir recursos como criação de porcos, munição e cogumelos, que são usados para capturar novas estações, fortalecer o exército, comprar equipamentos e obter missões. A produção de recursos e outros eventos de jogo são determinados por uma sequência especial. Esta sequência conta o que vai acontecer a cada rodada: produção de recursos certos, um voto para uma nova lei, ou um ataque repentino do escuro que deve ser rechaçado.


Os jogadores podem atacar estações com seus exércitos ou com seus heróis. Ambos têm força que pode ser aumentado com a contratação de novas tropas ou a compra de equipamentos úteis. Ao atacar uma estação neutra, o exército / herói luta contra uma ameaça aleatória do baralho especial e tem que vencer a sua força. Ao atacar um adversário, o atacante enfrenta seu exército ou herói. Em batalhas entre jogadores um conjunto especial de cartas de combate é usado; estas cartas dão vários bônus para a força, dependendo da carta escolhida pelo adversário, de modo que o objetivo é deduzir qual a carta de combate será usada pelo outro lado.

Metro 2033 tem agora seu lançamento em inglês pela Hobby World. A primeira edição foi lançada no final de 2011 somente na língua russa. A arte e a alma do jogo são os mesmos que na primeira edição russa, mas os mecanismos de jogo foram totalmente reformulados.


Eu só tenho uma frase a dizer sobre este lançamento: “eu quero”! E eu desafio os jogadores a falaram o nome das estações em voz alta…

(fonte e imagens)

Ricardo Stávale é caiçara de Itanhaém, arquiteto de sistemas, baixista e pai sem manual de instrução. Verdadeiro fã de jogos de tabuleiro e RPG, atualmente é responsável pelo blog Redomanet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário