quarta-feira, 16 de maio de 2012

Citadels – Dimensões carteadas?

Por Fabrício Kolk


O jogo Citadels é um card game de construção de cidades, comportando de 2 a 7 jogadores.

O jogo é extremamente divertido, no entanto, super simples de se jogar. O jogo possui um conjunto de cartas de construções, um conjunto de cartas de personagens e marcadores de ouro.


Os jogadores podem escolher entre comprar 2 fichas de ouro, ou comprar 2 cartas da pilha, no início de seu turno. Além disso, podem utilizar as propriedades especiais de seus personagens e também realizar construções (pagando em ouro por isso). O jogo termina quando algum jogador realizar 8 construções, momento em que serão contabilizados os pontos e será declarado como vencedor aquele que tiver mais pontos.

O grande barato de Citadels, está em seus personagens. Ao todo são oito: Assassino, ladrão, mago, rei, bispo, mercador, arquiteto e diplomata (Existem outras possibilidades, como podemos ver na foto o personagem “Warlord”).

Em cada turno serão escolhidos os papéis e vez dos jogadores, sendo que o assassino sempre será o primeiro, seguido pelo ladrão, mago e assim sucessivamente, até o diplomata que será o último. Quem for o rei será o responsável por embaralhar as cartas.

O que os personagens deste jogo tem de interessante é o fato de que cada um possui uma habilidade diferente, que adiciona estratégia ao jogo. Para citar alguns, o mago nos permite trocar a nossa mão com a mão de algum outro jogador. O ladrão nos permite roubar todo o ouro de algum personagem escolhido. O arquiteto nos permite construir quantas construções quisermos, e o bispo nos dá pontos para construções azuis (religiosas) que possuirmos.


Do ponto de vista do Game Design, Citadels nos mostra como podemos pegar uma mecânica simples de comprar cartas + acumular pontos de ouro + construir cidades, e adicionar uma nova dimensão à equação com a introdução de personagens carismáticos com habilidades especiais. Citadels nos mostra que adicionando uma camada de complexidade em uma estrutura simples, coisas muita divertidas podem surgir!

(fonte)

Imagens: BoardGameGeek

Fabrício Kolk trabalha com jogos educacionais, tentando modernizar e ludificar a educação. Criador do blog Ludus Lila, transita e pesquisa o universo do jogar desde os tabuleiros até os eletrônicos. Enxerga os jogos como um caminho para a transcendência.

2 comentários:

  1. Bom dia, Fabrício, quanto ao número de jogadores o correto é 2-7 jogadores e pode chegar a 8 quando se utiliza a expansão.
    Abraço.

    ResponderExcluir