sexta-feira, 11 de novembro de 2011

01000010 01101111 01101111 01101100 01100101 01100001 01101110

Não entendeu o título deste post? É por que você precisa conhecer o novo lançamento da Ceilikan Jogos!

Aí em cima, está escrita a palavra "Boolean" em binário. [ )]

E exatamente na última data binária (formada somente de zeros e uns) do séc. XXI, a Ceilikan anunciou a pré-venda de um dos jogos brasileiros mais esperados do ano: Boolean* !
Criado por Eduardo Jacober, Boolean é um jogo rápido e dinâmico para 2 ou 4 jogadores onde um time tenta fazer sua programação do tabuleiro sobrepujar a programação do time adversário e com isso, conquistar mais pontos.

Este é um excelente jogo abstrato que ensina de forma fantástica conceitos de programação de computadores não só para adultos, mas para crianças também.

E claro, que a FunBox não poderia deixar de fazer uma matéria com a equipe que está por trás deste super título! Confira!

FunBox: De onde saiu a ideia do Boolean? E por que este nome?
Eduardo Jacober: Estava revendo o material de Circuitos Digitais para preparar minhas aulas para uma disciplina da graduação. Na mesma época, estava em meio à pesquisa para o mestrado em Jogos Digitais. Essa combinação resultou em um jogo, que depois virou sistema de jogo e que mais tarde consegui aplicar em sala de aula.


O autor do jogo em uma partida de Angry Birds na FunBox.

FunBox: Quer dizer que o Boolean nasceu de uma ferramenta pedagógica? E como foi a sua experiência usando o jogo em sala de aula?
Eduardo Jacober: A cada semestre, o jogo e seus protótipos evoluíam um pouquinho. Da mesma forma, os primeiros alunos de minhas turmas puderam ter contato. A atividade mostrou-se eficiente no incentivo ao aprendizado e reforço à teoria.

Mas o mais importante para mim é que, antes de mais nada, é um artefato que permite a diversão e possui desafios como jogo por si só. Nesse momento, o objeto de ensino mostrou seu potencial como produto-jogo.

Cada jogador percebe inicialmente aspectos diferentes do jogo e cada aluno os correlaciona com os exercícios teóricos à sua maneira - e isso é algo mágico.

Presenciar em que momento cada jogador descobre facetas do jogo que permitem uma estratégia, duplas combinando sinais ao estilo Truco, torcida pela carta que pode decidir o jogo na última rodada, o pedido de uma versão de cartas sem tabela-verdade para poder abrir vantagem diante dos demais times são tesouros para mim como professor e projetista de jogo.


O tabuleiro futurista

FunBox: É verdade que o jogo se chamava Arroz Feijão anteriormente? Por que este nome e por que mudou?
Eduardo Jacober: Arroz Feijão foi o nome de trabalho que usei para o Sistema de Jogo, relacionado com facilidade, dualidade e cultura brasileira.

Tiago: Sim, o jogo se chamava Arroz Feijão, que é um nome muito bom para o jogo. Ele conseguia sintetizar de forma muito boa a dualidade do jogo e relacioná-lo com a cultura brasileira. A sugestão de mudança veio da Ceilikan, que achou que, apesar do nome combinar com o jogo, poderia causar alguma confusão. Veio então a idéia do Boolean, que é uma homenagem ao sistema de lógica booleana, que é o que o jogo ensina de uma maneira muito criativa.


FunBox: Mas afinal o Boolean é um jogo ou um sistema de jogo? Qual é a diferença entre os dois?
Tiago: O Boolean é um sistema de jogo e não um jogo em si, mas o que isto quer dizer exatamente? Quer dizer que os jogadores do Boolean poderão e serão incentivados a criarem suas próprias regras e a utilizarem com o tabuleiro e as peças de jogo do Boolean. Quando você compra o Boolean, junto virão dois conjuntos de regras para você começar a jogar imediatamente, mas você poderá utilizar os componenetes da maneira que quiser. E um dos projetos de 2012 é reunir as melhores regras adotadas pelos jogadores e lançar como uma expansão para o jogo.


FunBox: A arte do jogo, está belíssima. Marcelo, conte-nos um pouco como foi o processo de criação desta arte.
Marcelo Bissoli: Primeiramente obrigado mais uma vez pela oportunidade de falar um pouco mais sobre meu trabalho.


Boolean foi realmente prazeroso de se fazer! A idéia era atender aos técnicos da área e convidar os leigos para este maravilhoso jogo cheio de conhecimento. Foi impossível negarmos as referências de Matrix e Tron e se você reparar bem o jogo é uma mescla dos dois. Mas já adianto que no mínimo foram desenvolvidas umas dez configurações de tabuleiro até chegarmos em uma que fosse perfeita!



FunBox: Tiago, quando teremos o Boolean a venda, e qual será o preço? E o quais são os próximos lançamentos da Ceilikan?
Tiago: A pré-venda do Boolean com um desconto já começou. Nosso preço sugerido nas lojas é de R$86,90, mas na pré-venda, você poderá reservar o seu por apenas R$49,80. O lançamento será no dia 18 de dezembro e todos que fizerem sua pré-reserva vão receber o seu jogo ainda antes do natal.

No próximo ano, a Ceilikan estará comemorando cinco anos de fundação e vocês podem esperar muitos lançamentos para comemorar esta data. Ainda este ano, estaremos divulgando maiores informações sobre o lançamento do Deterrence e já temos quatro lançamentos que esperamos poder colocar no mercado ainda no primeiro semestre.

FunBox: A FunBox participou do playteste do jogo e o achamos realmente fantástico! Parabéns a toda a equipe que participou da criação deste jogo! Ele está nota 10!
Eduardo Jacober: Nota 10 em base 10, espero... (rsrs)
Aproveito para parabenizar a FunBox pelo seu primeiro ano de muitas realizações, inclusive sua atuação junto à comunidade acadêmica.

Tiago: Muito obrigado pessoal da FunBox, por toda a ajuda na divulgação dos jogos de tabuleiro. E parabéns pelo primeiro aniversário da [ )] .






Enquanto isso, quer conhecer outros títulos da Ceilikan Jogos? Venha jogar Ouro de Tolo, Pássaros e Samurai na FunBox!

Sobre Ouro de Tolo: Neste emocionante jogo, cada jogador testará a sua sorte minerando ouro e pedras preciosas! Mas cuidado com os ouros de tolo, pois eles poderão anular todas suas conquistas!



Sobre Samurai: Do premiado autor Reiner Knizia, neste jogo cada jogador deverá utilizar sua estratégia para obter a maior influência no Japão medieval.



Sobre Pássaros: Viaje pelo Brasil e tire as mais belas fotos de pássaros neste super jogo de estratégia!



Nenhum comentário:

Postar um comentário