quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Mais (muito mais) sobre Discworld: Ankh-Morpork!


Você já leu aqui no blog que será lançado durante a feira de Essen deste ano o tão esperado jogo Discworld: Ankh-Morpork.

Criado por Martin Wallace (Steam, Rise of Empires), Ankh-Morpork é um jogo baseado na maior cidade da série de livros Discworld (de Terry Pratchett)


O jogo mal foi lançado oficialmente e o designer já está trabalhando em um versão de luxo com peões de resina.


Produzido pela Treefrog Games, Ankh-Morpork: Collector’s Edition trará arte diferente na caixa, um mapa maior e um poster com a arte do jogo.

Segundo a editora, a edição de colecionador evita o uso do número oito (por razões bem conhecidas pelos fãs de Discworld). Por essa mudança, tanto o dado quanto as cartas do jogo tiveram que ser especialmente refeitos de forma a trocar o 8 por "7a".

Para completar, a FunBox teve uma rápida conversa com o criador do jogo para obter mais detalhes do jogo. Confiram!

FunBox: Olá Martin, você pode nos contar como está a preparação para o lançamento de Ankh-Morpork em Essen? Quais são suas expectativas?

Martin Wallace: Está tudo indo bem com os preparativos de Ankh Morpork. O jogo estará pronto para lançamento em setembro, na verdade. Cheguei a colocar algumas cópias em algumas convenções e a resposta tem sido excelente. Acredito que ele provará ser um jogo popular tanto com os jogadores experientes quanto os novatos.

FunBox: E quais foram suas inspirações para criar este jogo? Você pode nos contar um pouco de como foi criar este título?

Martin Wallace: Minha maior inspiração em fazer este jogo foi ganhar dinheiro - não há muito dinheiro no mundo dos jogos. Um amigo me sugeriu o tema e então, eu li muito e cheguei em um design. Após isso, consegui a permissão de Terry Pratchett para produzir o título. Originalmente o jogo era para ser similar ao London, mas tive que fazer algumas mudanças para que o tema se encaixasse. O jogo é bem mais simples que London, e tentei ao máximo fazer com que cada personagem no jogo fizesse o que ele/ela faz nos livros - assim ninguém me acusa de copiar e colar um tema em um jogo já desenvolvido.

FunBox: Martin, quando você cria um novo jogo, como Ankh-Morpork, quais são seus maiores desafios?

Martin Wallace: Para mim, o desafio em um novo jogo é sempre o mesmo - como melhor capturar a experiência do tema no menor conjunto de regras possível. Sei que alguns de meus jogos não são tão simples, mas é porque normalmente o tema também é complexo (como em God's Playground). O próximo problema é como chegar em um conjunto de mecanismos que funcionem e que não sejam tão semelhante com o último jogo que criei - sempre estou procurando jeitos diferentes de solucionar os mesmos problemas. Finalmente, o último desafio é tentar chegar em um jogo que é divertido para ser jogado. É fácil fazer um jogo que funcione, mas é muito difícil fazer um que você queira jogar de novo e de novo.

FunBox: E falando em novos jogos, você pode nos falar um pouquinho sobre as novidades da Treefrog?

Martin Wallace: Lançamos o A Few Acres of Snow em junho. É um jogo para duas pessoas ambientado na guerra entre a Grã Bretanha e a França, na América do Norte. Ele usa uma mecânica de construção de baralhos como em Dominion. Estou muito satisfeito com a maneira que ele funciona - é rápido e desafiador. Também lançamos dois novos mapas para Age of Industry, um ambientado no Japão, e o outro em Minnesota.

Após isso, virá o Ankh-Morpork. Infelizmente não posso falar ainda sobre os lançamentos do próximo ano - mas se tudo sair como planejado, eles serão especiais.

FunBox: Antes de encerrarmos, Martin, que mensagem você poderia deixar para seus fãs no Brasil que querem um dia ser designer de jogos?

Martin Wallace: Eu sempre dou o mesmo conselho para quem quer ser um designer - não aposte mais dinheiro do que você possa perder. Hoje é muito mais difícil ser um designer de sucesso do que quando comecei, há mais ou menos 20 anos. Há muitos designers por aí, e a competição é dura. É como ser uma banda de rock, você precisa esperar o momento que o tornará famoso. Então, você precisa ser muito paciente e continuar trabalhando nisso. Venho trabalhando por tantos anos e ainda não sou um homem rico.

FunBox: Muito obrigado Martin pela bem humorada entrevista e estamos ansiosos para jogar Discworld: Ankh-Morpork!

Curioso sobre este título? Clique aqui para baixar o manual de regras. Ou visite nosso canal do YouTube para assistir a uma entrevista (em inglês) com o autor sobre o jogo.

Entrevista (Parte 1)

Entrevista (Parte 2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário