segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Análise: Stone Age

Por Ricardo Stávale do blog REDOMANET

A primeira coisa que chama atenção neste jogo é a beleza do tabuleiro. Os componentes também são muito bons e isso atrai qualquer jogador.


Trata-se de um jogo de administração de recursos, onde vence aquele que fizer mais pontos no final. Cada jogador assume uma tribo da Idade da Pedra e precisa dividir seus trabalhadores para recolher recursos, construir cabanas ou desenvolver a agricultura.

        

Os recursos disponíveis são madeira, tijolo de barro, pedra e ouro. Existe a opção de agricultura, uma cabana de casal para fazer filhos e com isso aumentar a mão de obra e um local para aprimorar ferramentas de pedra que ajudam na obtenção dos recursos.


Os recursos são utilizados na construção das cabanas ou na obtenção das cartas de bônus.

A obtenção dos recursos é feita com resultado de jogadas de dados, que insere uma parte de sorte ao jogo.
 
A estratégia é na colocação das peças e na obtenção da comida.


Os dados merecem um ponto positivo, pois são bem feitos e dão impressão que foram construídos em pedra. Existe um copo para jogar os dados que também dá aquela impressão de pré-histórico. Muito legal!

      

No final do turno, cada jogador deve ter alimento suficiente para sustentar seus trabalhadores. Caso não tenha recebe uma penalidade de -10 pontos de vitória.

Joguei a primeira partida com a Alexia. A explicação da regra é rápida e começamos o jogo após 15 minutos.



Acabei vencendo a partida após 40 minutos com uma diferença superior a 30 pontos. Ela gostou bastante da jogabilidade fácil. O bom do jogo para os pais é que existem alguns cálculos de matemática que ajudam no raciocínio daqueles adolescentes que tem preguiça de estudar...rs


Estratégia leve de administração de recursos, recomendo para jogadores experientes e para novatos que desejam entrar neste mundo de tabuleiro moderno.

Stone Age
Nota
 Jogabilidade
9
 Ambientação
8
 Tabuleiro
10
 Componentes
9
 Diversão
8
 Nota Redomanet
8,80

(fonte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário