domingo, 23 de outubro de 2011

Kickstarter

Por neoiconoclasta do blog Strategos

Para quem não conhece, esse é hoje o melhor expoente sobre o fenômeno crowdfunding no mundo.


Em português algo como Financiamento Coletivo ou Financiamento Colaborativo, o crowdfunding é a obtenção de capital para projetos através da agregação de múltiplas fontes de financiamento, em geral pessoas físicas interessadas na iniciativa. O próprio site descreve o projeto como um "sistema de penhor limite".

O sistema Kickstarter foi fundado em abril de 2009 por Perry Chen, Yancey Strickler e Charles Adler. Em pouco mais de dois anos de funcionamento já arrecadou 75 milhões de dólares para mais de 10 mil projetos de sucesso. A porcentagem de successo e de 44%.

A lógica do site é simples: Qualquer um pode enviar seu projeto. O Kickstarter avalia a qualidade e vê se ele se encaixa no perfil criativo dos projetos que vão para o site. Caso aprovado, é definida uma quantidade de dinheiro, o prazo (de 1 dia até três meses) e recompensas para os doadores, e o projeto vai ao ar. Se for levantada toda a grana pedida dentro do prazo, o dono da ideia fica com ela. Neste caso o site cobra 5% de comissão pelo serviço. Caso a meta não seja atingida o dinheiro não é debitado da conta dos incentivadores.

É proibido pedir dinheiro e oferecer um retorno financeiro. E pedir financiamento para a caridade, ou para qualquer tipo de despesas de negócio, como aluguel.

O projeto contempla as mais diversas formas de empreendimento, de geração de energia solar à publicação de livros e projetos científicos.

Na área dos jogos a empresa já tem uma lista invejável de produções. Foram mais de cem projetos lúdicos financiados pelo sistema.

Os principais são:
  • Alien Frontiers
  • Eminent Domain
  • Triumvirate
  • Eaten By Zombies!
  • Get Bit!
  • Fealty
  • Cards Against Humanity
  • 1955: The War of Espionage
  • VOR
  • Orbit: Rocket Race 5000


Entre diversos outros. Há jogos, literalmente para todos os gostos.

Outro diferencial do projeto e que é muito bem utilizado pelos designers de jogos é a criação de níveis diferentes de recompensas aos apoiadores financeiros, dependendo da quantia doada. Pode ir de um simples agradecimento nos créditos a edições de colecionador, testes beta, posters, cópias autografadas...

Por ora, apenas moradores dos Estados Unidos podem cadastrar seus projetos no Kickstarter - mas é possível contribuir com aqueles já inscritos, de onde quer que você esteja.

Para os designers brasileiros que se interessaram pela idéia de produzir seus jogos de forma autônoma, há no Brasil o projeto Catarse que funciona de forma similar.

(fonte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário