segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Bangkok Klongs

Por abruk do blog JogoEu


Sinopse:


Bangkok Klongs coloca-no no papel de comerciantes tailandeses que procuram os melhores lugares junto aos klongs (teia de passadiços que compõem o mercado flutuante de Bangkok). Os jogadores que conseguirem as melhores posições, terão as melhores vendas nos dias de mercado!

Como se joga:

Depois de montado o jogo, que pressupõe colocar o tabuleiro no centro da mesa; baralhar as fichas de barco e formar um monte com a face virada para baixo; distribuir os componentes por cores a cada um dos jogadores e duas fichas especiais de movimentação.

No início cada jogador terá ao seu dispor 4 fichas de barco que estarão de face virada para baixo, à sua frente (pode vê-las mas não mostrá-las aos adversários). O marcador de Luk Phat coloca-se na casa inicial da coluna de Luk Phat (lateral direita do tabuleiro).

Reunidas as condições para iniciar o jogo podemos começar a nossa partida de Bankok Klongs!

Escolhe-se o jogador inicial. Na sua vez cada jogador coloca sempre um dos seus quatro barcos (reserva) no tabuleiro e depois bisca um novo do monte de barcos que está ao lado do tabuleiro, de maneira a ter sempre quatro barcos disponíveis à sua frente.

Sempre que se coloca um barco com o símbolo Luk Phat , o marcador do referido símbolo sobe uma casa na coluna de Luk Phat. Mediante a casa para onde vá, o jogador ganha os pontos correspondentes, como se pode verificar no exemplo da ilustração de baixo.



Quando o marcador de Luk Phat chega a uma casa “Dia de Mercado” (com o símbolo ), o jogador obtém os pontos correspondentes a essa casa (3,3,2) e dá-se início a uma contagem suplementar designada por “Pequeno Mercado” ou “Grande Mercado“.

Depois de se fazer a contagem pelo Pequeno Mercado o jogo volta ao seu decurso normal, no entanto, se se tratar de uma contagem pelo Grande Mercado, terá de se efetutar, após a mesma, uma contagem suplementar pelo armazém de cada jogador, e em seguida o jogo termina.

A colocação dos barcos no tabuleiro obedece a algumas regras:

  • Os barcos têm de ser colocados no tabuleiro numa casa junto a outro barco previamente colocado (numa casa ao lado ou numa diagonal);
  • O tabuleiro divide-se em vários espaços delimitados pelos passadiços flutuantes em madeira, esses espaços são compostos por 4 porções de água a que chamamos quarteirão, em cada quarteirão não se poderão colocar mais de 3 barcos;
  • Os barcos têm geralmente os desenhos de produtos para venda (flores, peixe, marisco…), de um vendedor ou de um espaço vazio, mas também há alguns barcos especiais, é o caso dos ladrões e dos barcos da polícia, um barco de ladrão nunca pode ser colocado numa linha vigiada pela polícia;
  • Os barcos já colocados no tabuleiro podem mover-se duas vezes usando as fichas especiais de movimentação (motor), esse movimento pode ser efetuado para uma casa adjacente à casa onde o barco está (em todas as direções).

Como já se referiu anteriormente, no decurso do jogo acontecem momentos especiais de contagem de pontos, designados por Pequeno Mercado e Grande Mercado. Quer um quer o outro acontecem em função do avanço do marcador Luk Phat . Quando este se desloca para uma casa com o mesmo símbolo, executa-se um Pequeno Mercado, no caso de se deslocar para uma casa com dois símbolos iguais (última da coluna de pontuação) executa-se o Grande Mercado. Depois de se pontuar pelo Grande Mercado, contabilizam-se os produtos em armazém por cada jogador e atribuem-se pontos em função do número de produtos iguais que o jogador tenha (ver tabela de baixo).



O vencedor é aquele que tiver mais pontos na escala de pontuação no fim da contagem de pontos pelo armazém.

Avaliação:


Bangkok Klongs é um euro muito pouco divulgado e que infelizmente passou ao lado do merecido destaque, pois trata-se de um jogo muito bem feito que peca sobretudo por uma temática e um grafismo pouco apelativos.

Em termos de interesse lúdico podemos afirmar que se trata de um jogo bem testado com um aceitável nível de rejogabilidade e que agrada facilmente a quem o jogo pela primeira vez.

Este jogo é daqueles que facilmente se poderia encontrar numa lista de finalistas ao Spiel des Jahres, dado o seu caráter familiar, com regras simples, ações curtas e objetivas e com uma profundidade estratégica considerável muito bem “escondida” e que só com algumas partidas se consegue descobrir.

Bangkok Klongs só peca por não ter uma “alma lúdica” maior, que “amarre” mais os jogadores e lhes suscite a gula de uma nova partida…



Ligações:
  • Site da DLP – Games -> AQUI
  • Ficha BGG -> AQUI

(fonte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário