sábado, 22 de outubro de 2011

Nile Deluxor

Por neoiconoclasta do blog Strategos

Um jogo sobre agricultura no Egito Antigo.



Nile é uma criação de Daniel Callister e James Mathe (Those Pesky Humans!). Cada partida pode ser disputada por dois a seis jogadores e dura, em média 30 minutos. A idade sugerida é a partir de 8 anos. A arte de Chuck Whelon produziu carta que imitam as ilustrações egípcias e tornam o jogo bem agradável visualmente.
Nile Deluxor é divulgado pelo fabricante como uma expansão do jogo Nile, mas muitos tem se referido a ele como uma substituição ao jogo antigo, já que ele trás tudo que o antigo tem e mais uma expansão (Parecido com a versão de Citadels da Fantasy Flight, que já vem com a expansão: Dark City).
O jogo simula as plantações e colheitas no Antigo Egito. É claro que o Rio Nilo transbordará e alagará suas margens, logo você deve se esforçar em colher mais do que seus oponentes para não perder sua safra.


Durante cada partida, você deve investir em agropecuária, pois, para ganhar, precisa colher uma variedade e quantidade maior de bens que seus adversários. Isso será determinado pela cultura com o menor número de produtos que você tenha. Então se você possuir 3 linhos, 2 castores, um trigo e nenhum legume e o outro jogador possuir 3 linhos, 3 castores, 3 legumes e 2 trigos, ele ganha.
0 legumes é menos que 2 trigos. Para começar o jogo, são distribuidas 5 (cinco) cartas para cada jogador. No seu turno, revele a carta do topo do deck. Essa será a carta da inundação. Se você possuir um campo que combine com a carta de inundação, você acrescenta um bem desse tipo à sua pilha de estoque.
Além disso, culturas do tipo da carta de inundação não podem ser plantadas. Depois você pode trocar cartas da sua mão e/ou pilha de estoque. Existem dois tipos de troca. No primeiro, você pode trocar duas cartas por uma da pilha de compra. No segundo, você tem a opção de pagar duas cartas para comprar uma nova carta de inundação, o que pode resultar em outra colheita e possivelmente mais trocas. Você pode trocar quantas vezes queira e em qualquer ordem.


Após trocar, você planta ou especula. Se você plantar, você pode acrescentar quantas carta estiverem disponíveis a campos já existentes que você possua. Para começar uma nova cultura, você deve investir pelo menos duas cartas daquele tipo de bem. A outra opção para adquirir novos campos é plantar exatamente 2 cartas de tipos diferentes. A última regra com relação à plantação é que você não pode iniciar uma cultura que um outro jogador já possua, a não ser que invista mais cartas daquele tipo do que ele, o que por consequência, leva o jogador em questão a perder os bens acumulados daquele tipo de cultura. As cartas de especulação possuem dois tipos de produtos descritos nelas e você pode guardar até duas delas no seu turno. Se a próxima inundação combinar com uma das culturas das suas cartas de inundação, você instantaneamente 3 cartas. Para terminar seu turno, compre dias cartas e então o jogador a sua esquerda começa o seu turno.
O jogo acaba quando vocês houverem passado por todo o deck um número de vezes igual ao número de jogadores.
Uma carta que necessita de uma menção a parte é Plague of Locusts. Ela elimina o maior campo em jogo e, óbvio, vai aparecer a cada vez que vocês passarem pelo deck. A expansão acrescenta rochas e monumentos ao jogo. As rochas são tratadas como culturas e são "plantadas" para construir um desses três monumentos: a Esfínge, que permite que você colha duas cartas de bens de uma só vez; o Obelisco, que abre a opção de comprar três cartas ao final do seu turno e A Muralha que faz com que os jogadores adversários possam "desplantar" ou "descontruir" algo que você possua, desde de que paguem 2 cartas por isso.


Um resumo rápido: Nile Deluxor é divertido, fácil de aprender e um ótimo filler. Você pode ensiná-lo rapidamente e jogar tão rápido quanto. Mesmo a expansão com os monumentos é simples e direta.
O manual é muito bem escrito mas você pode precisar dar uma olhada na seção de plantação algumas vezes, pois pode ser confuso a primeira vista. Você precisa ter certeza de que está investindo de forma diversificada já que ganhar depende da sua cultura menos cultivada.
Use as trocas e colheitas adicionais tentando conseguir uma quantidade adequada de cultura. Apesar de haver uma quantidade mais do que considerável de sorte no Nile Deluxor, suas decisões importam.

Se você está a procura de um bom filler para as suas game sessions de sábado, com decisões que importem e regras fáceis de aprender, com partidas rápidas e divertidas, Nile Deluxor vai de encontro a essas necessidades.

(fonte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário