sábado, 15 de outubro de 2011

Zong Shi

Por neoiconoclasta do blog Strategos

Numa grande cidade da China Medieval, vários artesãos talentosos em diversas áreas, almejam se tornar Zong Shi: o Grande Mestre Artesão.


Gryphon Games anunciou o novo jogo de Kevin G. Nunn (Duck! Duck! Go!) que está sendo financiado pelo projeto Kickstarter. Nunn já trabalhou lançou outros jogos pelo Kickstarter como: Rolling Freight e 1955: The War of Espionage.

Para vencer você deve impressionar os moradores da cidade com suas perícias.

Em Zong Shi há várias estratégias possíveis: os jogadores podem ampliar suas oficinas ou tornar-se especialista em um determinado material; podem criar um grande número de pequenos projetos ou tentar criar uma obra-prima.

O jogo usa as mecânicas de posicionamento de trabalhadores (worker placement), gerenciamento de recursos (resource management) e escolha de cartas (card drafting), além de um deck com cartas de ação que pode proporcionar tanto obstáculos quanto oportunidades aos participantes.

No inicio da partida as cartas de projeto (oito tipos, cada um com um poder especial) e projetos de obras magistrais (apenas três por vez) são dispostas no tabuleiro.


Os jogadores começam comprando bens aleatoriamente para os dois mercados. Tiles de troca são dispostos na loja de penhores e um certo número de pergaminhos de destino e tiles de material são distribuidos.

Zong Shi é disputado em turnos divididos em rodadas.

No início de cada turno, os jogadores escolhem pergaminhos (os quais tem habilidades que podem ser utilizadas uma vez por partida) e materiais (utilizados para completar os projetos). Na rodada seguinte cada participante faz uma ação, como mestre ou aprendiz, depois com o outro personagem. Há diversas ações que podem ser desempenhadas.

Zong Shi pode ser jogado por 3 a 5 participantes, com idade a partir de 13 anos e tem duração de aproximadamente 75 minutos. A arte ficou a cargo da Pixel Productions Inc., de Cyril Van Der Haegen e Lawrence Whalen, Jr.

(fonte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário