quinta-feira, 15 de março de 2012

Resenha: Shipyard

Por Carlos Couto


Numa semana produtiva no blog, vamos a mais uma resenha, dessa vez de um jogo mais antigo que eu só tive a oportunidade de jogar na última Torre das Peças, o Shipyard.

Criado por Vladmír Suchý (o mesmo do excelente Last Will), nesse jogo temos a missão de criar os melhores navios para assim pontuarmos mais do que nossos adversários.

Visão geral dos tabuleiros.

O jogo é uma homenagem ao sistema de rondel, tem vários, e além dessa mecânica temos um pouco de tile placement e set-collection, tudo isso funcionando de forma flúida e bem fácil de assimilar.

O jogo tem uma quantidade determinada de rodadas, e a casa rodada você tem direito a fazer UMA ação dentre as várias possíveis (se tu tiver grana até consegue uma açãozinha extra).

Zoom no mercado de peças para os navios.

Dentre as ações possíveis temos os rondeis para contratar pessoal, pegar melhorias para o navio, vender produtos para arrumar dinheiro e tiles especiais, além disso temos a área para pegarmos o canal por onde vão andar nossos navios e o mercado de peças para montarmos o navio.

A parte que eu achei mais bacana foi a de ir montando os navios, funciona tipo puzzle e as melhorias que você vai coloando vão fazer com que você ganhe mais pontos e ajudam a modificar a velocidade na qual ele anda pelo canal (o que também dá pontos).

3 dos rondeis que existem no jogo.

No final das rodadas determinadas os jogadores tem a chance de ainda completar seu último navio (se esse precisar apenas de uma peça) e depois disso vamos conferir as pontuações dos objetivos secretos (você recebe alguns no início e no final fica com apenas dois) e quem tiver mais pontos ganha.

Shipyard é um jogo bem bacana, com alguma dose de sorte, mas com bastante planejamento, e acima de tudo, é um jogo bem gostoso de jogar.

Quer conhecer Shipyard? Venha jogá-lo na FunBox!

Imagens do BGG e sites proprietários.

(fonte)

Carlos Couto é carioca, publicitário, Flamengo, curte rock'n'roll, cerveja e jogos de tabuleiro. Atualmente é responsável pelo blog E Aí, Tem Jogo? e está sempre junto nos eventos cariocas.

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