quarta-feira, 28 de março de 2012

Xadrez para Ensinar Matemática

Por Wagner Rodrigues

E olha só que notícia bacana!

Uma escola estadual do Rio Grande do Sul tinha um problema bem comum em suas mãos: um alto índice de reprovação em matemática.

No início do ano, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Bairro Carvalho (em Cachoeira do Sul) resolveu então instalar um tabuleiro de xadrez gigante (de quase 14m2) no meio do pátio. As peças do jogo foram todas confeccionadas em papel e coladas em garrafas plásticas.

xadrez
O tabuleiro gigante

O novo divertimento no recreio foi um sucesso. Antes do início das aulas e também nas atividades de educação física encantou os estudantes.

Os alunos (85% de baixa renda) foram grandes beneficiados com o projeto. Durante as aulas de educação física da professora Nereida Domingues, a experiência começou. A partir dos resultados obtidos com o xadrez gigante, a escola acabou desenvolvendo uma metodologia para uso do xadrez em matemática, que está sendo aplicada desde 2009. Hoje, o jogo está no currículo da escola.

xadrez


Hoje, os 293 alunos do Bairro Carvalho tem 20 tabuleiros de tamanho oficial nas salas de aula, além do jogo digital nos computadores da escola. A escola relata que houve uma melhora significativa no raciocínio, concentração e atenção dos estudantes em todas as disciplinas.

Parabéns a esta iniciativa e torcemos para que outras escolas sigam este exemplo!

Como bom mineiro, Wagner Rodrigues é viciado em pão de queijo. Respira jogos de tabuleiro, come tutu de dados com farinha de meeples no almoço e é um dos sócios da FunBox Ludolocadora, a primeira locadora de jogos de tabuleiro do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário