sábado, 24 de março de 2012

Tannhauser: Horror e Heroísmo na Grande Guerra

Por Ricardo Stávale

Tannhäuser é um jogo de miniaturas publicado pela Fantasy Flight Games que coloca você no meio de uma linha de tempo alternativa. Neste tempo alternativo a Segunda Guerra Mundial nunca acabou, e as forças envolvidas optaram por novas maneiras de quebrar o impasse.


Com o sistema Pathfinding, uma revolucionária forma de marcar a linha de visão, Tannhäuser deixa você no meio da batalha rápida. Cada lado tem personagens únicos, uma infinidade de equipamentos e opções de armas.


De 2 a 10 jogadores podem jogar com a União Heróica ou o Reich. A União Heróica é focada em tecnologia, explosivos e granadas diversas. Já o Reich treinou seus agentes com poderes sobrenaturais e ocultismo.


O sistema Pathfinding traça a linha de visão de uma forma muito fácil. Sua figura fica em um círculo de cor-codificado. Qualquer figura em um círculo com uma cor correspondente pode ser alvo de suas armas. É simples assim. Cada arma tem um alcance, facas são para combate próximo, pistolas pode atingir até um espaço de distância, e as armas de grosso calibre só tem um alcance mínimo.


Os ataques são realizados com rolagem de dados. Para cada ferida que um personagem sofrer suas estatísticas mudam, e eles tornam-se mais fracos.


Tannhäuser oferece muitas maneiras de jogar, e os modos de jogo mais comuns são Deathmatch, o modo Story, e Cenário.


Deathmatch é uma luta aberta sem história nenhuma. Você está encarregado da eliminação do time inimigo, por qualquer meio necessário.


O modo Story oferece aos jogadores uma narrativa, orientando o curso da batalha. Os objetivos são colocados no mapa, e os jogadores jogam para maior pontuação. Cada objetivo tem certas habilidades que serão exigidas a partir de sua equipe, e os jogadores devem utilizar sua equipe de forma eficaz para tirar o máximo proveito dos objetivos. Lembre-se também, cada oponente eliminado também concede pontos de vitória.


Os cenários são muitas vezes uma mistura de modo Deathmatch e Story. Cada um apresenta uma nova maneira de jogar, e cada cenário dá uma pequena narrativa. Você pode ser colocado em um castelo queimando, você pode lutar contra as forças de demônios desencadeados, você pode estar recuperando prisioneiros de guerra mantidos atrás das linhas inimigas.


Independentemente do modo de jogo que você joga, seus objetivos são claros. Dominação ou desespero!


Dois outros modos de jogo, Capture the Flag e King of the Hill, também estão disponíveis. Capture the Flag permite que os jogadores utilizem os mais rápidos membros da equipe para melhor proveito. King of the Hill pinta um alvo na cabeça do seu líder, pois eles são a única forma de marcar pontos.


Tannhäuser é um jogo rápido para o estilo com duração entre 30 a 90 minutos. A Fantasy Flight Games já lançou vários suplementos, expansões e novas miniaturas para este jogo.


(fonte)

Ricardo Stávale é caiçara de Itanhaém, arquiteto de sistemas, baixista e pai sem manual de instrução. Verdadeiro fã de jogos de tabuleiro e RPG, atualmente é responsável pelo blog Redomanet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário