segunda-feira, 19 de março de 2012

A União Soviética e a Guerra Fria

Por Wagner Rodrigues

E continuando a série que prepara a galera para o novo lançamento da Ceilikan, Deterrence, agora é a vez da URSS.


Com o fim da II Guerra Mundial, a União Soviética e os Estados Unidos emergiram vitoriosos.

As duas super-potências rapidamente polarizaram o mundo e dominaram o cenário militar e econômico durante o periodo conhecido como Guerra Fria. Os dois países entraram diversas vezes em conflitos através de países fantoches, mas nunca em conflito direto, pois seus lideres tinham medo do poder de destruição das armas nucleares, que ambos tinham a disposição.

Brasão da URSS

Com a morte de Stálin em 1953, os soviéticos tiveram um vácuo na liderança que só foi preenchido algum tempo depois com Nikita Khrushchev, que foi resposável por grandes feitos soviéticos como a corrida espacial, que os soviéticos dominaram totalmente, perdendo apenas a etapa final. Foi também o responsável pela tranformação da Europa Oriental em Estados Satélites da União Soviética e o inicio da abertura das relações com o Ocidente. Porém, estes episódios de reaproximação com o ocidente causaram a ruptura na aliança entre os soviéticos e a China e o bloco socialista ficou, desde o início dos anos 60, dividido em dois. Em 1962 iniciou a Crise dos Mísseis de Cuba e ao final da mesma, teve que retirar as armas do país insular frente as ameaças americanas, o que levou a enorme perda de prestigío e eventual retirada do poder em 1964.

Brezhnev então chega ao poder e seu governo foi marcado por repressões contra os movimentos antisocialistas na Europa Ocidental e de extensivas ampliações no poderio militar do país. Com sua morte em 1982, seguiram-se vários governos curtos e então o Partido Comunista decidiu instaurar no poder alguém mais jovem que pudesse se manter no poder tempo suficiente para reestruturar o país, pois os sinais da deterioração econômica da União Soviética já se tornavam aparentes.

Os famosos desfiles militares da URSS exibindo seu poder militar.

Foi então que Gorbachev assumiu o poder em 1985 e fez grandes reformas políticas e econômicas, incluindo o final da censura governamental e mobilização para o fim da Guerra Fria. No final da decada de 1980, várias Republicas Soviéticas começaram movimentos pela sua indepêndencia da União, com base em um artigo da constituição que permitia que se um dos membros quisesse, poderia se separar. Várias republicas organizaram eleições em 1990 e 1991 visando a separação, incluindo a Rússia, maior republica da União, que elegeu Yeltsin seu Presidente e declarou sua independência. Em Agosto de 1991, membros extremistas do governo tentaram um golpe para interromper as reformas de Gorbachev e retornar a URSS a um estado centralizado, mas as ações de Yeltsin durante o golpe foram decisivas para a dissolução da União Soviética, que posteriormente deu origem ao bloco econômico chamado Comunidade de Estados Independentes. A dissolução oficial da URSS e final da Guerra Fria se deu em 25 de Dezembro de 1991.

Reunião histórica entre EUA e URSS.

E a FunBox também realizou uma entrevista exclusiva com Tiago Bueno, fundador da Ceilikan! Confira!


FunBox: Olá Tiago! Parabéns por mais um super jogo da Ceilikan! Temos certeza que Deterrence fará muito sucesso nas mesas. Do ano passado para cá, temos visto vários jogos sendo publicados por vocês. A que devemos toda essa avalanche de jogos?
Tiago: Em parte são as comemorações dos 5 anos da Ceilikan, mas também temos o crescimento do mercado, que está permitindo e comportando estes lançamentos. Não foi apenas a Ceilikan que lançou vários jogos, todas as editoras envolvidas no mercado de jogos modernos estão investindo bastante na área.

FunBox: Como foi produzir Deterrence? Quais foram os principais desafios?
Tiago: O número de peças. Deterrence utiliza quase 200 peças entre as construções, marcadores e peças de jogo, Além disso, estamos trabalhando com tecnologia nova, que não utilizamos antes para a confecção dos blocos de jogo.


FunBox: Deterrence será lançado em caixa grande (como Samurai) ou em caixa pequena (como Ouro de Tolo)?
Tiago: Deterrence será nosso terceiro jogo na linha Premium (Samurai). O lançamento de dois jogos em seguida neste padrão não significa que estamos encerrando a linha Compact. Logo em maio já devemos ter notícias sobre um novo lançamento que será na caixa "Ouro de Tolo".

FunBox: Como está a qualidade dos componentes?
Tiago: O Deterrence tinha lançamento programado para fevereiro. Com os problemas com fornecedores que tivemos em jogos anteriores, foi necessário um tempo maior para que o jogo atingisse um nível máximo de qualidade. Desta vez, sem a pressão das festas de final de ano, a produção do jogo será acompanhada de perto e o mesmo não sairá da Ceilikan sem que ele esteja perfeito em nossos padrões. O tabuleiro utilizará a mesma tecnologia que vem sendo utilizada pelas companhias de jogos modernos no exterior, sendo uma solução já bem testada e aprovada. Ainda temos uma preocupação com os blocos de madeira, mas temos três planos distintos de produção para eles, caso um não dê resultados satisfatórios, poderemos utilizar outro.

Samurai

FunBox: Quer dizer então que estão solucionadas as questões encontradas nos últimos lançamentos?
Tiago: Sim, ainda esta semana será divulgado para os que tiverem jogos Boolean com defeito para a efetivação das trocas necessárias e todas as unidades novas terão tabuleiros com novo corte e peças mais robustas.
Boolean
FunBox: Dentre os vários jogos que vocês analisam antes de publicar, por que o Deterrence foi escolhido?
Tiago: Deterrence é um jogo sem nenhum outro jogo parecido no mercado. É um jogo de guerra no qual não temos ataques, apenas um único ataque final que acaba com o jogo. A tensão sentida pelos jogadores durante a partida é extremamente elevada, conforme o jogo vai correndo e o tempo para um ataque acabando, então será que é a hora de correr atrás de economizar recursos? Ou insisto em uma falha na defesa do oponente? Ou ainda, engano meu oponente com minha contra-espionagem para obrigar ele me atacar e vencer na defesa ou na retaliação? As possibilidades são muitas e ainda por cima o jogo revive um tempo que muitos de nossos consumidores se lembram de terem vivido.

FunBox: Obrigado pela entrevista, Tiago! Desejamos muito sucesso ao Deterrence. Para finalizar, você pode nos contar o que vem de novidades da Ceilikan por aí neste ano?
Tiago: Bem, como o Sérgio Halaban já disse na entrevista sobre o novo War, estamos novamente trabalhando com eles para o relançamento de um jogo deles que fez muito sucesso, inclusive no Brasil, mas acredito que este projeto esteja mais direcionado para 2013 (se o mundo não acabar) do que 2012. Tenho dois projetos com o Marcos Macri, o Viajantes, que deve sair ainda no primeiro semestre e o Aquarium, para a temporada de Natal. Um card game de um autor estreante, apesar de já conhecido da galera e finalmente, mas não por último, um jogo também da linha Premium que deverá sair em junho, mas este ainda está com algumas pendências e não posso falar mais sobre ele.


É isso aí pessoal! Enquanto Deterrence não é lançado, que tal participar da promoção do jogo aqui no blog?

Como bom mineiro, Wagner Rodrigues é viciado em pão de queijo. Respira jogos de tabuleiro, come tutu de dados com farinha de meeples no almoço e é um dos sócios da FunBox Ludolocadora, a primeira locadora de jogos de tabuleiro do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário