sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Entrevista com o criador de Piro: Marcos Macri

Por Wagner Rodrigues

E a poucos dias do lançamento do mais novo sucesso da Hidra Games, a FunBox fez uma entrevista exclusiva com o designer do jogo: Marcos Macri!

Macri e sua coleção de mais de 100 jogos! (Já da para abrir uma filial da FunBox, certo? rsrs)

Para quem ainda não o conhece, Macri é mágico/ator/colecionador de board games/destruidor de Buck  Rogers (rsrs) /maratonista do SPJam 2011 e vem fazendo muito sucesso no mercado nacional de jogos.

Já possui outros 2 títulos publicados no Brasil este ano: Pássaros e O Vale dos Monstros. Este último, chegou até a Feira de Essen, na Alemanha e foi demonstrado pela Galápagos Jogos para a galera do BoardGameGeek!

O Vale dos Monstros sendo exibido em Essen

Confira!

FunBox: Olá Macri! Primeiramente, parabéns por mais um super título! Como foi criar Piro? De onde saiu a ideia deste jogo?

Marcos Macri: Olá Wagner e amigos da FunBox! Agradeço a vocês pela oportunidade de falar novamente sobre o meu trabalho.


Bem, quando o Gustavo Barreto me convidou para participar da coleção dos jogos abstratos da Hidra Games, ele tinha dois temas em aberto: água e fogo.

Capa de Piro, por Marcelo Bissoli

Pode parecer contraditório mas essa é a grande "sacada" desta coleção. São jogos abstratos inspirados nos quatro elementos. Por alguma razão inconsciente talvez, escolhi imediatamente o elemento fogo. Recebi do Gustavo uma espécie de "briefing" no qual ele me passou os conceitos que desejava abordar no jogo, e a partir daí, comecei a desenvolvê-lo. Criei uma bola de fogo no centro do tabuleiro e estabeleci que os jogadores deveriam, partindo dela, mover peças coloridas representando labaredas, em várias direções, com o objetivo de agrupá-las criando chamas. Para tornar o jogo mais estratégico, atribui "poderes especiais" a cada uma das três cores de peças e criei uma mecânica de movimentação baseada na intensidade das chamas.


Estou muito satisfeito com o resultado final e o jogo virá com uma produção caprichada, seguindo a mesma linha dos títulos anteriores da coleção, Aero e Yn.


Quem assina a arte do Piro é o ilustrador Marcelo Bissoli, que fez um trabalho excelente!

Tabuleiro de Piro

FunBox: Você já tem três títulos no mercado somente este ano. Vemos isso como um recorde no cenário nacional. Como você vê o mercado de jogos nacionais hoje?

Marcos Macri: Nosso mercado está em visível expansão. Só esse ano, foram cerca de vinte títulos publicados, jogos dos mais variados estilos e categorias, por diferentes editoras e empresas.


Além disso, o mercado não é feito apenas de lançamentos. Ele é a reunião de vários elementos: distribuidores, fornecedores, premiações, crítica especializada, blogs, grupos espalhados pelo país disseminando o hobby, bons autores, bons ilustradores, bons editores, divulgadores, etc, etc... E nesse aspecto, o cenário nacional hoje está bem mais evoluído do que há seis anos quando comprei meu primeiro Carcassone.

A grande novidade de 2012 no mercado brasileiro: Carcassonne!

FunBox: E como vc vê nosso mercado no futuro? Você acha que um dia chegaremos no nível  da Alemanha?

Marcos Macri: Gostaria de afirmar que sim Wagner, pois sou uma pessoa otimista, mas o fato é que ainda estamos um pouco distantes da realidade do mercado alemão de jogos de tabuleiro.


Em 2008 passei vinte e cinco dias na Alemanha e lá conheci a rede Kaufhof, que são lojas de departamentos espalhadas por todo o país. O setor destinado aos jogos nessas lojas, é impressionante! Numa delas comprei Stone Age, Diamonds Club, Toledo e The Name of the Rose, entre outros. Além disso, eles tem a renomada feira de Essen, que recebe a visita de milhares de pessoas do mundo inteiro.

Galeria Kaufhof, o local de perdição para quem gosta de jogos

Há no país dezenas de editoras produzindo centenas de títulos a cada ano, e em vários outros setores o mercado de jogos de tabuleiro deles está bem mais desenvolvido, equipado e abastecido que o nosso.


Entretanto, acredito sim que a médio prazo, havendo uma sinergia e um esforço conjunto de todos os profissionais envolvidos no mercado nacional de jogos de tabuleiro, ele certamente estará bem mais estruturado e aquecido do que está hoje.

FunBox: No SPJam 2011, você realmente fez mágica para criar um jogo de estratégia em apenas 48 horas. O que vc aprendeu durante este evento que irá ajudá-lo em suas criações futuras?

Marcos Macri: Após várias criações e centenas de horas dedicadas ao desenvolvimento de jogos, a gente acaba adquirindo certa experiência e já consegue perceber se uma determinada ideia vai funcionar ou não, ou se algumas "escolhas" durante o processo trarão mais problemas do que soluções.

O autor durante o SP Jam 2011

Porém, com o SPJam, pude reafirmar a minha convicção de que é muito importante adequar a mecânica ao tema, e evitar o excesso de informações e sub mecânicas, que poderão trazer aleatoriedade e caos desnecessários para o bom andamento do jogo, tornando-o arrastado e confuso.

FunBox: Nós da Funbox não nos conformamos pelo fato de você ter utilizado peças do raríssimo Buck Rogers em seu jogo Infinito. Só conhecemos duas cópias desse jogo no Brasil, a sua e a nossa. Você não tem medo de perder as peças ou danificá-las?

Marcos Macri: Áh, áh, áh... (mais risos)... Desculpe Wagner, sua pergunta é engraçada, mas faz todo o sentido também! E eu adorei você me perguntar isso porque assim tenho a chance de explicar essa questão.


Inúmeras vezes, em meus playtestes aqui em São Paulo, me deparei com os colegas gamers "horrorizados", em pânico mesmo, eh, eh... pelo fato de eu estar usando determinados componentes dos jogos da minha coleção em meus protótipos. " - Meus Deus, são as casinhas do Power Grid !? Você é louco!? " disse um colega uma vez, mas raciocine comigo: eu estou desenvolvendo um jogo, preciso de 20 cubos pretos, bateu aquela ideia bacana que vc precisa pôr em prática o quanto antes, se eu for fabricar os benditos cubos pretos vou levar um século, se eu subtituí-los por feijões ficará horrível, ora essa, o que eu faço então, me olho no espelho e pergunto: " Posso pegar emprestado do jogo tal? " e aí respondo pra mim mesmo: " Pode!!"

O raríssimo Buck Rogers!

Parece bobagem, mas você não faz ideia do quanto isso já me ajudou e acelerou o processo de desenvolvimento de várias criações minhas. Sou um cara muito prático e organizado. Nunca perdi nada, tenho tudo anotado e sei exatamente quais componentes estão "emprestados" para quais protótipos.

Essa é a minha metodologia própria e até agora tem funcionado. Isso sem contar, que um protótipo com casinhas de madeira fica muito mais atrativo do que com feijões, eh,eh.

Infinito com peças de Buck Rogers (Nããããããoooo!! rsrs)

FunBox: Macri, agradecemos pela entrevista e desejamos muito sucesso ao Piro. Mas agora conte-nos: quais são suas novidades para 2012?

Marcos Macri: Bem Wagner, para responder a essa pergunta tive que pedir autorização aos meus editores e amigos, Tiago Bueno (Ceilikan) e Gustavo Barreto (Hidra Games).


Como eles me deram "sinal verde", já posso falar. Em 2012 terei, pelo menos, quatro jogos publicados.


Pela Ceilkan virá o VIAJANTES, que é um family game de dedução, para 3 a 6 jogadores com duração de 30 min. Um jogo leve, divertido, no qual os jogadores assumem secretamente a identidade de viajantes numa plataforma de trens, e devem recompôr suas malas com objetos pessoais perdidos antes da partida.


Pela Ceilikan virá também o AQUARIUM, este, ao contrário do anterior, é um jogo de estratégia para o público gamer, com duração entre 60 e 90 min. O objetivo é construir, povoar e desenvolver a cidade submarina de Aquarium. Ambos, Viajantes e Aquarium, terão a arte assinada pelo Diego Sanchez (O Vale dos Monstros).

Protótipo de Aquarium

Pela Hidra Games virá o DOGS, que fará parte de uma coleção de jogos voltados ao tema "Administração". Ele estaria, em termos de complexidade, entre o Zooloretto e o Agricola. Cada jogador administra seu próprio canil e gerencia recursos durante todo o jogo tais como (ração, remédios, combustível e dinheiro). A arte também será assinada pelo Diego Sanchez.

Engenheiro em Aquarium

E para fechar, pela Hidra também, virá o OVNI, um jogo de estratégia para a 2 a 4 jogadores com duração de 1 hora. Nele, cada jogador é o líder de uma civilização alienígena e vem ao planeta Terra com o objetivo de abduzir e estudar a raça humana, havendo também uma disputa pelo controle do espaço aéreo de importantes capitais. A arte será do Marcelo Bissoli e as peças dos discos voadores prometem ficar extremamente bem produzidas e originais!

Quero agradecer Wagner, mais uma vez, pelo apoio da FunBox e pelo convite para esta entrevista.

E também deixar um grande abraço a todos os leitores do blog.

Quer conhecer os títulos de Marcos Macri? Pois venha jogá-los na FunBox!

Como bom mineiro, Wagner Rodrigues é viciado em pão de queijo. Respira jogos de tabuleiro, come tutu de dados com farinha de meeples no almoço e é um dos sócios da FunBox Ludolocadora, a primeira locadora de jogos de tabuleiro do país.


2 comentários:

  1. Grande Macri... tá se tornando o próximo Zatz ou Halaban... hhehehehehhe...

    ResponderExcluir
  2. Caraca !!! 10 jogos em 2 anos ???? nem o Mister M descobre esse segredo...

    ResponderExcluir