segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Análise: Civilization V - Boardgame

Por Ricardo Stávale do blog REDOMANET

Finalmente joguei o tabuleiro de Civilization V. Sou um fã da série Civilization no PC e a acompanho desde a versão 1.

O setup do jogo é demorado devido a grande quantidade de peças. Para esta partida contamos com a presença do Bruno, Aggeu e Franklin. O Emerson, que conhecia as regras e era dono do jogo ficou de intermediador. Foram quase 1 hora só de explicação das regras.

Setup do tabuleiro de controle

Foi difícil escolher com qual das 6 civilizações jogar. Todas ofereciam vantagens atraentes nos diversos tipos de jogabilidade. Fiquei com os chineses, o Bruno com os americanos, o Aggeu com os russos e o Franklin com os alemães.


Cada civilização começa com 1 cidade capital, 1 tecnologia e algumas unidades (diferentes para cada nação). O objetivo é evoluir sua civilização até a nossa Era.

Há 4 formas de ganhar a partida:

  1. Militar: quem conseguir derrotar a capital de qualquer outro jogador ganha na hora;
  2. Cultura: ser o primeiro a completar toda a trilha de cultura;
  3. Tecnologia: ser o primeiro a enviar o homem à lua;
  4. Economia: conseguir 15 moedas de riqueza.

Cada turno permite que o jogador desenvolva 1 das 4 frentes possíveis (militar, cultura, tecnologia e economia). No começo da partida, com tantas opções para realizar o turno confesso não ter uma estratégia definida. Acho que todos os jogadores não sabiam para qual tipo de caminho seguir, com exceção do Franklin que partiu para a guerra desde o início.


Uma das coisas que achei bem legal no tabuleiro e lembra demais o jogo eletrônico são os terrenos fechados que vão abrindo conforme exploração.

Você se sente enviando os scouts na tela do computador e tendo a surpresa de encontrar vilas ou tribos bárbaras.

Além de contar com uma variação cada vez que for jogar novamente o Civilization. A geografia sempre sofrerá alterações.


Gostei da mecânica para pesquisa da árvore tecnológica. Achei bem parecido com o jogo do PC.

A partida foi bem demorada, e levamos cerca de 6 horas de jogo para o Franklin consagrar-se vencedor.
Ele foi o que menos trabalhou na questão estratégica de evolução e partiu para as guerras desde o começo.


O Aggeu com seus russos conquistaram grande parte do tabuleiro, mas em uma tentativa frustrada de tomar a capital dos alemães praticamente o tirou do jogo.


As duas últimas rodadas foram bem emocionantes, com o Franklin na porta da capital dos russos com seu exército, o Bruno faltando 3 casas de cultura para vencer e comigo faltando 2 tecnologias para enviar o homem à lua.


E ainda consegui desenvolver a bomba atômica possuindo uma reserva de urano. Estava prestes a lançá-la quando os alemães invadiram a Rússia.


3 jogadores terminaram com chances reais de vitória.


Gostei do jogo, mas quero jogá-lo novamente, agora conhecendo as regras e partindo para um objetivo desde o início.


Achei o combate o grande lado negativo. É confuso e demora para pegar o jeito. As cartas de 4 lados e precisando olhar para o tabuleiro de controle toda hora e ver qual o nível do exército adversário complicam bastante.


Indico a todos os fãs da série no PC e jogadores hardcore que gostem de jogos de estratégia.

O Wagner (FunBox) comentou que sempre joga em 2 pessoas e a experiência é bem melhor. A partida em 4 pessoas é demorada e com evolução lenta.

Civilization V - Boardgame
Nota
 Jogabilidade
7
 Ambientação
9
 Tabuleiro
10
 Componentes
9
 Diversão
8
 Nota Redomanet
8,60

Quer conhecer Civilization: The Board Game? Venha jogá-lo na FunBox!

(fonte)

Um comentário:

  1. Vale lembrar que ele NÃO é uma versão em tabuleiro do Civilization V especificamente, mas sim, da série Civilization em geral.

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