domingo, 18 de setembro de 2011

Pappsatt

Por abruk do blog JogoEu


Sinopse:


Pappsatt é um divertido jogo infantil para ciranças com mais de 4 anos e onde o objetivo é alimentar os animais do zoo com os alimentos corretos.

Como se joga:

Começa-se por colocar o jogo no centro da mesa, colocam-se as fichas dos animais de forma circular nos espaços do tabuleiro destinados a essas fichas e depois tapam-se com as peças de madeira roxa, que representam as cancelas das jaulas dos animais.

Depois baralham-se as fichas de alimentos que têm a forma de um retângulo. Essas fichas têm dois desenhos, de um lado o desenho de um alimento, que pode ser carne, peixe, erva ou avelã; e do outro o desenho de um balde verde. Depois de baralhadas, são distribuídas 5 fichas de alimentos pelos jogadores, que as colocam com a face do balde virada para cima à sua frente.

Depois, e ainda antes de dar início ao jogo, cada jogador escolhe um boneco (tratador) em madeira e coloca uma das 5 fichas de alimento num dos seus braços, em seguida coloca o boneco no tabuleiro. O boneco deve ser colocado na casa que tenha a estrela da cor do boneco.

O objetivo do jogo é ser o primeiro a usar os 5 alimentos (fichas retangulares), para isso, na sua vez, cada jogador lança o dado e move o seu boneco o número de casas indicado pelo dado. O boneco pode ser movimentado no sentido que se desejar, mas no mesmo turno não pode mudar de direção!

Em seguida verifica-se em que tipo de casa terminou o movimento do boneco e procedesse de acordo. Se for ao lado de uma jaula, abre a porta da jaula (peça roxa em madeira) e no caso de termos a comida apropriada no nosso braço, entregamos a comida, colocando-a no encaixe apropriado do tabuleiro para esse efeito; no caso de não termos o alimento correto, volta-se a fechar a porta (tapa-se o animal com a peça roxa em madeira).

No entanto, o nosso boneco pode por sua vez terminar o seu movimento numa casa com o desenho de um balde, nesse caso podemos colocar mais um alimento no braço do nosso boneco, retirando uma ficha da nossa reserva. Na eventualidade de já termos dois alimentos, um em cada braço, o turno acaba e passa a vez para o jogador seguinte.

Há ainda a possibilidade do nosso boneco terminar o seu movimento numa casa com uma estrela, nesse caso o nosso boneco pode ser colocado na casa que desejarmos e realizar a ação dessa nova casa, ou seja, colocar mais um alimento no braço do nosso boneco (casa com o balde) ou alimentar um animal (casa ao lado de uma jaula).

Depois de efetuarmos a nossa ação, a vez passa para o jogador que estiver à nossa esquerda.

Há uma regra geral no jogo que deve ser sempre cumprida: não pode haver nunca mais que um boneco na mesma casa, para evitar isso, nunca se conta uma casa que já tenha lá um boneco.Outra coisa que também importa esclarecer. É que um jogador nunca é obrigado a abrir a jaula, isto pode ser particularmente interessante quando sabemos que animal se esconde naquela jaula e não queremos que os outros o descubram!

O jogo termina quando um jogador entrega o seu quinto alimento!


Avaliação:

Pappsatt é um jogo infantil muito interessante com belos componentes e com um tema sempre muito apelativo juntos dos mais pequeninos – os animais. Usando um mecanismo simples de lança-e-avança, a grande mais-valia deste jogo está na sua componente de estímulo à memória, que de forma subtil se esconde sorrateiramente atrás da porta de uma jaula!

Um jogo muito divertido e estimulante para os mais pequenos, com a ajuda dos papás.



Ligações:
Site da  Selecta Spiel -> AQUI

Regras -> AQUI

Ficha BGG -> AQUI

(fonte)



Nenhum comentário:

Postar um comentário