quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Análise: Ghost Stories

Por Ricardo Stávale do blog REDOMANET

Foi um dos piores manuais de regras que li na vida. Confuso, nada detalhado, a editora não demonstrou nenhuma preocupação em escrever algo didático. Li 5 vezes, baixei a tradução do manual em português e só fui pegar a mecânica jogando.


Os pontos negativos param por aí.


Para a primeira partida, contei com a participação da Alexia. O jogo é cooperativo, ou seja, todos contra o tabuleiro, e a temática é sobrenatural.


Cada jogador assume o papel de monges taoístas, que possuem habilidades diferentes. Eles precisam combater a reencarnação de um antigo mago maligno. Porém não é só o espírito maligno que ataca uma pobre vila oriental no meio do nada.


Várias entidades sobrenaturais tentam encantar os moradores da vila, e os monges precisam realizar rituais de exorcismo para expulsá-los.


Depois de 1 rodada completa, a mecânica se mostra fácil. Algumas dúvidas surgem e o manual não é bom. No fim, as cartas e os tabuleiros possuem desenhos que explicam as ações. É decorar o que significa cada símbolo (não são muitos) e o jogo passa a ser de fácil entendimento.


É mais tranquilo aprender as regras com quem já sabe do que tentar ler o manual e sair jogando.

Mas o jogo compensa. O desafio em derrotar o tabuleiro é alto. Existem 4 níveis de dificuldade, e jogamos no Iniciação. E perdemos.


Os fantasmas cercam a vila e os moradores vão sendo enfeitiçados rapidamente.


A colocação dos monges e a escolha da ação é determinante para os próximos turnos. Joguei só uma vez e quero jogar novamente para testar estratégias.


Acredito que em mais pessoas (máximo de 4) o jogo se torne mais fácil. Também é possível jogar sozinho.


As cartas de seres sobrenaturais são bem desenhadas e sinistras. As miniaturas dos espíritos encantados são muito bem feitas.


As situações em que os fantasmas cercam a vila são angustiantes e passa aquela sensação de "caraca, não dá para ganhar!".


Ótimo jogo para quem gosta de desafios e cooperação, com temática atraente. Quero jogar novamente e ver se pego a "manha" de ganhar pelo menos no nível Iniciação!

Para aprender, recomendo jogar com quem já saiba as regras.

Ghost Stories
Nota
 Jogabilidade
7
 Ambientação
8
 Tabuleiro
8
 Componentes
8
 Diversão
9
 Nota Redomanet
8,00

(fonte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário