sábado, 17 de setembro de 2011

Análise: Cities

Por Ricardo Stávale do blog REDOMANET

Cites é o nome de uma organização internacional de proteção ao meio ambiente. E intitula este jogo que fiz com caráter forte de proteção ao meio ambiente. Consiste em administrar parques ecológicos, com controle de espécies, ecossistemas e ecoturismo.


No início do jogo, cada jogador recebe uma ficha onde contém informações sobre nível de segurança, nível de popularidade, habitat temporário, clínica e veterinários. Recebe também 1 terreno de infraestrutura vazio para construir atrativos e atrair o ecoturismo e ajuda na parte financeira.

Em cada rodada, os jogadores participam de uma espécie de "leilão" para decidir qual tipo de profissional deseja para o turno:



Além de administrar seu dinheiro, o jogador deve prestar atenção na degradação dos ecossistemas de seu parque, nos animais em habitats temporários, nos animais doentes na clínica, na Segurança do parque, no aumento da popularidade, nos objetivos dos fiscais do CITES, na venda de animais para recuperação no tabuleiro central. Enfim, várias opções durante sua jogada que são recompensadas com o crescimento do parque (a parte visual ficou show).


O objetivo deste jogo é conseguir 5 moedas CITES até o final de 2 anos.

O desempate segue os seguintes critérios: 1-maior número de moedas CITES, 2-maior número de animais em ecossistemas, 3-maior quantidade de ecossistemas no parque.

Cada ano é dividido em 4 estações (primavera, verão, outono e inverno) com 5 rodadas em cada estação climática.


Ao todo, temos 3 tipos de cartas: eventos, objetivos Cites e patrocinadores.

Eventos: cartas retiradas ao final de toda rodada. Consiste em 3 tipos: reprodução (se conseguir que uma espécie em seu ecossistema reproduza irá ganhar moedas CITES e bônus em popularidade de acordo com o estatuto do animal); caçador (o jogador ou jogadores com o nível de segurança mais baixo sofrem ataques de caçadores em seu parque); ladrão (o jogador ou jogadores com o nível de segurança mais baixo tem todo seu dinheiro roubado).


Objetivos CITES: cartas retiradas sempre no meio de cada estação. O jogador que conseguir cumprir este objetivo até a próxima retirada da carta ganha as moedas CITES correspondentes. Os objetivos variam de "quem possuir maior quantidade de mamíferos" até "o jogador que tiver maior popularidade".

Patrocinadores: cartas de patrocínio de empresas ao parque. o jogador recebe o valor indicado por rodada. O patrocínio de cada empresa dura até o final de cada estação, onde as cartas são retiradas e colocadas em pilha de descarte.


O visual do jogo é fantástico, principalmente em parques bem administrados onde há vários ecossistemas e espécies diferenciadas.

Ótimo jogo tanto para iniciantes quanto para jogadores hardcore. Exige estratégia na administração e possui muita interação entre os jogadores durante o leilão.


Sinceramente, acertei a mão neste jogo...rs

CITES
Nota
 Jogabilidade
9
 Ambientação
9
 Tabuleiro
9
 Componentes
10
 Diversão
9
 Nota Redomanet
9,20

(fonte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário