sábado, 17 de setembro de 2011

Jerusalem

Por abruk do blog JogoEu


Sinopse:


Jerusalém. Século XII. Os jogadores lutam pelo controlo da cidade procurando a primazia nos diferentes locais da cidade: Torre de David, Palácio do Rei, Templários, Patriarcado, Nobreza e Mercado.

Como se joga:
No início do jogo cada jogador recebe um biombo; 12 Besantes (2 de ouro e 2 de prata); 1 cilindro da sua cor que se coloca na casa da grelha de prestígio; 1 barão da sua cor e 7 plantas de torre (placas em madeira da sua cor).

O jogo decorre ao longo de 5 rondas (marcadas pelo calendário, no topo do tabuleiro) e em cada ronda realizam-se 4 fases distintas que são jogadas por todos os jogadores alternadamente. Só se avança para uma fase seguinte depois de todos terem jogado a fase precedente.

As fases são as seguintes:

  1. Licitar Personagens;
  2. Colocar Escudeiro;
  3. Ganhar Dividendos;
  4. Realização do Evento (só na 2ª, 3ª e 4ª rondas)

Na 1ª fase, Licitar Personagens, os jogadores vão pela ordem de turno, licitar pela personagem que mais lhes interessar.


Na 2ª fase, Colocar Escudeiros, os jogadores vão colocar tantos escudeiros quantos os que a carta de personagem licitada na 1ª fase lhe proporcionar, nas diferentes áreas do tabuleiro, com o objetivo de ganhar o seu controle estando em maioria. Nesta fase os jogadores podem não jogar todos os escudeiros que tenham ao seu dispor, optando taticamente por os guardar atrás do seu biombo para jogadas posteriores.

Nesta fase há várias nuances na colocação dos escudeiros e também na possibilidade de colocação do barão, impossibilitando a entrada e saída de escudeiros durante o resto do turno. Essas nuances são detalhadamente explicadas nas regras do jogo.

Na 3ª fase, Ganhar Dividendos, os jogadores recolhem os dividendos dos diferentes bairros em que estejam em maioria. Há três tipos de dividendos: Escudeiros, Dinheiro e Prestígio.

A 3ª fase divide-se em quatro etapas. Cada etapa tem de ser concluída por todos os jogadores para se poder avançar para a seguinte. A ordem dessas etapas é a seguinte:

Etapa 1 - A Torre de David; Etapa 2 – Privilégios; Etapa 3 – Dividendos e Etapa 4 – Construção.

Etapa 1 - A Torre de David.
Quem controla a Torre de David ganha 1 moeda e pode mover um dos seus escudeiros no tabuleiro para outra área a seu gosto que não esteja bloqueada pelo barão.

Etapa 2 – Privilégios.
Há três bairros na cidade que oferecem privilégios aos jogadores que estiverem aí em maioria: O Patriarcado: Academia; O Mercado e A Nobreza: A corte.

O Patriarcado dá a possibilidade ao jogador em maioria de biscar uma carta de ação a troco de um escudeiro que tenha atrás do seu biombo; quem estiver em maioria no Mercado poderá comprar até 4 pontos ao preço de 2 moedas cada um; e finalmente quem tiver maioria na Nobreza poderá roubar um ponto a um adversário, avançando o seu marcador de ponto 1 espaço e recuando em 1 espaço o marcador do jogador que decidir roubar.

Etapa 3 – Dividendos.
Nesta etapa os jogadores vão receber o dinheiro que lhes corresponde por cada bairro em que estejam em maioria, começando pelo Palácio do Rei e seguindo o bairros dos Templários, o Patriarcado, o Mercado e finalmente a Nobreza.

Etapa 4 – Construção.
Depois de recolher todos o dinheiro a que têm direito, os jogadores terão construir a torre do castelo gastando pontos de prestígio. A singularidade deste passo é que a regra do jogo obriga os jogadores a construir a torre do castelo até terem pontos de prestígio para o favor, sendo proibido adiar a construir de um nível quando o jogador tem pontos suficientes para o construir no turno em que se encontra.

Na 4ª fase, Realização do Evento (só na 2ª, 3ª e 4ª rondas), os jogadores vêem o que determina a carta de evento do turno que estão a terminar, e realizam-no, depois avançam o marcador no calendário para o número (ano) seguinte.

Depois de realizado o evento, os jogadores devolvem as cartas de personagem que licitaram anteriormente e recomeçam a 1ª fase do jogo.

Fim do jogo
O jogo termina no final do quinto turno e o vencedor será o jogador que conseguir construir a torre mais alta (com mais níveis).

Avaliação:
Jerusalém é um jogo que assenta numa mecânica que não é muito do meu agrado, as maiorias. Não tenho a certeza mas devo ter um gene que nunca dominou a técnica para jogar bem jogos de maiorias, embora às vezes eu me “engane” e lá consiga jogar melhor um ou outro jogo com esta mecânica, mas este Jerusalém ainda não faz parte dessa lista…

Embora eu tenha dificuldade em conseguir jogar bem Jerusalém, tenho de ser justo com o jogo e afirmar que se trata de um jogo interessante, bem pensado e com um bom fio condutor que nos enlaça durante quase 90 minutos, no entanto, talvez seja daqueles jogos que precisamos mesmo de jogar antes de comprar para não ser mais um daqueles que só jogamos 2 ou 3 vezes na vida.


Ligações:
Site da Red Glove -> AQUI

Vídeo -> AQUI

Ficha BGG -> AQUI

(fonte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário