sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O difícil é escolher… (Parte I)

Por abruk do blog JogoEu

Com o boom das novas editoras de jogos um pouco por toda a Europa, a feira de Essen (maior mostra mundial de jogos de tabuleiro) assemelha-se cada vez mais a um labirinto onde é preciso ter tudo muito bem estudado antes de entrar!

Encontrar os melhores jogos na feira de Essen, para os poder comprar, é agora como encontrar uma agulha no palheiro, tantas são as ofertas. Para se ter uma noção das proporções, estima-se que este ano estejam em Essen mais de 700 novos jogos! Com este volume oferta é mesmo preciso selecionar com muito critério, ou então, ter um bolso muito fundo…

A pensar nisso vamos destacar alguns jogos que têm merecido destaque nas mais variadas listas de compras que se “acumulam” nas Geeklists (uma espécie de lista dos desejos) do BGG.

Boa viagem…

Tournay
Tournay é um jogo de cartas criado pelo trio que venceu este ano o prêmio JUG (Troyes), e o JdA do grupo SpielPortugal entre muitas outras distinções pelo mundo fora, daí que a expectativa relativamente a este novo trabalho seja grande.


Basicamente a pequena editora belga entrou no mundo da edição de jogos de tabuleiro pela porta grande, com Troyes, e agora tem uma prova de fogo com este novo jogo. Apostaram na máxima de “equipa que ganha não se mexe” e mesmo as ilustrações de Tournay obedeceram à velha máxima, tendo sido entregues ao mesmo ilustrador (Alexandre Roche).

Discworld: Ankh-Morph
Há designers de jogos que têm a reputação tão elevada entre a comunidade de jogadores que qualquer criação sua começa logo a corrida na cabeça do pelotão, é o caso de Martin Wallace. Este britânico tem criado uma obra lúdica assinalável, geralmente focada em jogos económicos, verdadeiramente “para adultos”. Jogo de complexidade elevada muito direcionada para jogadores regulares e experientes.


Este ano, entre vários projetos que apresentará em Essen, destaca-se Discworld: Ankh-Morph. O jogo conjuga dois ingredientes bombásticos, o primeiro é o génio criativo de Wallace e o outro é a obra admirável de Terry Pratchett assente na série Discworld, que tanta reputação trouxe ao segundo maior escritor inglês em volume de vendas.

O encontro entre os seguidores de Wallace e de Pratchett poderá ser a combinação perfeita para mais um sucesso de vendas da editora de Martin WallaceTreefrog Games.

Urban Sprawl
Este jogo da GMT Games será concerteza do agrado dos gamers mais “pesados”, que apreciam jogos mais densos e complexos. Da autoria de Chad Jensen, este jogo coloca-nos a desenvolver uma cidade “à la Sim City“. O conceito pode agradar de imediato aos fãs do jogo de computador, mas na verdade não partilha mais do que o conceito. O jogo coloca-nos nas mãos imensas tarefas relacionadas com a construção e gestão de uma cidade.


Um valor seguro mas tendencialmente vocacionado para um público mais experiente.

Santiago de Cuba
Mais um jogo para amantes de euros. Santiago de Cuba é um produto que parece saído de um livro de receitas: pega-se num autor da casa e com nome na praça (Michael Rieneck), povilha-se com um conceito de sucesso (Cuba e Havana) e no fim decora-se com as sempre maravilhosas ilustrações de Michael Menzel. Et voilá!


Um jogo que se inspira nas anteriores criações do autor, bebendo do mesmo tema e sendo servido pela mestria do traço de Menzel. Este é um projeto que certamente será consensual no reinos dos Euros e que por isso mesmo despertará muito interesse este ano em Essen.

A Eggertspiele parece ter encontrado aqui uma fórmula de sucesso e um filão ainda com muito minério por explorar…

Ora et Labora
Tal como Martin Wallace também Uwe Rosenberg tem a capacidade de vender só pela inscrição do seu nome numa caixa de cartão, ou pelo menos por induzir à sugestão de comprar… (coisa doentia!)


Este novo trabalho de Uwe esteve, ainda como protótipo, na última edição do LeiraCON, onde o autor foi convidado de honra, no entanto os ecos dos playtests que realizou em terras lusas, não foram muito expressivos. No entanto, conhecendo o trabalho do autor, só se pode esperar coisas boas dele.

O jogo coloca-nos no papel de diretor de um mosteiro medieval cuja missão é adquirir terrenos e construir edifícios em prol da ordem religiosa a que presidimos.

Os últimos jogos de Rosenberg são um excelente cartão de visita para este jogo “orelhudo”, recheado de estratégia e diversas formas de o vencer. Um jogo que merece a atenção de todos os que gostam de bons jogos.

(fonte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário